TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geopolítica

Por:   •  26/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 3

TÓPICO 5

GLOBALIZAÇÃO:

Globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado.

Resumindo, na globalização você pode comprar um produto que foi fabricado do outro lado do mundo, como por exemplo China, mas utilizando a matéria-prima que foi comprada em outro país.

ASPECTOS SÓCIO-ECONÔMICOS POSITIVOS:

-Geração de novos empregos;

-Desenvolvimento da Tecnologia;

-Redução das distâncias (possibilidades de locomoção mundial – avião).

ASPECTOS SÓCIO-ECONÔMICOS NEGATIVOS:

-Desemprego (por conta da tecnologia);

-Obsolescência programada (produtos de má qualidade);

-Desumanização da sociedade (só os ricos importam);

MULTINACIONAIS:

Multinacionais são empresas que são conhecidas pelo mundo todo e tem sua matriz em seu país sede e filiais espalhadas pelo mundo.

(ex: Mc Donald's, Petrobras, Coca-cola, Pepis, etc...) 
Elas se interessam por países subdesenvolvidos, pois elas terão menos gastos com impostos, o salario mínimo desses países é mais baixo, enfim, terão menos gastos.

TÓPICO 6

NOVAS FRONTEIRAS INTERNACIONAIS:

Com término da guerra fria (ordem mundial bipolar), os EUA ficaram por algum tempo como catalisador da Unipolaridade, ou seja, como ícone do capitalismo vencedor e como provável líder da nova ordem mundial.

Porém, outros países se desenvolveram e formaram um grande poderio financeiro, industrial e tecnológico, e isto significa que não mais apenas os EUA dominam sobre o planeta (o que seria a ordem unipolar), mas também estão no quadro de liderança outros poderes no espectro econômico atualmente, a exemplo de países como a Alemanha, Japão, Inglaterra, China e outros.

PAZ NA NOVA ORDEM MUNDIAL:

Não há sentido em guerras e conflitos militares de dominação/ expansão territorial, visto ser muito mais vantajoso o comando econômico e as influências políticas pautadas no comércio internacional e não em ameaças de uma terceira guerra mundial. Assim o imperialismo assume novas formas e perspectivas de influência e dominação.

GUERRAS NO CONTEXTO GEOPOLÍTICO ATUAL:

Existem alguns países ou nações que persistem em conflitos militares como estrutura política, mas também com objetivos econômicos, criminosos, religiosos ou étnicos, com vistas à expansão e dominação alheia, tanto de territórios como de bens materiais e bens éticos simbólicos.

TÓPICO 7

CONFERÊNCIA DE BERLIM / PARTILHA DA ÁFRICA:

Em 1885, terminava na Alemanha um encontro de líderes europeus que ficou conhecido como Conferência de Berlim. O objetivo era dividir África e definir arbitrariamente fronteiras, que existem até hoje.

GENOCÍDIO EM RUANDA:

BREVE HISTÓRIA: Ao contrário dos seus vizinhos, Ruanda, que era um reino centralizado, não teve a sua “sorte” decidida na Conferência de Berlim 1885, mas só foi entregue ao Império Alemão em 1890 por meio de uma conferência em Bruxelas, em troca de Uganda e da ilha de Heligoland.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (298.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com