TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geopolítica Na Globalização

Por:   •  22/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

GEOPOLÍTICA

_________________________________________________________________Questão 1 – Resposta C

Considerando que a globalização consiste numa crescente gravitação dos processos econômicos, sociais e culturais de caráter mundial sobre aqueles de caráter nacional ou regional, a ilustração apresenta uma globalização assimétrica pois sugere que estes processos sejam diferentes entre países do hemisfério Norte e países do hemisfério Sul.

______________________________________________________________

Questão 2 – Resposta A

As novas redes de comunicação baseadas na telecomunicação e informática, fomentaram o surgimento de fluxos crescentes de informações em tempo real dentro do chamado sistema on-line. Este sistema alcança e une milhões de indivíduos espalhados em todo mundo, modelando uma aldeia global com acesso as mesmas informações ao mesmo tempo.

______________________________________________________________

Questão 3 – Resposta E

Para Ratzel, a força do Estado estava intimamente ligada ao espaço, na sua forma, extensão, relevo, clima e disponibilidade de recursos naturais; sua posição, relações sociais estabelecidas entre o Estado e o seu meio circulante no âmbito nacional e internacional; e, por último, ao sentido do povo, que representava a força desse determinado povo em relação a outro.

______________________________________________________________

Questão 4 – Resposta D

A geopolítica clássica tem como pressupostos: sociedade, espaço e poder, os quais se enquadram convenientemente (clima propicio) no sistema Westfaliano, que surgiu em meio de guerras envolvendo Espanha, Holanda, França, Inglaterra, Alemanha e Suécia.

______________________________________________________________

Questão 5 – Resposta D

Os itens I, III e IV apresentam afirmativas verdadeiras, distinguindo as diferenças claras entre Geopolítica e Geografia Política. O item II está incorreto porque o campo da geografia política dá importância fundamental às análises das relações entre a comunidade e o ambiente físico que ela ocupa.

Questão 6 – Resposta C

O item III está incorreto porque os países do leste europeu optaram pelo capitalismo.

O item IV está incorreto porque o sistema econômico da União Soviética era o comunismo. ______________________________________________________________

Questão 7 – Resposta C

A globalização, portanto, está fundamentada nos conceitos de intercâmbio e interdependência entre as nações em aspectos econômicos, culturais, políticos e sociais.

______________________________________________________________

Questão 8 – Resposta B

O imperialismo gerado pelo extraordinário crescimento industrial que acirrava os choques de interesse econômico e político entre as potências industrializadas, bem como a disputa de mercado causado pela crise político-econômica mundial do período entre guerras, foram alguns dos fatores determinantes para o início da Primeira e Segunda Guerras Mundiais.

_________________________________________________________________Questão 9 – Resposta D

A Rússia não fazia parte da aliança denominada “Eixo”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com