TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestao Ambiental

Por:   •  29/5/2019  •  Monografia  •  2.268 Palavras (10 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO SUPERIOR MONITOR

CENTRO DE RECURSOS DE TETE

Licenciatura em Gestão do Meio Ambiente

Análise da Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos: Caso do Bairro Mateus Sansão Muthemba, na Cidade de Tete (2012-2016)

De:

Ester Feliz Nhanzimo No 11-881

Tete, Janeiro de 2018

INSTITUTO SUPERIOR MONITOR

CENTRO DE RECURSOS DE TETE

Licenciatura em Gestão do meio Ambiente

Análise da Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos. Caso do Bairro Mateus Sansão Muthemba na cidade de Tete (2012-2016)

Monografia a ser apresentada ao conselho científico do Instituto Superior Monitor, em cumprimento parcial dos requisitos exigidos para a obtenção do grau de licenciatura em Gestão do Meio Ambiente.

O supervisor: Dr. Cândido Manhiça

Tete, Janeiro de 2018

1. INTRODUÇÃO

O homem é um dos mais recentes seres da história evolucionária das formas de vida na Terra. Todavia, segundo Maimom, (1996), em sua curta existência, o homem interagiu com o ambiente ao utilizar recursos naturais existentes, através de processos produtivos, para satisfazer necessidades (sejam eles água, o solo, o suprimento alimentar, agro-biodiversidade, a flora entre outros). Esses processos produtivos, interferiram nos ciclos biológicos a ponto de ocasionar problemas de ordem ambiental.

Entretanto, os problemas ambientais de origem antropocêntrica são imensuráveis, não possuem limites, excedem as fronteiras territoriais e afectam incontestavelmente a colectividade – Humanidade. Por conseguinte, actualmente, os resíduos sólidos têm sido objecto de considerável atenção por parte de Agências de Desenvolvimento e de Cooperação Internacional, de autoridades públicas e de organizações não-governamentais que trabalham com gestão ambiental e desenvolvimento urbano em geral, dado que, a preservação do ambiente no âmbito internacional tornou-se uma necessidade crescente, pois, a degradação ambiental tem obrigado a busca de formas de soluções para este problema visando satisfazer os mais exigentes requisitos de Qualidade ambiental, e adopção de sistemas de recolha selectiva dos resíduos em prol de garantia de sua sobrevivência (Maimom, 1996).

Segundo Ferreira, (1996), no âmbito dos resíduos sólidos gerados pela sociedade nos nossos dias, cabe aos resíduos sólidos urbanos a maior e mais volumosa fatia desses desperdícios, motivo porque tem vindo a constituir um factor de crescente preocupação. Tem-se assistido a uma explosão na produção de resíduos derivada do aumento do consumo público,

É em torno desta preocupação acima descrita, que a procura de possíveis soluções para os problemas que ocorrem num dado espaço constitui uma tarefa de investigação. E, em torno da mesma preocupação com a gestão dos ersiduos sólidos que Muchangos, (2007), refere que “a procura de possíveis soluções para os problemas ambientais que ocorrem num dado espaço constitui uma tarefa da investigação ambiental”. Portanto, é neste âmbito acima exposto, que surge o presente projecto de pesquisa, com o intuito de aludir sobre gestão de resíduos sólidos ao abrigo da sustentabilidade ambiental.

No que diz respeito a estrutura organizacional, o presente projecto compõe-se para além da introdução, delimitação do tema, a justificativa da escolha do tema, problematização, os objectivos, hipóteses, a fundamentação teórica, metodologias, cronograma de actividades a serem realizadas e o orçamento; também compõe-se de referências bibliográfic

1.4.1. Geral

Estudar os mecanismos adoptados pelo conselho municipal para a Gestão de Resíduos Sólidos, visando o alcance da suistentabilidade ambiental no bairro Mateus Sansão Mutemba, no Município de Tete.

1.4.2. Específicos

 Identificar a forma de gestão de resíduos sólidos;

 Descrever as etapas de gestão de resíduos sólidos;

 Avliar as estratégias de gestão de resíduos sólidos;

 Propor medidas de gestão sustentável de resíduos sólidos.

1.5.Problematização

O desenvolvimento económico, o crescimento populacional, a urbanização e a revolução tecnológica vêm sendo acompanhados por alterações no estilo de vida e nos modos de produção e consumo da população. Como decorrência directa desses processos, segundo a OMS (apud RIBEIRO e ROOKE, 2010, p.1), vem ocorrendo um aumento na produção de resíduos sólidos, tanto em quantidade como em diversidade, principalmente nos centros urbanos. Além do acréscimo na quantidade, os resíduos produzidos abrigam em sua composição elementos perigosos aos ecossistemas e à saúde humana. Na cidade de Tete, nos últimos dias assiste-se uma sucessão urbana impelida pelo crescimento socioeconómico desta parcela do país. Porém, apesar desta situação assiste-se na região à vista desarmada uma incongruência entre o Homem e seu ambiente, facto que se caracteriza por uma listagem de problemas ambientais de origem antropocêntrica (Deficiente saneamento do meio e gestão de resíduos sólidos urbanos, Erosão impelida pela cerâmica, Deficiente Planeamento territorial, Fecalismo à céu aberto entre outros), resultantes da produção e consumo dos espaços urbanos.

Tendo em conta a temática em estudo, Miller, (2007, p.15), refere que a qualidade ambiental é afectada por interacções entre o tamanho da população, o consumo de recursos e a tecnologia.

Ademais, segundo a INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION, (ISO), da Série 14041, (2005, p.62), a decomposição da matéria orgânica presente no lixo resulta na formação de um líquido que pode contaminar o solo e as águas superficiais ou subterrâneas. Ocorre igualmente a formação de gases tóxicos, asfixiantes que se acumulam no subsolo ou lançados na atmosfera. E, estes pela sua natureza, provocam mau cheiro, e tornam-se habitat de roedores, insectos e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (135.7 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com