TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Comercial

Por:   •  28/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.126 Palavras (13 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Fundamentos de Economia – 1º semestre de 2019

Universidade Anhembi Morumbi – Escola de Negócios

Professor Ms. Gilmar Luiz de Carvalho (gilmar.carvalho@anhembi.br)

Sumário:

Introdução.........................................................................................................................        2

Escassez e uso racional dos recursos econômicos....................................................  3

Sistemas econômicos ....................................................................................................        4

Equilíbrio de preços através dos mecanismos de oferta e demanda .......................        5

A Economia e seus fluxos .............................................................................................        6

Rendas ............................................................................................................................        9

Investimento ................................................................................................................... 10

Poupança ........................................................................................................................ 11

Produto Interno e Produto Nacional ............................................................................  12

Crescimento econômico e desenvolvimento econômico .........................................  14


[pic 2]

Conceitos Básicos de Economia

Responsável pelo Conteúdo:

Prof. Ms. Gilmar Luiz de Carvalho

Universidade Anhembi Morumbi

e-mail: gilmar.carvalho@anhembi.br

Introdução

        Cada vez mais notamos, em diversas situações com as quais nos deparamos em nosso cotidiano, que o conhecimento da Economia torna-se extremamente necessário para que possamos entender, de forma mais ampla e crítica, o funcionamento e as funções do mercado financeiro.

        A palavra economia deriva do grego oikonomía (de óikos, casa; nómos, lei), que significa a administração de uma casa, ou do Estado.

        Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.

        Ou seja, a Economia visa a tratar, principalmente, os movimentos de trocas verificadas entre as pessoas. Essas pessoas, por sua vez, necessitam lidar diariamente com decisões que implicam utilizar recursos produtivos escassos (e caros!), também chamados de fatores de produção.

Entre esses fatores de produção, encontram-se entre eles, a disponibilidade de terra, capital e trabalho, os quais serão utilizados na tarefa de transformação e produção de bens e serviços. Os indivíduos devem pensar a distribuição destes para o consumo.

Escassez e uso racional dos recursos econômicos

        A Economia fundamenta sua existência na escassez de bens e serviços para consumo, , recursos esses que são limitados, e o seu uso no sistema produtivo para atender as necessidade humanas, que são ilimitadas. Encontra-se aqui a base do problema de escassez.

Toda sociedade econômica enfrenta três problemas fundamentais determinados pela chamada lei da escassez de recursos:

  1. O que produzir e em que quantidade;
  2. Como produzir e com quais recursos (tecnológicos, financeiros, etc.);
  3.  Para quem produzir, ou seja, para quem deverão ser distribuídos os diversos bens produzidos.

Como dissemos, os recursos existentes e disponíveis para as sociedades econômicas são escassos, e cabe a essas sociedades decidirem sobre a melhor forma de consumir os produtos, pois da mesma forma que existem limitações de recursos, haverá limitações para o consumo.

Um exemplo disso é o que vemos na análise da tomada de decisões para investimentos públicos, com em infraestrutura ou serviços. Ilustrando essa situação, quanto mais um país investir na construção de estradas e pontes, é de se esperar que menos recursos sobrarão para a moradia, saúde, e educação.

Quando estabelecemos prioridades, aumentando a quantidade da produção de um bem, possivelmente teremos a necessidade de sacrificar a produção de outro. É uma característica básica da chamada lei da substituição.

No entanto, podemos entender que a escassez de recursos é determinada pelas necessidades expansionistas dos agentes de mercado das sociedades econômicas. O crescimento populacional, a evolução tecnológica e a melhoria do padrão de vida, por exemplo, fazem como que a produção de bens e serviços se torne cada vez mais frequente e necessária, em volumes crescentes. Ou seja, configuram-se aqui as necessidades humanas ilimitadas.

Sistemas econômicos

Para que as sociedades possa resolver seus problemas fundamentais (o quê e quanto produzir, como produzir, para quem produzir), elas dependerão da forma como estão organizadas economicamente, ou seja, da determinação do sistema econômico de cada nação.

As economias hoje podem ser identificadas em duas formas de organização econômica: a economia de mercado (ou economia capitalista), onde predomina a iniciativa privada, e a economia centralizada (ou economia socialista), onde as propriedades são transferidas ao Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (253.5 Kb)   docx (73.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com