TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Financeira

Por:   •  6/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 5

GESTÂO FINANCEIRA

                   

Disciplina:

 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Tutor:

ANTONIO CEZAR GEROM

RA:

8071234

Aluno (a):

  ELVIS ROBERTO MARTINS

Turma:

DGTGF1802LISANDO

Unidade:

: Lisboa

     

1.Como as empresas podem ser juridicamente classificadas? Defina e descreva as diferenças entre essas empresas.

R. As empresas podem ser  classificadas em empresas individuais ou por empresas por sociedades sendo essa subdividida em sociedade em nome coletivo, por quota, em comandita, anônimas.

 Empresas Individuais

Empresa em que o proprietário do capital é uma única pessoa. Deste modo, o património do proprietário da empresa é constituído por duas espécies de bens: os particulares e os afetos à atividade económica. A responsabilidade do empresário é ilimitada, confundindo-se a personalidade jurídica da empresa com a do seu empresário.

Sociedade em Nome Colectivo

De acordo com o art. 175º do Código das Sociedades Comerciais, a responsabilidade dos sócios é solidária e ilimitada

Ilimitada, porque pelas dividas da sociedade respondem os bens afetos  à atividade  económica e, complementarmente, os bens particulares de cada sócio.

Solidária, porque neste tipo de sociedade vigora o principio de um por todos e todos por um. Assim, em caso de falência, a parte das dívidas que não foi coberta por  bens afetos à atividade económica pode ser exigida pelos credores, indiferentemente a qualquer sócio da sociedade, independentemente da sua entrada.

Sociedade em comandita

São empresas que possuem sócios com responsabilidades deferentes, os sócios comanditários , que entram para a sociedade com o capital, tem uma responsabilidade limita a sua entrada e não interfere na gestão da sociedade , os sócios comanditados entra para a sociedade com seu trabalho e tem responsabilidade ilimitada.

Sociedades por quotas

Neste  tipo de sociedade a responsabilidade dos sócios é limitada ao valor da sua quota (o valor de entrada de cada sócio) e ao valor das quotas subscritas pelos restantes sócios mas enquanto estes as não realizarem.

Sociedades anônimas

As sociedades desse tipo tem o seu capital social dividido em ações e a responsabilidade dos sócios é limitada ao valor da ações que possui.

2) Qual a diferença entre empresas de capital fechado e empresas de capital aberto? Defina cada uma delas.

Uma Empresa de capital fechado é uma sociedade anônima na qual o capital social representado pelas ações está normalmente dividido entre poucos acionistas, a pessoa física que quiser comprar essas ações, terá de convencer um dos atuais acionistas a vendê-las e irá precisar fazer uma escrituração da transferência da propriedade das ações no livro de transferência de ações nominativas da companhia. Essas ações, ao contrário de uma empresa de capital aberto não são comercializadas em bolsas de valores ou no mercado de balcão. Uma empresa de capital fechado tem diversos sócios, semelhante à companhia de capital aberto, diferindo portanto por possuir maiores privilégios do que um sócio único, que é classificado como uma pessoa jurídica individual e perderia tais privilégios como a limitabilidade de responsabilidade, tal como, acontece junto a sociedade de responsabilidade limitada. As empresas de capital fechado geralmente são empresas familiares ou pertencentes a poucos sócios.

Empresa de capital aberto é uma sociedade anônima cujo capital social é formado por ações — títulos que representam partes ideais — livremente negociadas no mercado sem necessidade de escrituração pública de propriedade (por parte da pessoa física compradora. As pessoas compradoras das ações são proprietárias apenas de uma parte ideal da empresa. Assim, podem responder por dívidas assumidas pelo corpo diretivo da empresa (o Conselho de Administração; os gerentes executivos ou diretores; membros da Diretoria Executiva), mas apenas e tão-somente em função do valor monetário da parte ideal — quantificada pelas ações sob sua posse, e apenas por elas. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (254 Kb)   docx (310.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com