TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Financeira

Por:   •  25/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.623 Palavras (11 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Universidade Federal Fluminense - UFF

Departamento de Engenharia de Produção Centro Tecnológico - CTC

Núcleo de Competitividade, Estratégia e Organizações – LabCEO

MBA em Gerenciamento de Projetos – Turma GPR18

GESTÃO FINANCEIRA DE ORGANIZAÇÕES

Professor Nélio Gaspar  

ESTUDO DE CASO DA EMPRESA TIM CELULAR E SEU DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO NO MERCADO BRASILEIRO DE TELEFONIA

por

Niterói

Novembro de 2014

  1. Introdução

O mercado brasileiro de telecomunicações se divide em duas etapas, cuja única variável em comum é o usuário do serviço de telecomunicações.

A primeira etapa estava centrada na telefonia fixa, na banda larga e o no início da telefonia móvel ainda dentro do Sistema Telebrás.

Nessa época em que não havia concorrência no setor, salvo de banda larga para o mercado corporativo em algumas cidades, os investimentos eram limitados, e os Governos Federal e Estaduais tinham grande influência no setor. Não havia nenhum órgão que regulasse o setor e tampouco “olhasse” para os usuários do serviço.

Em julho de 1998, teve início a segunda etapa com a privatização do setor. O Governo Federal arrecadou cerca de “US$20 billion” sendo considerado a maior privatização até então.

O processo de privatização foi complexo. Houve necessidade de alteração da Constituição Federal, mudanças e criação de leis específicas dentre outras ações que poderemos detalhar num momento mais oportuno.

Além da telefonia móvel, foi privatizada a telefonia fixa e bandas para televisão por assinatura. Entretanto, iremos nos ater apenas à telefonia móvel e suas áreas de negócios, como os macros serviços de voz e dados móveis.

  1. Objetivos

O objetivo do trabalho proposto é discutir e avaliar um projeto sob a ótica da gestão financeira da organização. Tendo isso em mente, foram levantados diversos casos e experiências vividos pelos integrantes do grupo, além de cases e artigos da internet, a fim de identificar a melhor experiência que se enquadraria no resultado esperado pelo trabalho. Ao final das interações foi escolhido um projeto que, de comum acordo, estivesse em linha com o objetivo estabelecido inicialmente.

O tema escolhido se trata de uma análise da relação entre as variáveis de estratégia e eficiência operacional, correlacionando os impactos que os indicadores

econômico-financeiros das principais empresas de telefonia móvel têm nesse mercado muito competitivo.

  1. Referencial Teórico

 

Em um mundo cada vez mais globalizado, a produção e necessidade da informação são constantes e necessárias para a sobrevivência das organizações. Diante da velocidade e voracidade no mundo dos negócios, torna-se indispensável para as organizações a compreensão “dos objetivos, das atividades e dos resultados das empresas, bem como das condições e fatores que os influenciam”. Considerando sua relação com o ambiente externo e interno, contexto operacional e estratégico (SILVA, 2010, p. 4).

Silva (2010, p. 4-6) descreve a análise financeira como uma ferramenta que dá suporte à avalição da empresa. O autor define ainda que a análise financeira precisa ter “um enfoque holístico, abrangendo a estratégia da empresa, suas decisões de investimento e de financiamento e suas operações”. Ele entende que a estratégia deve:

 

[...] compreender os meios para atingir os objetivos. A empresa identifica as oportunidades e os riscos oferecidos pelo ambiente externo, define o que quer fazer, seu público-alvo e sua área de atuação geográfica (por exemplo) e implementa ou ajusta sua estrutura organizacional para operacionalização daquilo que definiu.

 

A análise financeira possibilita também identificar solidez e a performance da empresa “em face das suas atividades operacionais, bem como identificar quais as grandes decisões de caráter estratégico que afetaram significativamente sua estrutura de capitais” (SILVA, 2010, p. 8-9). Azevedo (2010, p. 57) destaca que a análise financeira por meio da leitura e interpretação dos resultados da mensuração dos índices financeiros e econômicos permite o mapeamento da situação ou “saúde” financeira e econômica da empresa. Os índices financeiros podem ser entendidos como “medidas para apurar a situação econômico-financeira da empresa” (AZEVEDO, 2010, p. 58).  

Existe ainda uma série de fatores que podem influenciar na saúde financeira de uma empresa, mesmo esta não sendo de natureza financeira. Por isso há a necessidade do analista ou operador financeiro selecionar as informações ou indicadores que correspondam à “necessidade informacional” dos diversos grupos de usuários dessas informações, ou seja, apontar informações relevantes que atendam aos diversos objetivos e questões no processo de análise (SILVA, 2010).

  1. Breve Histórico do Mercado de Telefonia no Brasil

        

A fim de contextualizar a TIM Celular no mercado de telecomunicações nacional, faremos um pequeno resumo desse setor.

Conforme Di Rocha (2012), a telefonia móvel no Brasil teve início em 1972, com a tecnologia IMTS (Improved Mobile Telephone System). Eram apenas 150 terminais instalados em Brasília. Já em 1984, adotou-se o padrão americano, com a introdução do sistema analógico AMPS (Advanced Mobile Phone System).

A crescente demanda levou à necessidade da expansão da banda de frequência pelo Ministério das Comunicações, passando-se ao sistema móvel celular com o padrão E-AMPS (Extended AMPS). Em 1990, o Rio de Janeiro foi a primeira cidade brasileira a usar a telefonia móvel celular. Em seguida, surgiu o sistema da Telebrasília, em 1991, seguido por Campo Grande, Belo Horizonte e Goiânia. Em 1993, foi a vez da inauguração da Telefonia Móvel Celular em São Paulo, e em novembro do mesmo ano, a Telesp Celular lançou o seu celular digital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (811.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com