TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Financeira

Por:   •  19/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A gestão financeira no âmbito empresarial se desenvolve a partir de mecanismos de controle, administração, acompanhamento e planejamento das finanças de um negócio. Portanto, ela visa a maximização de lucros e controle de gastos. Quando se obtém uma gestão mais eficiente e de maior eficácia, gera-se uma melhor alocação de recursos, melhorando o desempenho da sua empresa (HILVEN, 2015).

De acordo com os avanços tecnológicos nota-se uma melhor gestão financeira, com a capacidade de melhor controle de funcionamento das organizações através de instrumentos fundamentais para obtenção de vantagens competitivas, utilizando assim melhor os recursos de uma abordagem aos mercados e fatores relevantes ao sucesso (GUIMARAES, TCHOLAKIAN, 2007).

O planejamento visa uma interação contínua do gestor com o negócio, permitindo um controle sobre suas ações presentes e metas futuras. O maior aproveitamento dos recursos utilizados pela empresa estabelece uma estrutura com objetivo de mudanças na sua capacidade de respostas do mercado (CARECHO, SILVA, 2015).

De acordo com a Receita Federal, em maio de 2020, no Brasil, existem mais de 19 milhões de empresas formais criadas, sendo que dessas 16 milhões são Microempreendedores Individuais (MEI) e Micro Empresas (ME).

Micro e pequenas empresas são responsáveis ​​por mais da metade dos empregos com carteira assinada no Brasil. Se você somar as carreiras produzidas por empreendedores, por sua vez, pode-se dizer que essas modalidades empresariais são responsáveis por cerca de dois terços da renda familiar existente do setor privado da economia.

A sobrevivência dessas empresas é essencial para o desenvolvimento econômico do país. Segundo o Sebrae Micro e pequenas empresas geram 27% do PIB do Brasil.

Dados apresentados pelo Sebrae no ano de 2017 mostra os principais motivos de sucesso e fracassos de empresas recém criadas e que os dois primeiros anos de atividades de uma nova organização são determinantes para o sucesso ou fracasso da mesma. Um dos fatores que interferem para esse resultado é o gerenciamento financeiro da organização, isso porque, nem sempre os novos empresários têm acesso a informações de uma forma simples e direta. Outro problema enfrentado por MEI e ME é a falta de organização, o que pode acabar ocasionando na mistura entre a vida financeira pessoal e empresarial.

Neste sentido, é importante que, muito antes da criação de seu perfil de negócio, o MEI ou ME tenha enfoque total sobre as finanças de sua organização (independente se for autônomo, informal ou microempreendedor individual). O primeiro passo em busca do equilíbrio financeiro é aproveitar a enorme diminuição de ritmo de trabalho presente em todo o país e em todo mundo diante o caos instaurado pela pandemia do Sars-cov-2 e listar todas as compras, vendas, débitos e saldos inerentes ao negócio e avaliar a saúde financeira da empresa.

Depender de um ou poucos canais de venda pode determinar sua mortalidade nos negócios: Antes da pandemia, diversos profissionais com empresários, consultores,etc. falavam da importância de desenvolvimento de novos canais de vendas, sobretudo o canal digital. Com a pandemia, evidenciou-se a fragilidade de vários negócios que não se abriram antes para essa modalidade e atualmente correm para adentrar nesse mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com