TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Financeira

Por:   •  24/3/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 6

GESTAO FINANCEIRA

A) Contas cíclicas: Estão ligadas a atividade operacional de curto prazo 

Contas financeiras: São operações financeiras transações entre setores institucionais e entre a economia nacional e o resto do mundo são registradas na conta financeira, que cobre todas as operações que implicam uma transferência de propriedade de ativos financeiros incluído a criação e a liquidação de haveres financeiros

B)

CDG =10.763.055,00 – 6.107.386,00

CDG= 4.655.669,00

 NCG= 5.481.855,00 – 2.565.110,00

NCG= 2.916.745,00

ST= 5.823 484,00 – 4.406.218,00

ST= 1.426.266,00

C) Com base nos resultados obtidos podemos perceber que empresa esta no vermelho, precisando de capital de giro.

Com isto teria que entrar mais ativos e posteriormente iríamos cortando os gastos para sairmos do vermelho.

“O canteiro de obras é visto, neste trabalho, como sendo uma composição de partes, chamadas de elementos, cada qual com a sua função no sistema produtivo. Esses elementos demandam decisões acerca da sua escolha (entre as várias alternativas disponíveis) e do seu posicionamento dentro do espaço físico do canteiro de obras. Este trabalho concentra suas discussões sobre a distribuição dos elementos dentro do canteiro de obras (o arranjo físico), procurando desenvolver um método, para a sua definição, que seja utilizável pelas empresas e pelos profissionais de construção de edifícios. O projeto do arranjo físico do canteiro de obras é entendido como um componente da concepção do edifício como um todo”.

(MAIA, ALEXANDRE COSTA. Método para conceber o arranjo físico dos elementos do canteiro de obras de edifícios: fase criativa. 2003. 236 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica São Paulo.)

A partir do texto acima e considerando a importância dos arranjos físicos e sua interferência nas operações das organizações, faça o que se pede nos comandos a seguir:

  1. Identifique três elementos de um arranjo físico no contexto de um canteiro de obras de edifícios, se for necessário, pesquise sobre o tema [20%].
  2. Diferencie o uso de métodos quantitativos dos métodos qualitativos de previsão de demanda, através de argumentos e de um exemplo de uso de cada caso [40%].
  3. Identifique o tipo de arranjo físico comumente empregado em canteiros de obras de edifícios [10%]. Discorra sobre a conveniência e os impactos da adoção deste mesmo tipo de arranjo físico na produção de  geladeiras populares, organizando sua argumentação em 3 tópicos [30%].

A) Os componentes que irão compor o canteiro de obras são divididos em áreas de vivência e áreas operacionais, esses componentes dependem do porte da obra e serão dimensionados pelo engenheiro de acordo com as especificações da norma e necessidade da obra
1 - Vestiários (masculino e feminino)
2- Escritórios
3 - Portaria

B ) Técnicas qualitativas: Utilizam a matemática e a estatística que, por meio da análise do histórico de demanda, permitem a identificação de padrões. Esses padrões podem sugerir a futura demanda.
Por exemplo pouco tempo para coleta de dados, introdução de novos produtos, cenário político/econômico instável;
questões estratégicas em conjunto com modelos matemáticos e técnicas quantitativas.
Técnicas quantitativas: São baseados em análises e avaliações feitas por especialistas. Possuem um nível de precisão mais baixo e são geralmente utilizados devido à insuficiência ou inexistência de dados históricos
como por exemplo séries temporais: modelo matemático da demanda futura relacionado a dados históricos de vendas do produto com o tempo;
causais: associação de dados históricos de vendas do produto com uma ou mais variáveis relacionadas à demanda.

C) Arranjo físico posicional

1- Nesse arranjo, o que flui por meio de uma operação não são os materiais, informações ou clientes, isto é, o que sofre o processamento fica imóvel, enquanto os equipamentos, maquinários, instalações e pessoas movimentam-se de uma cena para outra do processamento sempre que necessário.ou seja neste caso não se adéqua pois os recursos transformados tem que se moverem.

2 - Customizações máximas (produtos únicos ou feitos em quantidades pequenas), ou seja, produções de geladeiras são feitas em grande escala de quantidade de produtos

3 Pode-se trabalhar com um produto muito grande, volumoso, frágil ou perigoso para ser movido ou seja grandes embarcações aviões etc. geladeiras não se encaixam neste tipo de arranjo.

Os irmãos Bruno e Breno juntaram suas economias e abriram um restaurante denominado “Bom Sabor Comida Natural Ltda.", com sede na cidade de Sucupira e para isso se  registraram no órgão competente. No início o restaurante era uma novidade na cidade e atraiu muitos clientes que procuravam por uma alimentação mais saudável, mas após seis meses da abertura do estabelecimento, foram inaugurados mais dois estabelecimentos que serviam produtos semelhantes aos oferecidos por Bruno e Breno em seu restaurante. Essa nova situação gerou problemas financeiros para os irmãos, que investiram no negócio e não conseguiram saldar as dívidas contraídas junto aos credores. Diante desse cenário, os irmãos acumularam uma dívida de mais de 100 mil reais.

Diante desse caso hipotético, faça o que se pede a seguir:

 

  1. Explique se Breno e Bruno podem ser considerados empresários. (30%)
  2. Esclareça se os credores de Bruno e Breno podem exigir o patrimônio pessoal dos irmãos para garantir o pagamento da dívida. (40%)
  3. Considere que, Breno e Bruno, não tenham registrado devidamente a empresa. Diante dessa situação, esclareça se haveria alguma alteração quanto à responsabilidade patrimonial dos irmãos.(30%)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com