TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Financeira

Por:   •  1/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 6

O propósito com esta pesquisa foi apresentar um contexto histórico de como que as micros e pequenas empresas se formaram no país e a quantidade de empregos que elas geram mesmo diante de muitas dificuldades. E posteriormente, como os micro e pequenos empreendedores do município de São Miguel/RN estão superando a pandemia do coronavírus e quais os perfis dos empreendedores e estratégias aplicadas para superar a crise econômica que a pandemia causou com as restrições governamentais. Este estudo foi relevante para mostrarmos o papel das MPEs na economia brasileira, a sua importância e as dificuldades que eles enfrentam com poucos recursos e em momentos de crise. Como metodologia, foram utilizadas como referencias alguns livros, artigos, teses, dissertações e sites para fundamentar a pesquisa com todos os autores relevantes. E realizado uma pesquisa de campo para aplicar um questionário aos empreendedores da cidade de São Miguel/RN que atuam nos setores de calçados e vestuários para mostrar como que ocorreu na pratica durante a pandemia; os perfis que estão atuando no município de São Miguel e quais foram as estratégias e alternativas para superar a pandemia.

O trabalho ora apresentado é composto das seguintes partes: introdução; o Referencial teórico que é composto por: Importância das micros e pequenas empresas; A importância das micros e pequenas empresas para o setor econômico; Município de São Miguel/RN; o setor de vestuário e calçados; e Gestão Financeira; Procedimento Metodológico; Resultados e discussão; e Considerações finais.

Entrada e Saída de Fluxo de Caixa

Entrada de Caixa

Saída de Caixa

Atividades Operacionais

Receber de clientes

X

Pagar fornecedores por compra de estoque

X

Pagar contas a seguradoras, provedores de serviços de utilidade pública, etc..

X

Pagar salários e remunerações aos funcionários

X

Atividades de Investimentos

Comprar propriedades, instalações e equipamentos

X

Vender, instalações, propriedades e equipamentos

X

Comprar ações e dívida como um investimento de longo prazo

X

Vender ações e títulos de dívida para investimento de longo prazo

X

Atividades de Financiamento

Tomar dinheiro emprestado de um credor

X

Pagar um valor principal de uma divida

X

Pagar um dividendo aos acionistas

X

Fonte: Magnus, 2013.

2.4.1 Gestão de crises

2.4 Gestão Financeira

A Gestão Financeira é a coluna vertebral de um negócio, pois é através dos indicadores financeiros que o gestor terá ciência da saúde de sua empresa, para Chenço (2009, 9.11) a gestão financeira é composta por ações e procedimentos administrativos que são formulados por meio do planejamento, analise e controle de todas as atividades financeiras empresariais, tais ações levam as organizações a “obterem uma maximização dos resultados econômico-financeiro de suas atividades operacionais”.

Com a aplicação da gestão financeira, a empresa consegue uma estabilidade que não vai atingir a produção com falta de pagamento ou manter a capacidade de aperfeiçoamento.

A gestão financeira proporciona recursos financeiros que beneficiam a empresa a manter a sua estabilidade no mercado (Bittencourt, 2012). A gestão financeira é constituída por atividades da administração que é fundamentada com a administração, planejamento, análise de controle e tem como objetivo ampliar os resultados gerados nestas atividades administrativas. Assim, o objetivo é melhorar os resultados da organização para ampliar o seu patrimônio com o aumento do lucro líquido gerado com as atividades operacionais (Bittencourt, 2012).

A Gestão financeira é constituída por atividades e metodologias administrativas envolvidas com o planejamento, execução, análise e manejo das atividades financeiros de pequenos negócios e que geram lucros com as atividades exercidas. Para o SEBRAE (2020), a primeira atitude que o microempreendedor precisa tomar é separar o dinheiro do seu negócio de despesas particulares e familiares, pois no início isto é comum é pode prejudicar a gestão financeira do negócio (SEBRAE, 2014).

As ações que o gestor precisa realizar são a Gestão de caixa do dia a dia, como administrar a entrada e saída dos recursos financeiros relacionados a venda, salários, tributos, despesas e entre outra. Gerir os investimentos quando são investidos para expandir ou modernizar a empresa. E realizar a gestão de crise, para renegociar prazos, protestos, negativações e valores com clientes e fornecedores, ou seja, são as tomadas de decisões difíceis. Mesmo o pequeno empreendedor não tendo grandes estruturas, é importante que ele conheça todas as ferramentas e procedimentos relacionados a administração como custos, formação de preços e marketing (SEBRAE, 2014).

A contabilidade demonstra o DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício, através deste regime, os lançamentos da empresa são reconhecidos nos períodos que ocorrem independente de ser pago ou ter recebido. Logo, para obter o resultado da empresa é necessário ter: as Receitas (-), Custos (-), Despesas (-), e Impostos = Resultado (Lucro ou Prejuízo). As receitas e despesas do Regime de Caixa, são importantes no período de recebimento e pagamento, e isto ocorre independente do dia que é realizado. Por este motivo, administrar o Regime de caixa ou o fluxo de caixa no dia a dia é fundamental (SEBRAE, 2014). Abaixo segue um exemplo de entrada e saída de fluxo de caixa de uma empresa mostrando algumas entradas e saídas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com