TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Pública

Por:   •  6/6/2015  •  Resenha  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÕES:

  1. Destaque os principais avanços que o Estado Brasileiro vivenciou com o advento da República.

R) Com a chegada da república, o Brasil deixou a monarquia começando um período visando o povo, se libertando do trabalho escravo e elaborado uma nova constituição dando autonomia aos estados e municípios, deixando de ser um país centralizado. O presidencialismo foi o regime escolhido e através dos votos direto é que começou a compor o executivo e o legislativo.

  1. Comente os avanços que a sociedade Brasileira vivenciou no governo Getúlio Vargas

R) Na era Vargas a sociedade avançou e teve reconhecimento com o começo das políticas trabalhistas com a aprovação da Lei de sindicalização, implantação da jornada de oito horas de trabalho, férias remuneradas e carteira de trabalho, criação do instituto de aposentadoria, pensões, chegada do INSS, fundou a Justiça do Trabalho e instituiu o salário mínimo, aprovação do código eleitoral – voto feminino e voto secreto, criação da justiça eleitoral, criação da companhia Vale do Rio Doce, entre outros.

  1. Qual o papel que o Plano de Metas implantado por Juscelino Kubitschek cumpriu para o desenvolvimento e modernização do Brasil?

R) O plano de metas implantado por Juscelino Kubitschek consistia em 30 objetivos, incluindo os setores de energia, transporte, indústria de base, alimentação e educação. Durante seu governo o PIB teve um acréscimo considerável, alavancando a economia brasileira, a estrutura produtiva do país teve um crescimento considerável, mas junto com esse aumento veio também o aumento da inflação, descontrolando as contas públicas. Podemos dizer que o plano de metas teve grande sucesso, mas nem tudo foi “um mar de rosas”, teve problemas de aumento da inflação e problemas com o orçamento da união, pois o previsto de gasto que seria parte para o união, parte para a iniciativa privada e parte para as agencias de créditos governamentais não saíram conforme o previsto e a maioria dos gastos ficou para união causando a crise econômica no país.

  1. Descreva sucintamente o processo de reforma do Estado brasileiro operado pelo regime militar.

R) O regime militar que teve duração de 21 no comando político no país, esse regime transformou as estruturas produtivas e financeiras do país, mas deixou uma enorme dívida externa e juntamente com problema de inflação no País.

Em 1985 teve o inicio da democracia, a partir deste ano começou a Eleição Presidencial Brasileira, mas com ela veio também a crise da dívida externa que chegou a quase US$ 115 bilhões no ano de 1990.

Em 1989 com a primeira eleição presidencial direta do sistema democrático, o candidato usou de forma arbitraria ao meu ver, pois com o intuito de estabilizar a economia e conter a inflação, ele confiscou as contas correntes e poupanças de toda população, não tendo sucesso com a atitude tomada.

Em 1992 com o impeachment do então presidente, seu vice assumiu e com seu ministro da fazenda criou o plano real com a intenção de estabilizar a moeda brasileira, com a criação dessa moeda( que circula até hoje), ele criou uma imagem de competência e integridade.

Em 1994, o então ministro da fazenda que criou o plano real foi eleito presidente da república, ficando no comando durante dois mandatos, fazendo com que o plano real despontasse, que a economia do Brasil crescesse, que a inflação baixasse e aumentasse o investimento no estrangeiro, além de diminuir o numero de brasileiros sem renda. No final de seu mandato, o presidente mostrou sólidos progressos como a queda da mortalidade infantil, o aumento das crianças nas escolas e o melhor acesso a água, esgoto e o aumento da telefonia. Em 2000 ainda no seu comando, com a intenção de maior rigor e controle no orçamento publico, entra em vigência a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) e para ajudar a população de baixa renda, cria a bolsa escola, as linhas de créditos para instituições de ensino, entre outros programas sociais. Para finalizar sobre esse governo, posso dizer que houve uma grande melhoria na economia e houve mais investimentos estrangeiros no país, mas seu governo não conseguiu alcançar o objetivo de estabilidade economia e nem acabar com a crise fiscal causada com divida externa e interna que atrasou o crescimento econômico e aumentou a taxa de desemprego, além de finalizar seu mandato com suspeitas de corrupção com o famoso “apagão” com a crise no setor de energias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (344.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com