TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Diversidade nas Organizações

Por:   •  23/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 3

As lições de Jeff Bezos e Elon Musk para uma liderança inovadora

1) No caso apresentado, como é possível compreender ações de liderança transformacional?  Quais as sugestões você daria para desenvolver as equipes, levando em consideração este perfil de liderança?

[sua resposta deverá ter entre 10 e 15 linhas] [Peso: 30%].

Na liderança transformacional, é preciso ter total atenção na equipe e trabalhar fortemente para ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Falar em liderança transformacional é falar em Elon Musk e Jeff Bezos, são reconhecidos por criar e liderar organizações inovadoras com missões extremamente ousadas.

Jeff Bezos é conhecido por ser o último a falar em reuniões. Prefere ouvir o que os outros têm a dizer, sem influenciá-los. Também deixa funcionários tentarem ideias diferentes das dele, é aquele líder que motiva, inspira seus seguidores. Delega e capacita os funcionários a experimentar e correr riscos.  

Já Elon Musk, se quer convencer de algo, mostre-o através da lógica e da análise. É aquele líder que incentiva os liderados a enfrentarem suas próprias crenças e valores. A exigência de Musk resulta em metas desafiadoras para os funcionários e um intenso monitoramento por parte do executivo.

Diante da liderança de Elon Musk e Jeff Bezos, sugeria para ambos como sugestão, aceitar opiniões, ideias, pois tornará a equipe ainda mais inovadora e criativa, capacitação, feedbacks mais claros, desafios mais inspiradores, reuniões mais frequentes.

2) Há traços de inteligência emocional na construção do perfil de algum dos líderes retratados no texto? Justifique sua resposta, ponderando a importância da inteligência emocional na liderança contemporânea. 

[sua resposta deverá ter entre 10 e 15 linhas] [Peso: 30%].

Sim. Analisando as histórias de ambos, os dois procuram dominar uma valiosa habilidade, que é a capacidade de pensar de forma crítica, de observar, pesar os fatos, raciocinar cuidadosamente e fazer conexões inteligentes, mesmos que sejam contrárias ao que acredita.

A prática de um pensamento crítico condiz com que Musk e Bezos expressaram durante sua trajetória. Jeff Bezos é conhecido por saber ouvir o que os outros têm a dizer, saber se colocar no lugar do outro e exercitar habilidades para viver bem com outras pessoas, observa que as pessoas mais inteligentes estão constantemente revisando sua compreensão das coisas.

Elon Musk, por sua vez, tem a capacidade de fazer com que suas emoções trabalhem a seu favor e não contra si, é qualidade essencial de líderes eficazes.

3) Elabore uma passagem crítica sobre a chamada “gestão da criatividade”, relacionando suas principais características ao perfil profissional dos dois líderes descritos no texto acima, destacando, também, o papel da gestão da criatividade para organizações tais como a Amazon e a Tesla. 

[sua resposta deverá ter entre 15 e 20 linhas] [Peso: 40%].

A criatividade é uma condição necessária à inovação. Diante da importância do processo de inovação no alcance da vantagem competitiva, essa temática sempre atingiu lugar de destaque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com