TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Emoção

Por:   •  4/6/2020  •  Resenha  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ATUÁRIA

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

EDUARDA SILVA

ATIVIDADE - GESTÃO DA EMOÇÃO

SÃO PAULO

2020

  1. Assistir a palestra.
  2. Responder:
  1. O que consiste a síndrome predador-presa e como ela pode influenciar os seus investimentos?

A síndrome predador-presa é um mecanismo do nosso cérebro consiste em guardar memórias nas bases de conflitos. Acontece quando algum gatilho é detonado; se abre a 'janela killer' que libera quantidades excessivas de estresse, a âncora da memória se instala e o circuito é fechado fazendo com que a pessoa não raciocina mais. Naquele instante a pessoa passa a virar um predador, pois toda a emoção que está sentido não consegue ser controlada podendo machucar a si mesmo e até outras pessoas.

Esse mecanismo tem grande poder de influenciar os investimentos pois pode fazer com que a pessoa fique traumatizada de investir em algum ativo por terem experiências ruins. Por exemplo, um investidor que apostou grande parte do seu dinheiro em um ativo e acabou perdendo todo esse dinheiro, vai acabar gerando uma janela killer com a quantidade de estresse que ele passou, caso não tenha uma boa gestão da sua emoção.  

  1. Quais são as principais feras para o investidor?

        As principais feras para o investidor podem ser quaisquer situações em que ele perde grande parte do seu dinheiro. Pode ser por meio de uma crise na bolsa, de um escândalo no ativo, por um golpe e por aí vai.

  1. Como devemos fazer para superar o gatilho da memória dos investimentos?

        Para superar o gatilho da memória deve se adotar estratégias para contornar a experiência ruim. Uma vez que o investidor deve pensar como recuperar o dinheiro sabendo que existe outras saídas para o problema. A pessoa precisa tomar a ação da situação e não deixar as memórias ruins tomar o poder da situação. Precisam criticar, duvidar e determinar seu próprio rumo, fazendo com que se abra a 'janela light'.

  1. Como esse gatilho da memória é analisado nos investimentos?

        Eu acho que podemos analisar os gatilhos da memória por meio do passado quando falamos em investimentos. Conseguimos entender os gatilhos das pessoas quando analisamos o padrão do mercado e como ele reagiu em certas situações. Podemos generalizar os gatilhos dizendo que em tempos de crise o padrão é o mercado de investimentos sofrer uma grande queda.

  1. A análise técnica pode ser vista como um gatilho da memória coletiva dos mercados?

        Acredito que sim, pois a análise técnica que demonstra o comportamento dos investidores, se tem mais pessoas comprando ou vendendo as ações nos mostrando possíveis gatilhos da memória. Por exemplo, um investidor vendo os preços das ações despencarem, o provavel que aconteça é que por forma de um gatilho, ele também venda pois já passou por essa situação traumática e preferiu agir sobre ela.

  1. Elabore uma reflexão sobre como essa palestra pode contribuir para o seu fortalecimento emocional.

        Após ouvir a palestra, tenho certeza de que a Gestão da emoção é uma das ferramentas mais importantes que possuímos e que precisamos trabalhar. É ela que vai ditar as nossas ações e por isso precisamos saber controlar essas emoções. Como Cury mencionou, hoje em dia passamos constantemente por grandes níveis de estresse e precisamos saber lidar com isso para até não acabar entrando em doenças mais graves como depressão ou até câncer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com