TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Inovação

Por:   •  8/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 5

1. Introdução

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um produto, informando seu ciclo de vida atual e onde produto se encontra, descrevendo a invocação do produto e a inovação de marketing.

2. História

O antecessor do telefone celular foi o rádio comunicador usado em aviões e navios. A Bell Labs criou o primeiro protótipo de um telefone celular em 1947, e a Ericsson desenvolveu um modelo em 1956.

Na União Soviética, o primeiro celular foi desenvolvido em 1955 por Leonid Kupriyanovich. Ele pesava 1,2 kg e tinha autonomia de 1,5km. Kupriyanov melhorou este modelo em 1961 com um aparelho menor, pesando 70 gramas, que cabia na palma da mão e tinha autonomia de mais de 30 quilômetros.

Em 1958, o serviço Altay foi desenvolvido na URSS para uso em automóveis e prestou serviços em até 30 cidades em todo o país. Em 1965, a empresa búlgara Rádio Elektronika também introduziu um sistema básico que podia usar até 15 telefones.

Em 3 de abril de 1973, liderado por Martin Cooper, a Motorola apresentou e fez a primeira ligação de um telefone celular, com o DynaTAC 8000x, que só chegou a ser comercializado em 1983. Este celular marcou a primeira geração.

Em 1991, houve a primeira transmissão do novo formato de sinal digital de celular, o 2G. Além de conversas, o novo padrão também possibilita troca de mensagens através do serviço SMS. Em 1993, foi lançado o IBM Simon, que reunia recursos de celulares e PDAs com tela sensível ao toque, e que é considerado o primeiro smartphone. O novo padrão variado do 2G (chamado de 2.5G) adicionou o acesso à internet por telefone celular pelo padrão GPRS.

Em 1998, foram disponibilizados os primeiros conteúdos disponíveis para download na Finlândia e, em 1999, o primeiro serviço completo de acesso à internet no Japão.

Devido à alta demanda por serviços de Internet, o Japão lançou sua primeira rede 3G em maio de 2001. O primeiro dispositivo foi lançado em outubro do mesmo ano. A primeira década do século 21 viu um rápido crescimento na popularidade dos telefones celulares.

No ano de 2007, a Apple lança o iPhone, o seu primeiro smartphone, em um formato que mudou a aparência da maioria dos telefones celulares, sendo o primeiro aparelho a apresentar tela multitoque. Tinha, como principal característica, a ausência de teclados numéricos físicos, deixando-os para serem gerados por software. No ano de 2008, a Google apresenta o Android, seu sistema operacional para smartphone, que logo se popularizou e é, até o momento, o mais utilizado.

3. Ciclo de vida atual

O celular encontra-se no ciclo de maturidade dos aparelhos. Se encontram no estágio de introdução em países que estão iniciando a introdução digital, como a Índia, por exemplo. O Celular está no ciclo de maturidade na maior parte do mundo, onde existem países que possuem mais aparelhos do que habitantes, porém, a derivação que é o celular dobrável ainda está muito recente no mercado e os consumidores ainda estão experimentando esta experiência.

Por ser uma nova tecnologia, ainda tem apresentado problemas com o sistema dobrável, em alguns celulares um lado da tela acaba ficando como uma qualidade inferior à tela “principal” e o problema está sendo resolvido por grandes players do mercado e por outras empresas pioneiras desse setor que está se expandindo, porém, ainda está em seu período introdutório.

A grande maioria dos consumidores estão habituados com os celulares comuns e acabam encontrando dificuldades em adaptação com o novo sistema do modelo dobrável.

4. Inovação de produto

A Indústria do smartphone passa há bastante tempo por uma estagnação onde ao mesmo que tem a necessidade de lançar aparelhos novos todos os anos, não consegue emplacar novidades transformadoras e acaba ficando sempre na mesma “Câmera melhor, processador melhor e tela melhor” que apesar de serem muitas vezes realmente um upgrade, não acabam gerando impacto junto ao consumidor e o mesmo está cada vez mais desmotivado a trocar o seu smartphone por um da próxima geração pois vê que o seu atual já lhe atende.

Depois de várias mudanças como celulares modulares que fracassaram apesar da boa ideia e das mudanças de design como câmeras retráteis, a indústria parece que conseguiu finalmente descobrir o futuro que mudará o segmento: as telas dobráveis, que estão sendo usadas tanto para tornar os aparelhos mais compactos já que ainda existe um público que demanda por telas menores quanto os aparelhos que se expandem já que também existem os usuários que demandam mais área útil para trabalhar e realizar multitarefa.

A Inovação consiste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com