TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Inovação

Por:   •  4/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.339 Palavras (6 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

Matriz de atividade individual

Disciplina: Empreendedorismo e Gestão da Inovação

Módulo: 1 a 4

Estudante: PEDRO HENRIQUE PELARIN

Turma: 1022_6

Tarefa: Atividade Individual

DIAGNÓSTICO

        As unidades de saúde pública são estabelecimentos com alta circulação de pessoas em todas as épocas do ano ininterruptamente. A procura por pronto atendimento é constante e, geralmente, as pessoas passam várias horas na fila muitas vezes sem local para aguardarem sentadas. O tempo de espera entre a triagem do paciente até o atendimento pelo medico pode passar de quatro horas. Isso ocorre porque a capacidade de atendimento não suporta a demanda de pacientes. Em uma cidade de pouco mais de 30 mil habitantes uma UPA de porte I tem capacidade para atender em média 150 pessoas por dia, porém essa média chega a ser de 240 pessoas.

        O problema das filas com alto tempo de espera não se limita aos estabelecimentos de saúde pública e poderão ser atendidos posteriormente com a solução a ser proposta.

(INFORMAMAIS..., 2019)

 

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

        Ainda utilizando o exemplo de uma UPA de porte I e o elevado tempo de espera na fila para atendimento, foi escolhida uma situação real para ser aplicada como “um dia na vida”. Há alguns dias foi necessário levar minha filha, uma criança de quatro anos, para atendimento na UPA. Chegamos as 13h e o estabelecimento já não comportava mais pessoas nas cadeiras de espera. O atendimento foi realizado as 17h e durante esse período de quatro horas de espera estive do lado de fora do estabelecimento, em pé com ela no colo.

        Havia outras pessoas em situação semelhante. Idosos, pessoas com crianças de colo, todas do lado de fora aguardando por quatro horas até que fossem atendidas. Houve também desistências por pessoas que decidiram não aguardar por tanto tempo.

        Com isso existe a oportunidade para criação de um aplicativo integrado ao sistema de atendimento da UPA para monitoramento e notificação sobre a posição do usuário na fila de espera. Em sua versão mais simples o aplicativo avisa quando houver apenas mais duas pessoas na frente para atendimento e possibilita que o usuário fique em espera no estabelecimento por menos tempo. Assim os pacientes podem esperar o atendimento enquanto resolvem outras necessidades pessoais, ou apenas esperem em algum local com mais conforto.

        Foi desenvolvido, também, um mapa de empatia para reforçar a definição do problema:

[pic 3]

VALIDAÇÃO DO PROBLEMA

        Para validação do problema será realizada coleta de dados no local (UPA) e pesquisa com usuários durante cinco dias diferentes com os seguintes critérios:

Quantidade de pessoas na fila: Será realizada uma contagem estimada do número de pessoas em espera no momento da pesquisa.

Tempo de espera: Serão entrevistados em média vinte usuários para verificar há quanto tempo estão aguardando por atendimento.

Quantidade de pessoas sem acomodação: As pessoas que estão em pé, sentadas nas escadarias e passarelas ou outros locais sem conforto.

Pesquisa sobre o aplicativo: Registrar a opinião das pessoas sobre um aplicativo que notifica sobre a posição na fila e evita a necessidade de se aguardar no local sem conforto.

Custo para desenvolvimento: Determinar o tempo, os recursos necessários e a quantidade de desenvolvedores para implantação do aplicativo.

Barreiras de entrada: O fornecimento de serviços para órgãos públicos é feito através de licitação. Será realizada uma apresentação do aplicativo como uma solução para uma necessidade real e que poderá ser aplicada em outros estabelecimentos futuramente.

CONSTRUÇÃO DA SOLUÇÃO

        Será desenvolvido um aplicativo integrado ao sistema de atendimento (inicialmente das UPAs) que monitora a posição do paciente na fila e o notifica quando há apenas mais duas pessoas à sua frente. Assim o usuário tem liberdade sobre o que fazer durante o tempo de espera.

        Com isso é possível evitar aglomerações e reduzir o risco de contrair doenças de transmissão aérea. O paciente não precisa aguardar no estabelecimento e pode resolver outras necessidades até que sua vez esteja próxima. Usuários que possuem carro podem aguardar no veículo sentados com mais conforto. O estabelecimento fica livre para pacientes preferenciais.

        Para implantação do sistema há duas alternativas. Uma é que o fornecedor atual do sistema ofereça a nova solução e mobilize desenvolvedores para criá-la. Outra é que uma empresa apresente a solução com ênfase nos seus benefícios e participe de nova licitação para fornecimento.

        O desenvolvimento se faz em duas frentes: o sistema instalado nos estabelecimentos hospedado em servidor da empresa fornecedora e a outra é o aplicativo para celulares para utilização dos clientes. Então serão necessários investimentos para cobrir os custos de desenvolvimento (profissionais, servidores de hospedagem, equipamentos etc.)

        

[pic 4]

VALIDAÇÃO DA SOLUÇÃO

        O produto inicial (aplicativo) em sua versão mais simples notificará o usuário quando sua posição na fila for a número 3, ou seja, quando houver duas pessoas à sua frente. Esse número foi escolhido por segurança, pois durante a fase de “um dia na vida” o tempo entre um atendimento e outro era em média 20 minutos.

        Para os clientes a solução traria comodidade e eficiência de tempo, pois o problema é evidente em todos os momentos. Os pacientes constantemente se dirigem ao balcão para se informar sobre quanto tempo ainda têm que esperar até serem atendidos por um médico. E os atendentes não possuem tal informação. Isso causa incômodo para ambas as partes e muitas desistências pelos pacientes.

        Existe risco para entrada no mercado escolhido inicialmente por se tratar de órgão de saúde pública, então caso não se consiga parceiria com o fornecedor atual de tecnologia será necessária entrada com licitação. Porém o produto pode ser implantado em qualquer estabelecimento que tenha condição semelhante de atendimento, portanto não se limita a órgãos públicos.

        O período de teste será de dez dias após a implantação e serão verificados os fatores:

  1. Quantidade de pessoas aguardando acomodadas no estabelecimento.
  2. Quantidade de pessoas em pé ou sentadas nas escadas e em outros locais inapropriados.
  3. Quantidade de pessoas que deixam o local e retornam ao serem notificadas pelo aplicativo.
  4. Opinião dos pacientes que utilizaram o recurso do aplicativo para evitar a longa espera e o desconforto.

        O objetivo é reduzir até cessar a presença de pessoas que aguardam atendimento sem estarem acomodadas nas cadeiras da fila.

CONCLUSÕES

        Com o resultado positivo para essa solução que, em partes, pode ser considerada como empreendedorismo social, a visão de futuro é adicionar outras funcionalidades como mais informações sobre o atendimento, a sala para a qual se dirigir e o tempo estimado para ser atendido. Além de posteriormente possibilitar a apresentação do aplicativo como solução para outras empresas.

        A solução traz benefícios tanto para o estabelecimento que poderá manter a atenção nas suas respectivas atividades de cada área quanto para os usuários que estarão melhor informados sobre seu atendimento.

        É esperado que, após iniciado o uso do aplicativo, as aglomerações sejam evitadas e que os pacientes voltem efetivamente para o prédio quando seu atendimento estiver próximo, possam aguardar por menos tempo e sentados na sala de espera.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INFORMAMAIS. InformaMais. [S.l.]. InformaMais, 2019. Disponível em: http://www.informamais.com.br/Site/Paginas/Santa-Fe-do-Sul--UPA-de-Porte-1-ultrapassa-limite-diario-de-atendimento-em-marco-240/4152. Acesso em: 11 nov. 2022.

EDIT.ORG. EDIT.ORG. Utilizado para o Mapa de Empatia e para o Canvas. [S.l.]. EDIT.ORG, 2022. Disponível em: https://edit.org/. Acesso em: 17 nov. 2022.

MANCEBO, Rafael Cuba. Apostila EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO. Rio de Janeiro: FGV, 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (443.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com