TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Mudança

Por:   •  5/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 4

Produção Individual

Enunciado: Júlio, 65 anos, é o fundador de uma editora de livros de médio porte. Essa editora tem 400 títulos em catálogo, vende R$ 4.800,00 por ano e deixa um lucro bruto, antes do Imposto de Renda, de R$ 180.000,00. Júlio está passando o comando da empresa à filha, Helena, de 30 anos, formada em administração. A situação da organização é a seguinte:

• A empresa tem 20 funcionários, 15 deles com mais de cinco anos de casa e com funções relacionadas à editoração, vendas e serviços relacionados com livros de papel.

• Ela ainda não produz livros digitais, e-books.

• Seu site na Internet é uma espécie de catálogo, mas não tem mecanismos eficientes de vendas online.

• A empresa tem uma loja de livros cujo faturamento vem decrescendo.

Ao passar a empresa para a filha, Júlio disse:

- Estamos entrando em uma nova era no mundo dos livros. O e-book está aí e será a realidade nos próximos anos. Seu grande desafio é administrar a mudança.

Faça uma dissertação de uma a duas páginas discorrendo sobre o desafio de Helena. Na explanação, discorra sobre mudança nos negócios e sua natureza, gestão da mudança e suas dificuldades. Proponha, após sua reflexão, uma linha de conduta para Helena.

Orientação: Esta atividade deverá ser entregue no item Produção Individual do menu principal.

• Proposta

Com um ambiente cada vez mais dinâmico e competitivo, as empresas precisam ser capazes de se adapatar a essas transformações para alcançar suas metas e obter sucesso.

Mudar não é simples e nada fácil, porém é algo fundamental para o crescimento de qualquer negócio. Por meio da implementação de melhores práticas, a organização atende às necessidades e aspirações dos seus clientes, tornando-se mais competitiva e com diferenciais em relação aos seus concorrentes.

Conceitualmente, gestão da mudança é um processo de alocação de recursos, de forma a transformar a organização, com o objetivo de melhorar a sua eficácia.

Ao tomar a decisão de mudar, a organização precisa estar ciente que terá muitos desafios a serem superados. O maior deles é engajar as pessoas e fazê-las cooperar com a execução dos novos processos.

Para que um processo de mudança tenha sucesso é preciso comunicação, alinhamento e capacitação.

Comunicação: é extramente importante dar visibilidade à mudança e garantir que os objetivos sejam comunicados de forma clara, sincera e direta. Dessa forma haverá um estímulo motivacional e evitará que as pessoas se sintam enganadas/desconfiadas. Além disso, mostrar aos funcionários a importância da mudança para o bom desempenho da empresa como um todo e ressaltar os benefícios que ela vai gerar é fundamental para engajar as pessoas.

Alinhamento: é garantir que a comunicação foi efetiva e que todos estão “na mesma página”.

Capacitação: muitas pessoas tender a resistir a mudança pois tem medo do novo e não sabem como executá-lo, por isso treinar e capacitar as pessoas é essencial para que os novos processos sejam feitos de forma correta e garantir que os envolvidos estejam confortáveis ao executar determinada atividade.

Helena tem um grande desafio pela frente ao assumir a editora de livros do pai, pois trata-se de uma empresa de médio porte que encontra-se em uma fase que precisa se adaptar as exigências do consumidor e manter-se competitiva no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com