TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Produção

Por:   •  9/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

JUST IN TIME

É um termo  em inglês  cuja tradução  é  “ na hora certa”.

É um sistema de administração  da produção  que determina que nada deve ser produzido transportado ou comprado antes do momento  certo. Também  conhecido  pela sigla JIT e considerado uma filosofia  que inclui aspectos da administração.

O sistema surgiu em meados da década de 60, no Japão, e foi  desenvolvido  pela Toyota Motor Company.

A Toyota  desenvolveu  assim um sistema de administração  capaz  de coordenar a produção com a demanda de veículos de vários  modelos e cores diferentes com o tempo mínimo, sendo assim a principal base de muitas fábricas, especialmente  as de carro.

Ficou conhecido  também no Ocidente  como sistema KABAN, este é  o nome dado aos cartões usados para a produção e a movimentação  dos itens no processo de produção.

Nas fábricas  que é  implantado esse sistema o estoque de matérias primas é  o menor possível, o suficiente para poucas horas de produção.

Na prática ele trabalha com a produção puxada, ou seja, o material só  é  solicitado se realmente  for necessário. Neste modelo os estoques são  reduzidos justamente  para se localizar e resolver os problemas com maior rapidez.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO SISTEMA

As vantagens de se utilizar  este conceito é  a redução  de custos da cadeia produtiva como um todo, pois o objetivo principal do Just In Time é  reduzir ou mesmo eliminar todo estoque e desperdícios  nas diferentes etapas de produção. Outras vantagens são a Velocidade, Flexibilidade, Confiabilidade.

Já  as desvantagens são: Necessidade de demanda estável, Risco de interrupção, Complicação  com variação de produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (22.9 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com