TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Qualidade ISO

Por:   •  25/11/2023  •  Projeto de pesquisa  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  18 Visualizações

Página 1 de 3

Responda com Verdadeiro ou FALSO:

1) “Monitorar é acompanhar informações para identificar suas possíveis variações de estado.”

VERDADEIRO

2) “A política da qualidade deve conter metas especificas, indicando onde a organização pretende chegar.”

Falso! (5.2.1)

A política da qualidade indica apenas a direção que a organização irá seguir em relação à qualidade, ou seja, ela é genérica. Os objetivos da qualidade, que são um desdobramento da política da qualidade, que irão conter metas específicas de onde a organização pretendem chegar.

3) “ONG’s podem ser partes interessadas.”

Verdadeiro! (4.2)

Se uma ONG puder afetar uma organização ou puder ser afetada por ela, ela será uma parte interessada. Mas a organização tem a liberdade de considerar essa e qualquer outra parte interessada pertinente ou não. No final da ISO 9001, no Anexo A, encontramos esclarecimentos de alguns conceitos, incluindo partes interessadas e seus requisitos. Lá a Norma deixa bem claro que a nossa organização tem liberdade para decidir se uma parte interessada é pertinente ou não, assim como para decidir se um requisito é pertinente ou não.

4) “O escopo é uma descrição detalhada dos limites e da aplicabilidade do SGQ.”

Falso! (4.3) O escopo é uma descrição dos limites e da aplicabilidade do SGQ. Essa descrição até pode ser detalhada, mas não precisa necessariamente ser detalhada, a descrição pode ser resumida. Inclusive, a ISO 9001 exige que o escopo declare os tipos de produtos e serviços cobertos pelo SGQ, não os produtos e serviços cobertos pelo SGQ. Por exemplo, móveis de madeira é um tipo de produto. Os produtos desse tipo de produto incluem móveis em geral fabricados com madeira, como cama, mesa, cadeira, etc.

5) “Processo é transformar matérias-primas em produtos.”

Falso! Um processo pode transformar matéria-prima em produtos, mas não se limita a isso. Um processo transforma algo que temos em algo que queremos ter. Transforma matéria-prima em produtos, mas também transforma informações em decisões. Por exemplo, um processo de compras analisa vários orçamentos para escolher apenas um.

6) “Além de determinar objetivos da qualidade, precisamos planejar como iremos alcançar cada um deles.”

Verdadeiro! (6.2.2) Os objetivos da qualidade determinam o que a organização deseja alcançar em relação à qualidade. Por isso, além de determinar quais são esses objetivos, devemos realizar um planejamento para alcançá-los. Dessa forma, aumentamos nossas chances de atingir os objetivos da qualidade.

7) “A internet é um recurso de infraestrutura.”

Verdadeiro! (7.1.3.d) Apesar de não podermos ver ou pegar na internet, como pode ser feito na maior parte dos recursos do tipo infraestrutura, a internet é sim um recurso de infraestrutura, especificamente de Tecnologia da informação e comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com