TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Qualidade Total

Por:   •  11/6/2019  •  Artigo  •  3.021 Palavras (13 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO – UFRRJ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

MARIA STELLA DE CARVALHO

MARYANA LUVISE NOVARINO

NATALIA CRISTIANI CEZARIO

RAPHAELLA DE O. ESTEVAM

VITÓRIA ANTUNES CAMPOS

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL

Empresa de Transportes Flores

SEROPÉDICA, RJ

2016

MARIA STELLA DE CARVALHO

MARYANA LUVISE NOVARINO

NATALIA CRISTIANI CEZARIO

RAPHAELLA DE O. ESTEVAM

VITÓRIA ANTUNES CAMPOS

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL

Empresa de Transportes Flores

Trabalho apresentado ao Curso de Administração de Empresas da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, para a disciplina Teoria Geral da Administrção II.

Prof. Andreia Cristina Resende de Almeida

SEROPÉDICA,RJ

2016

SUMÁRIO

  1.  Introdução4
  2. A Empresa4
  3. Gestão da Qualidade Total6
  4. Organização Internacional de Normalização – ISO8
  5. Processos Gerenciais e Práticas de Gestão – Flores10
  6. Conclusão13
  7. Referências Bibliográficas15


  1. Introdução:

Este artigo aborda a Empresa de Transportes Flores e sua história de maneira geral e panorâmica. A organização e seus principais negócios, estrutura organizacional além de seu desenvolvimento e crescimento incluindo sua chegada ao topo como uma das maiores empresas de transporte urbano do Estado do Rio de Janeiro. É enfoque desse artigo, também, a Gestão da Qualidade Total incluindo suas principais características e os processos gerenciais e práticas de gestão na Empresa de Transportes Flores.  Em contrapartida a Gestão da Qualidade Total pregada pela empresa, apresentamos a realidade vivida pelos usuários de seus transportes através de reclamações vinculadas a sites na internet.  Por fim, concluímos nosso trabalho respondendo a seguinte pergunta: “Seria a empresa essa mar de Flores?”.

  1.  A Empresa:

A Empresa de Transportes Flores foi fundada em 1957, por Luiz de Andrade Flores e Mauro de Almeida Flores, e ficava localizada em Nilópolis. A empresa começou sua operação fazendo a linha São João – Caxias (via Matadouro), em novembro de 1959. Em seu inicio, a empresa contava com 10 ônibus,  operando apenas uma linha. Entre 1971 e 1972, foi adquirida a linha 109 (São João de Meriti – Caxias (via Vilar dos Teles) e a frota chegou a 36 veículos, operando linhas entre São João de Meriti e Duque de Caxias.

Em 1975, José Alves Lavouras assume a empresa, junto com o irmão Armando Lavouras. A partir de então novas linhas e empresas foram sendo adquiridas e integrando o que mais tarde passou a se chamar Grupo JAL. Com a grande visão de negócios de José Alves Lavouras, as primeiras mudanças que implementou na empresa foram voltadas para o bem estar dos cerca de 250 colaboradores e para uma participação maior destes, visando ao crescimento da empresa e ao crescimento individual de cada colaborador.

Em 1977, Armando Lavouras deixa a sociedade e o filho mais velho de José Alves Lavouras, José Carlos Reis Lavouras, passa a integrá-la. Em junho de 1978, foi incorporada ao Grupo JAL a Transportes Planalto. Em 1979, foi a vez da Auto Lotação Unidos. Com elas, vieram naturalmente as linhas que operavam, seu interesse maior na incorporação da Lotação Unidos era mais no terreno onde ficava a garagem, pois ali José Lavouras construiria a nova sede da Flores e iniciaria a escalada para transformar a Flores numa das maiores empresas de transporte urbano do Estado do Rio de Janeiro.

Já instalada em São João de Meriti, a Flores viveu nos anos 80 um período marcado pela evolução em questões como treinamento, capacitação e ambiente de trabalho, mas principalmente pela integração dos colaboradores.

Em 1984, se junta ao Grupo JAL a empresa Rio D’Ouro e, em 1986, são adquiridas as empresas Auto Viação Vera Cruz, Transquinze Transportes e Transportes Sol. Com isto, novas linhas foram incorporadas.

Com a perda do maior exemplo de administrador da empresa, José Alves Lavouras, em 1993, os anos 90 foram tempos de renovação para a Flores. Entram para a sociedade seus filhos, Sérgio Luiz dos Reis Lavouras e Armando Roberto dos Reis Lavouras, tendo a missão de dar continuidade e conseguir renovar suas forças para seguir em frente, dando sempre o melhor, reinventando, inovando, se antecipando às tendências.

A razão de ser da Flores é prestar serviços em transporte coletivo de passageiros elevando continuamente o nível de satisfação dos Clientes, Colaboradores e Acionistas. Para isto, agem no presente com ações apoiadas pela honestidade, disciplina, comprometimento, profissionalismo e orgulho que representam a essência de seus valores. Desta forma, a visão da Flores é em 2016, estar entre as melhores empresas para se trabalhar, oferecendo níveis elevados de resultados aos cotistas e clientes.

A década de 90 marca o início da adoção de práticas e padrões de trabalho com foco na qualidade. No final de 1997, a empresa ganha o Prêmio Daniel Barata de Gestão pela Qualidade nos Transportes, criado pela Fetranspor nesse mesmo ano. A Flores foi a primeira empresa a vencer na categoria Urbano Metropolitano. Em 1998, a Revista Transporte Moderno elege a Flores a segunda melhor empresa do setor metropolitano de passageiros do País e a melhor do Estado do Rio. Em dezembro de 1999, a Flores recebe o Prêmio Harold Nielsen, sendo eleita a melhor empresa do país na modalidade transporte metropolitano de passageiros, pela Revista Transporte Moderno com a orientação da Fundação Vanzolini de São Paulo.

Nas décadas de 1990 e 2000, a Flores se destacou em diversos processos de premiação, que avaliavam a evolução do seu Sistema de Gestão. A partir de 2005, a empresa definiu como estratégia estar entre as melhores empresas para se trabalhar e para isso continua investindo maciçamente em ações que possam proporcionar aos colaboradores o melhor ambiente de trabalho e melhores oportunidades de crescimento profissional.

Para 2011, a Flores manteve sua visão de futuro de estar entre as melhores empresas até 2016 e definiu outro importante foco, que é a certificação do seu Sistema Integrado de Gestão pelas normas ISO 9001 (para o Sistema da Qualidade), ISO 14001 (para o Meio Ambiente) e OHSAS 18001 (para Saúde e Segurança).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (335.6 Kb)   docx (48.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com