TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Diversidade

Por:   •  19/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.054 Palavras (9 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]                       

                               [pic 2]

ANDERSON RODRIGO ALVES

ANDRE LUIS IAMUNDO

   MAYARA DE ARAUJO ANGELO

 

TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL:                                                   Projeto Interdisciplinar IIl

Trabalho Decente e de

Gestão de diversidade

Botucatu/2018

RESUMO

É de real importância a preocupação que as organizações se empenham em manter com relação a condições dignas de trabalho com os seus colaboradores. Pensando nisso, foi fundada em 1919, a Organização Internacional do Trabalho e em 1999, implementado o conceito de Trabalho Decente.

Este conceito apresenta a garantia de oportunidades de trabalho produtivo com condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade. Além dele, o conceito de Gestão de diversidade também está muito presente nas organizações atuais, com a proposta de haver a diversidade de pessoas nas empresas com relação a etnia, idade, gênero, raça, etc trazendo mais inovação, visões ampliadas e personalidades diferenciadas entre os colaboradores.

O objetivo deste trabalho é de apresentar o conceito de Trabalho Decente e de Gestão de diversidade, identificar e compreender impactos e estratégias destes dois termos na gestão das organizações e compreender o papel das empresas, a dimensão e a importância da relação do Trabalho Decente e da Gestão da Diversidade com relação à responsabilidade social das organizações.

Afim de construir uma base de dados para coletar informações, foi realizado uma revisão de literatura, com pesquisas realizadas em bases de dados eletrônicas, livros e revistas científicas que abordam o tema proposto.


INTRODUÇÃO

Desde o início dos tempos é possível relacionar a imagem do homem ao trabalho. Através dessa relação, pode-se definir que o conceito de trabalho vem sendo alterado e inovado conforme a figura do homem também venha se desenvolvendo.

Karl Marx definiu trabalho como a atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força para produzir os meios para seu sustento. Através desta definição, trazemos ao entendimento épocas mais distantes, em que se observa o homem trabalhar não para gerar lucro para si mesmo ou a alguém a que firmasse compromisso, mas sim para seu próprio sustento e de sua família. Principalmente no cenário rural, a caça, o plantio e a produção de alimentos eram realizados para consumo próprio e através de escambos realizados entre moradores, havia um laço de comprometimento entre os participantes.

Com a evolução dos tempos, passou-se que o homem trabalhava na lavoura, para grandes fazendeiros, por acordos firmados, e utilizava como parte do pagamento, uma porção da terra para seu próprio uso; Artesãos fabricavam seus utensílios e levavam aos mercadores e mais tarde, com a vinda da Revolução Industrial é que é observa-se uma mudança significativa da imagem do homem com o trabalho. O surgimento das grandes máquinas trouxe a quebra da ligação do homem com a terra e o advento do homem como instrumento de auxílio.

Esta nova forma de trabalho alterou as relações sociais do homem, que agora lidava com ordens de líderes preocupados com a produtividade e o lucro e não salientava as necessidades dos funcionários. Remuneração baixa, precárias condições de trabalho com jornadas extremamente longas e pressão psicológica para trabalhar de forma ininterrupta eram fatores que podem ser citados como característicos da visão de trabalho da época, sendo nítida a necessidade de haver uma forma de normatização de condições melhores ao empregado.

O conceito de Trabalho decente foi formalizado em 1999, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), trazendo a missão de orientar quanto a sua importância de promover equidade nas oportunidades de trabalhos para homens e mulheres, garantindo trabalhos produtivos e de qualidade, com liberdade e segurança e de acordo com a dignidade humana, respeitando os direitos humanos. Gestão de diversidade por sua vez, busca melhorar a condição de trabalho, unindo uma equipe múltipla e aproveitando as diferenças para aumentar a produtividade das empresas. Auxiliando a construção de um mundo mais igualitário, De acordo com Marques (2016), toda a organização deve trabalhar em prol da diminuição da desigualdade de gênero, do preconceito quanto a orientação sexual e racismo, visto que todo e qualquer profissional, desde que qualificado para a vaga em questão, merece a chance de ser contratado

O Trabalho Decente é considerado, desde sua fundação, uma condição primordial para a superação da pobreza, diminuição de desigualdades, garantia da governabilidade democrática e de desenvolvimento sustentável. De acordo com Laís Abramo, diretora da OIT no Brasil, o conceito de trabalho decente se apoia em quatro pilares estratégicos: os direitos e princípios fundamentais do trabalho, a promoção do emprego de qualidade, a extensão da proteção social e o diálogo social.

Além dos conceitos tratados pelos pilares do Trabalho Decente, pode-se notar a crescente diversidade de pessoas no cenário do mercado de trabalho. Como definição para a palavra diversidade, podemos resumir como uma mistura de pessoas com diferentes raças, idades, crenças, culturas, personalidades, orientação sexual, etc. Esta diversidade no mercado pode ser sentida pelo simples fato de sermos diferentes uns dos outros e de possuirmos formas diferentes de pensar, agir, falar, entre outras características.

Os dois conceitos tratados, o do Trabalho Decente e da Gestão de diversidade tratam-se hoje, de uma responsabilidade social por parte das organizações para com seus colaboradores e podem refletir de forma significativa nas empresas. É necessário, portanto, compreender as estratégias de gestão através do trabalho decente e a dimensão da responsabilidade da união destes dois termos são primordiais para uma gestão de qualidade.


DESENVOLVIMENTO

Impacto na Diversidade nas Organizações

As empresas brasileiras estão buscando implementar políticas que tragam resultados positivos e maiores retornos. Muitas empresas estão buscam um diferencial no mercado, trabalhando com a diferença cultural de seus colaboradores como uma vantagem competitiva. Nesse diferencial, está atrelada uma das mais novas tendências no mercado que é a Gestão da Diversidade Cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (212.9 Kb)   docx (180.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com