TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Materiais

Por:   •  6/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.554 Palavras (7 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE - FAINOR

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO

VANESSA MOREIRA OLIVEIRA

GESTÃO DE MATERIAIS

VITÓRIA DA CONQUISTA

2019

VANESSA MOREIRA OLIVEIRA

GESTÃO DE MATERIAIS

Pesquisa apresentada à disciplina de Administração de Recursos Materiais do Curso Superior de Administração da Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR como pré-requisito avaliativo.

Professor: Clodomar Fernandes.

VITÓRIA DA CONQUISTA

2019

1 INTRODUÇÃO 

        Estudos realizados em várias empresas demonstram que 30% a 60% do estoque de materiais se encontram espalhados pelos chãos das fábricas, perdidos, estragados ou não disponíveis. Esse fato resulta em boa parte do tempo dos funcionários desperdiçado procurando esses materiais, e consequentemente, na perda por parte das empresas em não estarem gerenciando eficazmente seus materiais (POZO, 2010).

        As empresas buscam aumentar o lucro sobre o capital investido e, para isso, é necessário usar o capital para que este não permaneça inativo. O esperado é que o dinheiro investido em estoque seja imprescindível para a produção e o bom atendimento das vendas. Porém, a manutenção dos estoques envolve gastos e investimentos altos; prevenir a formação ou, tê-los em quantidades reduzidas, sem que eleve o risco de não ser atendida a demanda dos usuários é a divergência que a gestão de materiais busca sanar (MARTINS; ALT, 2009).

A gestão de materiais vai muito além do simples controle de estoques, envolvendo um amplo campo de relações interdependentes que necessitam ser geridas corretamente para evitar desperdícios.

        De acordo com Martins e Alt (2009), o controle da gestão de materiais significa mais que apenas lucrar, sendo possível instituir uma vantagem competitiva com este recurso. O atendimento ao cliente na hora correta, com quantidade adequada e solicitada é um dos principais objetivos da maioria das empresas. A rapidez e a prontidão na distribuição dos materiais atingem cada vez mais um papel importante na aquisição de uma vantagem competitiva consolidada.

        Diante do exposto, a presente pesquisa bibliográfica tem como finalidade apresentar um breve histórico e conceito de gestão de materiais, bem como sua importância e os procedimentos fundamentais para sua realização.

2 GESTÃO DE MATERIAIS

        A história da gestão de materiais acompanha a existência dos seres humanos. Existe desde tempos remotos, em que havia as trocas de caças e utensílios. Em meados dos séculos XVIII e XIX, durante a Revolução Industrial, ocorreu o aumento da concorrência de mercado e a sofisticação da comercialização de produtos, dando mais ênfase às compras e estoques. Essa época foi responsável por promover várias modificações e métodos de fabricação e estocagem em maior número (BORBA; LISBOA; ULHÕA, 2009).

O trabalho, que antes era artesanal, foi em parte substituído por máquinas, tornando a produção mais tecnológica e fazendo com que os estoques fossem vistos de forma diferente pelas administrações. A gestão de materiais ganhou um novo impulso devido à evolução fabril, novas tecnologias, consumo, exigência dos usuários e concorrência. Isso fez com que ela fosse reconhecida como um recurso indispensável para alcançar objetivos impostos pelas empresas (SILVA, 2004).

        A Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial foram fatos fundamentais na comprovação da necessidade de uma boa gestão de materiais. O abastecimento e/ou o suprimento de materiais foi de grande importância para o sucesso ou fracasso dos empreendimentos. A partir desse período a gestão de materiais vem recebendo um papel central como estratégia de vantagem competitiva (POZO, 2010).

        Kuehne Jr. (2006) conceitua a gestão de materiais como o planejamento, a realização e o controle do fluxo de materiais dentro da empresa. Esse processo é efetuado de forma eficaz e eficiente, e abrange a solicitação dos materiais, as compras, o efetivo consumo e o descarte final.

        Os principais objetivos da gestão de materiais são: certificar que os materiais estejam disponíveis, no local e data adequados, para entrega de um serviço competente; garantir que os materiais necessários sejam continuamente abastecidos para a comercialização ou atendimento de serviços realizados pela empresa (SILVA, 2004).

2.1 Procedimentos Fundamentais na Gestão de Materiais

        Segundo Viana (2010), gerir de forma eficiente e com exatidão o movimento de entrada e saída dos materiais necessários à empresa não é uma tarefa fácil, visto que processos essenciais como o que deve ser comprado, por qual preço deve ser comprado, quando deve ser comprado e como deve ser comprado, resultam em uma sequência de preocupações e devem ser bem administrados. O autor cita um exemplo de gestão de materiais mal realizada: a compra de um grande lote de materiais para fazer protetor solar no inverno, sendo que nesta época poucas pessoas o usam.

        A seguir serão apresentados os procedimentos fundamentais na gestão de materiais.

2.1.1 CADASTRAMENTO

        Neste é realizado o cadastro dos materiais indispensáveis para a manutenção e o desenvolvimento da empresa. O cadastramento é feito por meio do reconhecimento da classificação, codificação e especificação do material incluso (VIANA, 2010).

2.1.2 GESTÃO

        Através da gestão de materiais, é possível que o administrador verifique se os estoques estão sendo utilizados, manuseados e controlados de forma eficaz em relação aos setores que os utilizam. Portanto, esse procedimento realiza o gerenciamento dos estoques por meio de métodos que elucidam os níveis de ressuprimento e sua evolução (VIANA, 2010).

2.1.3 COMPRAS

        As compras visam identificar e selecionar os fornecedores aptos a satisfazer as necessidades relacionadas a prazo, quantidade e qualidade dos clientes. É através das compras que a empresa preenche suas necessidades de obtenção de materiais, tendo como finalidade a busca no mercado por melhores condições comerciais e técnicas (VIANA, 2010).  

Este é um procedimento de grande importância para o controle dos recursos materiais. É a gestão de materiais que determina se a compra foi ou não bem realizada. Isso significa que se não existe um bom controle do estoque, sem haver certeza dos materiais contidos nele, é bem provável compras além do necessário ou de algum material que já se tem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (88.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com