TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Materiais

Por:   •  13/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.359 Palavras (14 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 14

Centro Universitário Augusto Motta  

Cursos de Graduação em Ciências Contábeis e Administração  

  

  

  

  

Gestão de Materiais  

  

  

  

  

Compras sustentáveis  

  

  

  

  

  

  

  

Rio de Janeiro  

2020 

                                                                                                                                                                                 

   

Centro Universitário Augusto Motta  

Cursos de Graduação em Ciências Contábeis e Administração  

  

  

Gestão de Materiais  

  

  

Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de  

ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), como requisito parcial para a obtenção da aprovação na disciplina Gestão de Materiais.  

Orientador: Alexandre Carreira  

  

  

  

  

  

Rio de Janeiro  

2020 

   

   

Sumário  

1- INTRODUÇÃO        4

2- COMPRAS SUSTENTÁVEIS        5

3- O PAPEL DOS GOVERNOS NAS COMPRAS SUSTENTÁVEIS        6

4- COMPRAS SUSTENTÁVEIS COMPARADAS ÀS COMPRAS TRADICIONAIS        7

5- ÁREAS DE ATUAÇÃO DE COMPRAS SUSTENTÁVEIS        8

6-PROPOSTAS PARA DIMINUIÇÃO NO IMPACTO SOCIOAMBIENTAL ATRAVÉS DE COMPRAS SUSTENTÁVEIS        10

7- CONCLUSÃO DO GRUPO SOBRE O TEMA        12

6- BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................................13

1- INTRODUÇÃO  

  

O consumo está inserido na sociedade, pois faz parte das relações humanas. Com a revolução industrial e a capacidade aumentada de produção, foi necessário que surgisse um mercado consumidor para esta demanda. Neste sentido, forma elaboradas formas para disseminar o consumo, como a propaganda, o crédito ao consumidor a publicidade (DURAND, 2002).  

Uma visão interessante é de que o modelo de consumo atual vai pelo caminho do retrocesso, tanto social quanto político. Este modelo passou a confundir o cidadão como consumidor, onde educação, moradia e saúde são bens de consumo, conquistas pessoais e não direitos sociais. (SANTOS, 1998).  

No entanto, os abundantes recursos naturais estão se esgotando, o que desperta a atenção das pessoas no governo e nas empresas privadas, todos os níveis da sociedade alcançaram consumidor. Portanto, nos últimos anos, as “compras sustentável” tem sido enfatizada.  

O termo “compras sustentáveis” no Brasil ainda é confundido com terceirização de materiais reciclar e reutilizar. Para muitas pessoas, o fato de o termo sustentabilidade ser incluído ainda indica baixa qualidade. Para entendermos e divulgarmos este tema de forma responsável e para aumentar nossa aderência a ele nos próximos trabalhos, é necessário entendermos corretamente o que é sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. sustentabilidade é a adaptação aos sistemas naturais ou de acordo com o tempo, o desenvolvimento sustentável pode ser entendido como buscar aprimorar essa capacidade endógena de sustentabilidade.  

A sustentabilidade do desenvolvimento se deve ao entendimento da necessidade de realizar a gestão do mercado o fornecedor, até a contratação do serviço de logística reversa do material de marketing do serviço. Por exemplo, empresas que atuam na indústria de cosméticos. Dessa forma, a empresa tem a oportunidade de atuar na área de compras, necessidade de identificar oportunidades de desempenho excepcional, isso está em processo de pesquisa, ele será processado de acordo com as opiniões dos profissionais de compras.  

2- COMPRAS SUSTENTÁVEIS  

A dimensão e gravidade dos desafios econômicos, sociais e ambientais com o que nos defrontamos deixam cada vez mais evidentes a necessidade de darmos escala e velocidade à adoção de estratégias e práticas que venham de encontro ao desenvolvimento sustentável. A questão central que se impõe às organizações comprometidas com um novo modelo de desenvolvimento, que atenda a busca por bem-estar do conjunto da população ao mesmo tempo em que respeita a capacidade de suporte do planeta.  

O que tempos atrás poderia ser visto como um exagero ambientalista ou algo restrito a um futuro longínquo, hoje consome páginas e mais páginas de relatórios elaborados por economistas e cientistas de renome internacional.  

As compras públicas sustentáveis – CPS – são aquelas que incorporam critérios de sustentabilidade nos processos licitatórios. Ou seja, são consistentes com os princípios abarcados pelo princípio de desenvolvimento sustentável, que considera a equidade intergeracional e tem entre seus principais pilares as dimensões social, ambiental e econômica. Após uma seria de recomendações internacionais, como a Agenda 21, de 1992, que enfatiza que o desenvolvimento sustentável só pode ser alcançado se as nações reduzirem ou eliminarem padrões insustentáveis de produção e consumo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (159.6 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com