TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas Unidade

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.248 Palavras (13 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 13

Abrir links rápidos

Links rápidos

Referências de página

Definir conteúdo

Atalhos do teclado

Menu global

[pic 1]

Guias Superiores

Minha área Guia 1 de 5 (guia ativa)

FAQ Guia 2 de 5

Tutoriais Guia 3 de 5

Comunidade Guia 4 de 5

Atendimento Guia 5 de 5

Local atual

        

  1.          ADM01041 - GESTAO DE PESSOAS (ON.0) - 201510.00279
  2. [pic 2]
  3.          Atividades N1
  4.          Fazer teste: Atividade 2

[pic 3]

Opções de gerenciamento do menu

  • [pic 4]
  • [pic 5]

Menu curso:

ADM01041 - GESTAO DE PESSOAS (ON.0) - 201510.00279

[pic 6]

  • Avisos
  • Informações Importantes
  • Material de Aula

  • Apresentação
  • Unidade 1
  • Unidade 2
  • Unidade 3
  • Unidade 4
  • Canais de Comunicação

  • Fale com o Professor/Tutor
  • Canais de Atendimento
  • Avaliações

  • Atividades N1
  • Prova N2
  • Revisão de Notas
  • Pesquisa de Satisfação
  • As Minhas Avaliações
  • Webconferência

Fazer teste: Atividade 2

Conteúdo

Sugestões de Tecnologia de Apoio [é aberta numa nova janela]

[pic 7] Informações do teste

Instruções

Descrição

Instruções

Várias tentativas

Não permitido. Este teste só pode ser feito uma vez.

Forçar conclusão

Este teste pode ser salvo e retomado posteriormente.

                        

                        

                

Pergunta 1

  1. A empresa Doces Sonhos, de mobiliário infantil, tem buscado sustentar sua posição de liderança no mercado. Com esta finalidade, você foi solicitado a elaborar um programa de desenvolvimento de pessoal com foco em competências. Você tem procurado uma definição para competências de modo que possa servir de base para desenvolver o programa. A melhor definição encontrada por você, que sintetiza o conceito de competências é: Assinale a alternativa correta.
  1. a.
  1. Conhecimentos, habilidades e atitudes que, aplicados a situações de trabalho, enriquecem o valor do cargo.
  1. b.
  1. O conjunto de conhecimentos, experiências e capacidade técnica que devem ser privilegiadas em detrimento de demais aspectos, pois é o que irá garantir as ações e atuação dos profissionais.
  1. c.
  1. Conhecimentos, habilidades e atitudes que, quando adequadamente aplicados à empresa, conferem elevada remuneração variável e ganhos financeiros ao indivíduo.
  1. d.
  1. Repertórios comportamentais que integram, mobilizam ou transferem conhecimentos, habilidades e atitudes, gerando valor econômico à empresa e reconhecimento social ao indivíduo.
  1. e.
  1. A promoção de cargo concedida ao colaborador como resultado do trabalho bem feito.

0,25 pontos  

Pergunta 2

  1. Ao definir sua estratégia competitiva, a empresa identifica as competências essenciais do negócio e as competências necessárias para cada função (competências organizacionais). A evolução da estratégia competitiva dependerá do processo de aprendizagem organizacional que, por sua vez, irá promover e reforçar as competências organizacionais. Qual alternativa NÃO faz parte das competências organizacionais?
  1. a.
  1. Competências organizacionais: competências coletivas associadas às atividades meios e atividades fins.
  1. b.
  1. Competências distintivas: competências que os clientes reconhecem como diferenciais
  1. c.
  1. Competências individuais: saber responsável e reconhecido que implica mobilizar, agregar valor econômico a empresa e valor social ao indivíduo.
  1. d.
  1. Competências mercadológicas: competências que definem o mercado no qual a empresa vai agir.
  1. e.
  1. Competências essencias: competências que são chave para a sobrevivência da empresa e centrais para a sua estratégia.

0,25 pontos  

Pergunta 3

  1. Faz parte da gestão de pessoas a construção de um sistema de gestão do desenvolvimento. Estes sistemas tinham como base o CHA conhecimentos, habilidades e atitudes. Por fim, no começo dos anos 90 começou-se a questionar a avaliação do desenvolvimento pelo CHA. Assinale a alternativa que corresponde a melhor forma de acompanhar o desenvolvimento de uma pessoa.
  1. a.
  1. Percebeu-se que os conhecimentos e habilidades podiam ser adquiridos, então as atitudes passaram a ser o único parâmetro para acompanhar o desenvolvimento.
  1. b.
  1. Percebeu-se que o CHA era muito subjetivo, e que a melhor forma de acompanhar o desenvolvimento era por meio de provas frequentes.
  1. c.
  1. Percebeu-se que o CHA não garantia a entrega que era demandada, então passou-se a acompanhar o desenvolvimento da entrega e a agregação de valor de uma pessoa para a empresa.
  1. d.
  1. Na realidade tentou-se usar outros par??metros para acompanhar o desenvolvimento de pessoas, por??m percebeu-se que o CHA era a melhor alternativa.
  1. e.
  1. Percebeu-se que o CHA não dava conta de necessidades especificas para acompanhar o desenvolvimento de pessoas, que passou a ser feito por meio de análises psicológicas.

0,25 pontos  

Pergunta 4

  1. A aprendizagem, para ser efetiva dentro da empresa, precisava virar conhecimento, e o conhecimento deve ser gerido dentro da organização. Para isso temos a gestão do conhecimento. Para Fleury e Fleury (2004) é necessário distinguir três momentos no processo de gestão do conhecimento por meio da aprendizagem organizacional. Assinale a alternativa que contém esses três processos.
  1. a.
  1. Proteção do conhecimento: evitar o contagio de um conhecimento que pode ser prejudicial para a empresa. Disseminação: pode ocorrer por diversos meios, como comunicação, treinamentos, rotação de pessoas e etc. Construção da memória: processo de armazenar informações com base na história da organização.
  1. b.
  1. Aquisição e desenvolvimento de conhecimentos: que podem ocorrer por processos proativos ou reativos. Proteção do conhecimento: evitar o contagio de um conhecimento que pode ser prejudicial para a empresa. Disseminação: pode ocorrer por diversos meios, como
  1. c.
  1. Aquisição e desenvolvimento de conhecimentos: que podem ocorrer por processos proativos ou reativos. Disseminação: pode ocorrer por diversos meios, como comunicação, treinamentos, rotação de pessoas e etc. Proteção do conhecimento: evitar o contagio de um conhecimento que pode ser prejudicial para a empresa.
  1. d.
  1. Nenhuma das alternativas.
  1. e.
  1. Aquisição e desenvolvimento de conhecimentos: que podem ocorrer por processos proativos ou reativos. Disseminação: pode ocorrer por diversos meios, como comunicação, treinamentos, rotação de pessoas e etc. Construção da memória: processo de armazenar informações com base na história da organização.

0,25 pontos  

Pergunta 5

  1. Quando uma pessoa tem contato com um novo trabalho é natural que sinta ansiedade e que precise de instruções adequadas para ter um bom início. Alguns especialistas em gestão de pessoas defendem a teoria de que se a pessoa tiver boas experiências desde o início de seu contato com a empresa, ficará mais tempo ligada à instituição. Essa colocação é especialmente interessante para os gestores, por exemplo, da área da restauração, pois o turnover (rotatividade de mão de obra) é sabidamente um dos principais problemas enfrentados pelos estabelecimentos.
  2. Há na teoria de gestão de pessoas um processo denominado "Internalização". Assinale as alternativas que dizem respeito a esse processo.
  3. I. A internalização é um processo que se inicia no primeiro contato da pessoa com a empresa. Isso ocorre seja pessoalmente como através da imagem que a empresa tem no mercado de trabalho
  4. II. Também, faz parte deste processo a socialização, ou seja, o momento em que a pessoa se apropria da cultura da empresa e de seu conjunto de normas, padrões e políticas.
  5. III. Uma prática comum de inserção de pessoas nas organizações e o processo de integração, ou seja, de acolhimento da pessoa na empresa. Nesse momento ela recebe informações sobre a organização, sobre normas e procedimentos importantes, além de ser apresentada a outras pessoas, com as quais conviverá, dentro e/ou fora da empresa.
  6. IV. Algumas empresas designam tutores para orientarem as pessoas nos contatos iniciais com a empresa.
  7. V. Faz parte de internalização uma boa dose de tensão e de ansiedade. Essas sensações é que impulsionam o funcionário para a conquista do reconhecimento.
  8. Assinale a alternativa correta:
  1. a.
  1. V, IV e III
  1. b.
  1. V, IV e II
  1. c.
  1. IV, III, II e I
  1. d.
  1. V, III e I
  1. e.
  1. V, IV e I

0,25 pontos  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com