TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Projetos para Engenharia

Por:   •  5/6/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.921 Palavras (8 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 8

Avaliação RA2 – Gestão de Projetos para Engenharia                                         04.11.2021

Nome:

Peso: 10,0  

(Valor: 1,6 para questões dissertativas e 1,0 para as questões objetivas)

Escolha somente um dos Projetos propostos para desenvolver a avaliação e responda as seguintes perguntas:

Projeto:_ "A terceira pista do Afonso Pena é uma necessidade"_ (descreva o nome do projeto escolhido)

  1. Ao iniciar um planejamento de Gestão de Riscos para a “contratação” de empresas terceirizadas, que informações são importantes para esse processo? (resposta de acordo com o projeto escolhido)

Devido a magnitude e importância do projeto, deve-se verificar a capacidade técnica da empresa, bem como analisar os trabalhos anteriores, para entender a qualidade das suas obras, valores e prazos. Por se tratar de uma obra em um aeroporto importante para o país, que conta com tráfego intenso, mesmo em pandemia, o tempo e qualidade de construção são fatores extremamente importantes, não só para a economia, mas também para a segurança de passageiros, pilotos e colaboradores. Feita essa análise inicial, deve-se impor o que deve ser feito, exemplo: ampliação da pista em 500 metros, realizar em X meses, usar o material Y. Em seguida escolher a empresa com melhor proposta e capacidade.

  1. Cite e explique 02 ferramentas de Gestão de Riscos e como essas são aplicadas no projeto da sua escolha, para a mitigação de eventos que possam impactar o resultado final desse projeto (oportunidades/limitações).

Pode-se utilizar Diagrama de Ishikawa e análise SWOT. Com a primeira, é possível analisar os principais problemas e suas causas, para assim entender o que pode dar errado, ideal para analisar o problema de maneira profunda. Com a segunda, podemos identificar o que pode ser melhorado e aprimorado, também consegue reduzir os riscos e conhecer melhores oportunidades. Ambas podem ser usadas no projeto, primeiramente para decidir o que deve ser feito, “deve-se ampliar a extensão da pista ou fazer uma nova?” e depois para decidir que empresa ganhará a licitação, “a empresa X é melhor do que Y, porque X tem mais tempo de mercado”.

  1. Para o Gerenciamento de Pessoas, cite um conjunto de indicadores de desempenho para auxiliar a rotina de um gerente de projetos que atua nessa área.

Indicador de produtividade para analisar com qual eficiência os colaboradores e empresa estão realizando a obra. Indicador de qualidade para entender se a obra vem sendo executada conforme o projeto, para que não haja problemas futuros. Indicador estratégico, com esse indicador é possível onde está a empresa em relação os objetivos que foram estabelecidos, este indicador anda junto com o de produtividade.  

  1. Caso você fosse o gerente da Gestão da Qualidade para o projeto escolhido, apresente um conjunto de informações e práticas necessárias para criar um plano de identificação, prevenção e controle de problemas para a área da Qualidade. Lembrando que para essa questão é necessário utilizar uma abordagem sobre as melhores práticas do PMBOK.

Para garantir a qualidade da obra, devemos usar os indicadores de desempenho para termos pleno controle do projeto e usarmos as ferramentas de gestão de riscos para mensurarmos problemas, prever o que pode dar errado e para estabelecer prazos, tolerâncias de qualidade e custo. Como supervisionaremos uma equipe, teremos que usar os indicadores anteriormente descritos para cuidarmos do prazo, qualidade e custos de projeto, então os indicadores de qualidade, produtividade e estratégicos são muito importantes. Para definirmos os possíveis problemas, soluções e riscos, e assim utilizar das melhores práticas do PMBOK, o uso das ferramentas de gestão de riscos é imprescindível, não só durante a fase inicial dos projetos, mas durante toda sua execução, FMEA, SWOT e Ishikawa, são alguns exemplos do que pode ser aplicado, tendo cada um uma característica diferente e que pode ser útil para o estabelecimento e excussão da obra.

  1. Qual é a importância e como as lições aprendidas podem beneficiar o desenvolvimento de novos projetos? Se você já teve a oportunidade de atuar em um Projeto, cite exemplos de lições aprendidas nesse Projeto.                                                                                          

Com o desenvolvimento de projetos desenvolvemos o nosso jeito de trabalho, comunicação, trabalho em equipe e outras capacidades, a troca de experienciais é muito positiva e agrega para a formação de um profissional mais completo. O projeto desenvolvido durante a disciplina, tem sido de grande aprendizado, creio que todos aprendemos com erros e superamos dificuldades que não tínhamos antes, em minha equipe nenhum membro se conhece pessoalmente e nunca tiveram contato antes, esse desafio gerou confusão, má distribuição de tarefas e insatisfação com desempenho, felizmente não houveram brigas e devido a comunicação os problemas foram resolvidos e a equipe funciona muito melhor, com uma qualidade de trabalho superior e igualitária, aproveitando as capacidades individuais de cada um.

  1. Em um projeto de perfuração de petróleo em que o preço do barril foi previsto para ser de US$146,00, que tipo de risco seria o de o risco do petróleo cair para US$105,00?
  1. Imprevisível
  2. Técnico
  3. Externo
  4. Interno

  1. A pintura de um determinado tipo de carro de sua planta está ficando com bolhas após aproximadamente um ano após a fabricação do carro. Qual seria a melhor ferramenta a ser usada para se encontrar a causa desse problema?
  1. Revisão de defeitos para reparação.
  2. Diagrama de Ishikawa.
  3. Gráfico de controle.
  4. Inspeção.

Estudo de Caso 01

"A terceira pista do Afonso Pena é uma necessidade"

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/editoriais/terceira-pista-afonso-pena/

Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados (texto adaptado).

Curitiba e o Paraná ficaram para trás quando o assunto são voos internacionais de longo alcance, para destinos como a Europa e a América do Norte. Enquanto a oferta crescia em aeroportos do Sudeste e Nordeste, a última rota regular ligando o Aeroporto Internacional Afonso Pena aos Estados Unidos, operada pela American Airlines com destino a Miami, foi encerrada em fevereiro de 2016; a aeronave era obrigada a partir com pouco combustível, o suficiente apenas para chegar a Porto Alegre, onde era reabastecida para realizar todo o trajeto até a Flórida. Tudo porque a maior das pistas do Afonso Pena, que tem 2,2 mil metros de comprimento e está 900 metros acima do nível do mar, não é suficientemente longa para um avião de grande porte decolar lotado."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com