TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Qualidade Grupo Herval

Por:   •  5/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.646 Palavras (7 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

GRUPO HERVAL

Alunos: Bruna Kundo

  Guilherme Ciotti

   Tais Perete

   Tamires Caetano

   Vanessa Carvalho

Professor: Matusalém Fagundes

SUMÁRIO

1 A empresa

1.1 Identificação

2  Diagnostico organizacional: Area de qualidade

2.1  Histórico da empresa

2.2  Organograma

2.3 Processo de planejamento da produção e/ou execução dos serviços

2.4 Ferramentas de qualidade utilizadas

2.5  Premiações e metas

       2.6 Reaproveitamento e destinação de resíduos  

3 Considerações finais e recomendações

INTRODUÇÃO:

A Herval é uma empresa de Valor. E de valores. Desde 1959, quando foi fundada uma pequena madeireira em Dois Irmãos, muitos anos de história, aprendizado, diversidade. Mas sempre com a mesma base sólida: o Valor. O Grupo Herval acredita na força do trabalho, na vontade de crescer e na ética.  Com o passar do tempo, novas marcas e produtos foram sendo agregados à Herval e, sendo esse dinamismo traduzido num novo conceito: o Grupo Herval.

Uma empresa que hoje possui 89 lojas TAQI e 138 lojas IPLACE que fazem diferença nas marcas do grupo. Com 7 mil funcionários e 1 mil funcionários terceirizados, que ao todo são 8 mil colaborados, com todas as lojas e a fábrica.

1.   A EMPRESA

1.1  IDENTIFICAÇÃO

Nome: HERVAL

Endereço: Rodovia Br 116, km 224, nº7070

Cep: 93950-000 | Dois Irmãos/ RS

2 DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL: AREA DE QUALIDADE

2.1 HISTÓRICO DA EMPRESA:

A empresa Grupo Herval foi fundada em 1 de outubro de1959 na cidade de Dois Irmãos. Começou com uma Serraria. Na década de 70começaram a produzir móveis e estofados, em 1982 foram aberta as primeiras lojas chamadas de Herval, que em abril de 2010 passou a ser chamadas de Lojas Taqi que hoje são 89 lojas em todo o Rio Grande do Sul. No ano de 2004 a empresa ganhou certificado do ISSO 9001. Já nos anos de 2009 criaram-se marcas diferenciadas de seus produtos. Em 2015 inaugurou a unidade fabril em Pernanbuco onde todas as pessoas que foram empregadas, foram trazidas para a Matriz em Dois Irmãos para fazer todos o testes e terem o treinamento adequado para exercer a função na nova empresa.

A empresa planeja e desenvolve os processos necessários para a realização de seus produtos e serviços. O planejamento da realização do produto é coerente com os requisitos de outros processos do SGQ e Organizacionais. Aos processos integrados no ERP – SAP, mantém toda rotina e parâmetros definidos para atendimento dos requisitos, considerando a interação dos processos, entradas – processamento e saídas. Estabelece, ainda, informações documentadas que prevê os recursos específicos e critérios para a aceitação do produto; conforme sua Interação dos Processos.

A Herval tem a preocupação de atender continuamente as expectativas de seus clientes usuais e potenciais. Para tanto, tem como seus processos chave o desenvolvimento, a produção e a comercialização de produtos e serviços.

.  

2.2  ORGANOGRAMA:

[pic 2]

2.3 PROCESSO DE PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO E/OU EXCECUÇÃO DE SERVIÇOS:

O Grupo Herval faz o planejamento do desenvolvimento dos processos detalhadamente antes da realização dos produtos e serviços. Ou seja, a empresa deixa documentando todo o processo feito com ou para os produtos, esses documentos são feitos a partir dos orçamentos e compras dos seus produtos e serviços.

O processo de desenvolvimento se inicia na hora da compra, onde o cliente defini o produto e/ou serviço e suas determinadas escolhas, como tamanho, cor, material, etc. Todo esse processo é documentado e levado em todo o seu processo, pois tudo que é feito dentro da empresa é pensado no cliente. Quando o produto passa para o setor de produção é cuidadosamente feito de acordo com o pedido, e quando é necessária uma modificação é solicitada a aprovação do cliente, para então seguir com a produção. A parte de produção tem um sistema de apoio, onde é feito verificações de todo o processo para garantir a excelência do produto a ser oferecido ao cliente, mas também com cuidado para não agredir o meio ambiente.

Com isso, a empresa faz uma parceria com seus fornecedores para garantir a maior eficácia de seus produtos, para assim assegurar que os produtos dos seus clientes são de ótima qualidade. Nessa parceria os produtos oferecidos pelos seus fornecedores são testados constantemente em laboratório e em alguns processos de produção, tudo também é documentado em todos os testes para a melhor analise dos mesmos. Os testes são realizados em diferentes setores, cada qual com suas necessidades, mas com os mesmos critérios.

Então, chega no processo de verificação de serviços e materiais usados para avaliar o nível de atendimento dos requisitos, solicitados aos fornecedores, que são realizados em cada área antes da sua liberação para uso. Já a verificação dos produtos nas instalações do fornecedor, estará especificado nos documentos de aquisição os processos de verificação e o método de liberação do produto. Essa verificação é um processo de apoio que a empresa disponibiliza ao cliente até o recebimento do seu produto e/ou serviço.

Por fim, o produto passa pelo processo de validação, nesse é feito a analise dos documentos juntados durante o processo de desenvolvimento, de produção, de verificação. Esse processo final é feito para garantir a segurança aos seus clientes, mas antes desse os maquinários, assim como os materiais são testados, isso é feito constantemente. Ou seja, o processo de validação é apenas um teste final, até por que tudo é testado antes da realização dos produtos e serviços.


2.4 FERRAMENTAS DE QUALIDADE UTILIZADAS:

A empresa Herval teve crescimento e evolução, que ao longo dos anos foram adaptando-se a Qualidade. Ainda na década de noventa na Era “Qualidade Total”, procurou compreender a importância de rotinas organizadas bem como a Cultura em Prol a Qualidade. A partir dai, buscou junto ao PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade), informações para fazer em seus moldes adaptações a organização com perfil Empresarial. Para solidificar a cultura e manter o nível de Qualidade, a HERVAL firmou seu Comitê da Qualidade em março de 2000, fazendo com que houvesse um acompanhamento com foco em melhorias contínuas em todos os aspectos da Empresa, implantando atividades de Programas que mantiveram suas características e adequações no decorrer dos anos. O sistema de Gestão da Qualidade HERVAL atende os requisitos estabelecidos na Norma ISO 9001, conquistando a certificação no ano de 2003. Além das unidades Industriais, a H.Lar, empresa do ramo de Construção Civil, é certificada pela ISO 9001 e PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade de Habitat). Mantém como objetivo a padronização e melhoria contínua dos processos, produtos e negócios, buscando a satisfação dos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (144.2 Kb)   docx (136.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com