TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de classe A da Empresa Postes Nordeste S.A

Por:   •  2/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.787 Palavras (16 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR

Josenice Conceição do Amparo 

Reiguem Heritan Souza

SISTEMA DE SUPRIMENTOS

Gestão de classe A da Empresa Postes Nordeste S.A

Salvador - Bahia

2019.01

Josenice Conceição do Amparo 

Reiguem Heritan Souza

SISTEMA DE SUPRIMENTOS

Gestão de classe A

Trabalho realizado pelos alunos do curso

 De administração,

Apresentado ao curso de Gestão Patrimonial

 Universidade Ucsal Campus Pituaçu,

Como parte de estudo de campo feito

Na empresa Postes Nordeste BA

 Sob orientação do professor Silvio Bello

Salvador - Bahia

2019.01

OBJETIVO:

O objetivo deste trabalho foi pesquisar e conhecer de maneira prática e teórica através de pesquisa de campo a empregabilidade na prática dos métodos de sistema de suprimentos, dando ênfase a gestão dos itens de classe A.

A Postes Nordeste BA, a qual atua no ramo

de distribuição de embalagens descartáveis nos cedeu espaço para realizarmos a pesquisar e conhecer o método usado.
A empresa vê com muita importância o uso de métodos da gestão de suprimento para poder se manter competitiva no mercado oferecendo bons resultados e atratividade para captar e fidelizar seus clientes  nesse mercado que a cada dia torna se mais exigente e competitivo, além de garantir melhor racionalização de tempo e recursos no processo de prestação de serviços.

INTRODUÇÃO:

Após a era da globalização o mercado se tornou mais competitivo e mais exigente, impondo às empresas buscar por métodos de gestão mais modernas e eficiente e com isso atrair cada vez mais a atenção e satisfação de clientes, atuando com bons relacionamentos através de uma boa prestação de serviços na venda de um produto em relação ao seu consumidor final.

Esse processo tornou mais profissional a forma com que as empresas gerenciam os fluxos de bens, serviços, finanças e a maneira como lida com as informações dentro de uma cadeia integrada entre parceiros que englobam fabricantes, fornecedores e clientes finais avaliadas com indicadores de desempenho com segurança e assim melhor atender as atividades do cotidiano.

Para maior previsibilidade de visualizar e aumentar as metas estipuladas pelas empresas é preciso manter o ritmo em harmonia com atendimento para assim aumentar expectativas de lucratividade e captação de novos clientes.

Daí as empresas usarem o sistema de suprimentos que por sua vez dentre outras une às necessidades da empresa a qualidade de serviços e de produtos, o conjunto de processos necessários para que o atendimento ao consumidor tenha mais eficiência, reduzindo custos, desde os fornecedores até os clientes finais.

O processo da cadeia de suprimentos abordado neste trabalho, refere-se ao processo de fabricação de estruturas pré-moldadas de concreto armado, em série e sob encomenda o qual consiste em garantir que os materiais necessários em uma organização estejam disponíveis no tempo, quantidade e especificações corretos. É apresentada a evolução do processo de compras que vem de uma atividade extremamente operacional para uma função de análise e participação nas estratégias da organização.

As melhorias do processo de Compras possibilitam a otimização da operação de compras, buscando vantagens na negociação de preços, melhor eficiência, controle mais rigoroso dos gastos e melhores níveis de serviços, outra função fundamental do processo de compras está na avaliação e seleção de fornecedores, uma relação de longo prazo para aquisição de materiais que atendam às necessidades da organização. A área de suprimentos preocupasse com a aquisição é o arranjo da movimentação de recebimento de estoque, de matérias, peças e/ou produtos acabados de fornecedores para fábricas de montadoras, armazéns, ou lojas varejistas. Dependendo da situação o processo de suprimento normalmente identificado por diferentes nomes, na manufatura o processo de suprimento é denominado compras; em círculos governamentais é chamado de licitação, no atacado e varejo.

O objetivo da cadeia de suprimentos é potencializar as competências essenciais dos membros para atingir a redução geral do tempo ocioso do estoque (é a razão entre o tempo que o estoque fica parado é o tempo em que está sendo produtivamente movimentado para um local desejado na cadeia de suprimentos).

A intenção é integrar diretamente o estoque ao processo de agregação, valor ao cliente sem que o produto seja colocado no armazém ou em outras situações que impeçam a movimentação contínua.

Uma cadeia de suprimentos pode fazer parte de uma ou de várias cadeias produtivas dependendo das características de seus produtos finais ela sempre envolverá todas as atividades associadas como movimento de bens, desde o estágio de matérias-primas até o usuário final

DESENVOLVIMENTO

CADEIA DE SUPRIMENTO:

A administração do sistema de materiais de suprimentos, Supply Chain management (SCM) em inglês, é o gerenciamento de uma rede de negócios interligadas e têm como características gerenciar os fluxos de bens, serviços, finanças e informações dentro de uma cadeia integrada, que engloba desde a compra da matéria prima, produção e distribuição ao consumidor que é o objetivo final dessa cadeia de logística.

Para que haja uma correlação entre os processos é preciso que haja uma cooperação entre os integrantes dessas atividades, ou seja para que se tenha sucesso o processo precisa de fatores que se auto comuniquem entre si a exemplos dos setores de compra, produção além do setor de entrega dos produtos e serviços aos clientes. A garantia desse sucesso vem da escolha de boas parcerias entres as partes envolvidas a saber pelos fornecedores e clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (413.6 Kb)   docx (557 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com