TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão em Primeiro Lugar

Por:   •  4/10/2020  •  Abstract  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

IMPLANTAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE AGENTES COMUNITÁRIO DE SAÚDE PELA ESCOLA DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE PROF. JORGE NOVIS - EFTS DA BAHIA

MESTRANDO: Renivaldo Freitas dos Santos

ORIENTADORA: Dra. Silvana Lima Vieira

RESUMO

O estudo enfocará a Implantação da Formação Profissional de Agentes Comunitário de Saúde pela Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis - EFTS da Bahia.  Tem como objetivo: analisar a implantação da formação profissional dos Agentes Comunitários de Saúde pela Escola Técnica Prof. Jorge Novis (EFTS), no período de 2006 a 2008 e objetivos específicos: identificar os atores institucionais responsáveis pela implantação da formação profissional dos ACS no período de 2006 a 2008; mapear as ações e propostas para implantação da formação profissional dos ACS; descrever o processo de implantação da formação profissional dos ACS no Estado da Bahia no período de 2006 a 2008; abordar as facilidades, dificuldades e conflitos no processo de implantação da formação profissional dos ACS no Estado da Bahia; e, elaborar um guia de orientação técnica contendo diretrizes para implantação de processos educativos. Trata-se de uma pesquisa é do tipo exploratória e documental, com abordagem qualitativa, cujo método utilizado será o estudo de caso, fundamentada no referencial teórico de Mário Testa por entender que ele se adequa ao objeto de estudo, ou seja, o pensamento estratégico. O cenário da pesquisa será a Escola de Formação Técnica em Saúde- Professor Jorge Novis, na qual ocorrerá a coleta de informações por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – nível central e membros da Equipe Gestora da EFTS daquela época, análise documental e observação.

Palavras chaves: Agente comunitário de saúde. Formação profissional. Pensamento estratégico.

O objetivo deste trabalho é analisar a implantação da formação profissional dos Agentes Comunitários de Saúde pela Escola Técnica Prof. Jorge Novis (EFTS), no período de 2006 a 2008.

As mudanças socioeconômicas e a escassez financeira fazem do cenário das instituições públicas um ambiente de instabilidade e acredita-se que as estratégias que promovem a mudança organizacional frente aos seus desafios favorecem para o processo de construção do conhecimento por estimular o pensamento estratégico, articulando-se com o planejamento estratégico onde se registra e formaliza arranjos institucionais, administrativos, orçamentários e financeiros necessários a manutenção da gestão do conhecimento para obtenção de resultados eficientes.

Com isso, do processo articulado para formação profissional dos ACS, pôde-se obter como resultado a qualificação de mais de 19 mil ACS em 385 municípios do Estado da Bahia, no período de 2007 a 2015, tem-se como tese que essa mobilização reverberou em mudanças significativas para a Escola que passou a tratar seus processos de implantação de cursos para os trabalhadores do SUS de forma mais madura e eficiente.

Dessa forma, observa-se que a estratégia na organização direciona-se para “os processos e as práticas detalhadas que se constituem nas atividades diárias da vida organizacional e que se relacionam com os resultados estratégicos” (JOHNSON; MELIN; WHITTINGTON, 2003, p.14), ou seja, a estratégia se concentra nas atividades cotidianas dos sujeitos envolvidos no processo e no modo que eles interagem em suas atividades com o contexto organizacional (JARZABKOWSKI, 2003).

Corrobora a essa afirmativa, o conceito de “situação” de Matus (1987), conforme citado por Artmann (2000, p.6), “enquanto um recorte problemático feito em função de um projeto de ação, está constituída pelo ator-eixo da explicação situacional, por outros atores, pelas suas ações e pelas estruturas econômicas, políticas, ideológicas e culturais que condicionam os atores e suas ações.”

Já Testa (1989), segundo citação de Teixeira (2010, p.24) contribui ainda, que o centro da problemática estratégica é o poder e acrescenta que a política é como uma proposta de distribuição do poder e a estratégia como uma forma de implementação de uma política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com