TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão no Agronegócio

Por:   •  28/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 5

GESTÃO NO AGRONEGÓCIO: Gestor Agrícola


  1. INTRODUÇÃO

Sabe-se que o Brasil é um país extremamente abundante com relação a agricultura, mas o agronegócio só tem sido lembrado das grandes empresas, como a Suzano, por exemplo. Contudo os micro e pequenos agricultores também estão encontrando seu espaço no mercado, até por ser uma produção menor que as grandes empresas do ramo, e com isso consegue produzir com maior cuidado e por consequência produzem com uma maior qualidade.

O Brasil é por sua natureza um bom país para o desenvolvimento do agronegócio por condições naturais, com um clima diversificado, chuvas regulares, energia solar abundante e quase 13% de toda a água doce disponível no planeta, o Brasil tem 388 milhões de hectares de terras agricultáveis férteis e de alta produtividade, dos quais 90 milhões ainda não foram explorados. E a projeção para esse mercado é o crescimento ainda maior nesse ramo no Brasil, o agronegócio é a principal atividade do país.

Com o crescimento do agronegócio, surgem diversos micro e pequenos empreendedores nesse ramo, que não possuem um negócio muito organizado, não possuem ferramentas de mensuração dos seus resultados, somente fazem a plantação, o cultivo e a venda, sem muito controle, sem saber o quanto está vendendo, o quanto está plantando, visto isso surgiu o Gestor Agrícola, um sistema de apoio ao micro e pequeno agricultor que deseja ter maior controle do seu negócio.


  1. O AGRONEGÓCIO

O agronegócio, como se sabe é um mercado que possui extrema importância no Brasil, tanto que o nosso país é um dos principais produtores agrícolas do planeta, com potencial de ser o maior produtor rural do mundo, possuímos condições naturais extremamente favoráveis ao desenvolvimento desse negócio, como o clima e a quantidade de água.

            Diante da realidade e importância desse mercado para a economia brasileira, tem se investido muito em tecnologias para o agronegócio, para que a produção seja mais eficiente e consciente.

           Para se ter ideia da importância do agronegócio para o Brasil, esse mercado sozinho representa 21,1% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, além disso é responsável por uma boa quantidade de exportações do país, como exemplo temos o Brasil sendo o maior exportador do mundo de café, suco de laranja e soja.

          A perspectiva que se tem é do continuo crescimento do agronegócio, e diante dessa realidade muitas pessoas da zona rural passaram a ser pequenos agricultores familiares para investir em um micro e pequeno agronegócio, porém esse micro e pequeno agricultor não possui acesso as principais tecnologias que as grandes empresas possuem, e muitas das vezes nem possuem um controle mínimo do seu negócio, só se sabe do lucro por conta que no final sobra dinheiro.

Visando esses pequenos agricultores que querem se inserir no agronegócio de forma profissional que surgiu o sistema Gestor Agrícola, visando o desenvolvimento dos mesmos, para que eles possuam maior controle de seu negócio, e por consequência, consigam crescer com seu negócio, pois como já foi visto, o mercado existe, e não vive somente das gigantes do mercado, os pequenos também possuem espaço e com um bom controle do que se faz, é muito provável que se tenha prosperidade.


  1. A EMPRESA

Uma empresa familiar com 25 anos de história e muito trabalho, a Fazenda Olho D’água, localizada no município de São João dos Patos – MA conta com seu proprietário Edovandro de Sousa e Silva, responsável legal por cerca de 800hec de terras e dividindo o negócio em duas partes, agricultura e pecuária.

Principais atividades pecuárias:

  • Criação de bovinos, equinos e caprinos;
  • Compra e venda de bovinos, equinos e caprinos;
  • Distribuição de carnes bovinas para açougues locais.

Principais atividades agrícolas:

  • Plantio e colheita de grãos
  • Distribuição na região de arroz, feijão, milho, abóbora e mandioca.

Principais Dificuldades:

  • Clima semiárido;
  • Estiagem;
  • Terras de planícies;
  • Dependência do mercado local.

Pontos fortes:

  • Terra fértil;
  • Conhecimento do negócio;
  • Centralização da colheita;
  • Clientes fidelizados;
  • Parceria com o município.

Oportunidades:

  • Mecanização no plantio e colheita;
  • Especialização da mão de obra;
  • Busca por outros mercados;
  • Participação em eventos de agro negócio de outras regiões.
  1. IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA

Devido a pouco habilidade em fazer a gestão do negócio é necessário que o sistema seja de fácil acesso e rápido entendimento, pensado nisso criamos GESTOR AGRÍCOLA, como já diz o nome é um sistema que tem o intuito de contribuir para o melhor funcionamento de pequenas empresas nesse setor.

 Trata-se de um controle interno na base do Excel em forma de tabela contendo dados importantes do dia a dia da empresa, (entradas/saídas) por exemplo a quantidade de sementes compradas, a quantidade de adubo, a quantidade vendida, o gasto com água, luz, dentre outros, todos diretamente relacionados a produção. Tudo o que for gasto para que a produção aconteça e tudo que for ganho com ela, deve conter na tabela, e nesse sentido cabe aos donos, administradores ou a pessoa responsável pela empresa fazer a alimentação diária do sistema.  

Apesar de muito simples essa é a principal forma de controle para quem não tem condição e conhecimento para comprar um grande sistema de gestão.  E lembrando que mesmo um sistema como esse requer disciplina na alimentação dos dados, pois deve refletir a realidade do negócio para que no final possamos analisar se há um retorno ou apenas prejuízo.

Contudo, o primeiro passo é que o micro produtor conheça seu negócio, conheças as etapas de sua produção, a seguir, uma apresentação sobre o funcionamento do sistema Gestor Agrícola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (81.1 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com