TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Governaça Bradesco

Por:   •  21/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

Conclusão do uso da governança corporativa na empresa e qual sistema e modelo que é utilizado e seu diferencial de mercado.

O uso da governança corporativa trouxe ao Banco Bradesco grande vantagens e eficácia organizacional, ele está sintonizado as melhores práticas de governança do mercado e vem aperfeiçoando, a cada dia, seu sistema de gestão, procurando integrar os aspectos econômico-financeiros, sociais e ambientais.
Um estudo de Bianchi, Wachholz e Moreira (2007) buscou diagnosticar os impactos econômico-financeiros da implantação das práticas de governança corporativa do Banco Bradesco S/A, analisando e comparando seu desempenho em períodos pré e pós implantação das práticas de governança corporativa. Em relação aos procedimentos metodológicos a pesquisa foi classificada como qualitativa, quantitativa, descritiva e documental. Os dados foram coletados das Demonstrações Contábeis, disponíveis no site da Bolsa de Valores de São Paulo, procedendo-se à seguinte análise: solvência e liquidez, capital e risco, rentabilidade, análise das ações, eficiência operacional.
A conclusão do estudo constatou que após a adesão ao
nível 1 de governança corporativa o desempenho econômico e financeiro do Bradesco evoluiu e isso foi identificado através do conjunto de indicadores que constatou o aumento do valor patrimonial, aumento dos dividendos por ação, redução do tempo de retorno e aumento no lucro líquido por ação. O índice de eficiência operacional também melhorou, evidenciando comprometimento e empenho da gestão quanto à redução de despesas com vistas a melhoria nos processos. Tais fatores indicam a criação de valores ampliada para os acionistas, bem como torna as ações do Bradesco um investimento atrativo aos investidores, isso devido utilização de políticas, boas práticas de governança e outras variáveis que influenciaram a melhores resultados organizacionais.

Anteriormente o modelo utilizado era o outsider system, onde a preocupação estava somente nos acionistas, porém atualmente é o insider system que se caracteriza por respeitar os direitos dos acionistas, investidores, clientes, funcionários e demais stakeholders, com tratamento justo e igualitário e também por ter uma grande quantidade de acionistas tipicamente no comando das operações diárias diretamente ou via pessoas de sua indicação. Isso faz com que se adote uma visão mais abrangente, alcançando aspectos de responsabilidade social da empresa e seu relacionamento com uma gama bastante ampla de envolvidos.

Os diferenciais do Bradesco em relação ao mercado são construídos tendo como referência a transparência e o respeito no relacionamento com acionistas, funcionários, colaboradores e demais públicos de interesse, ele conduz seus negócios e relacionamentos com base na ética e transparência, conceitos que permeiam sua cultura organizacional e ajudam na evolução constante do negócio.
As boas práticas de governança corporativa atualmente tornou-se também um grande diferencial, pois convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (86.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com