TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA CIA HERING

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.789 Palavras (8 Páginas)  •  1.647 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

Introdução 2

Desenvolvimento 3

Considerações finais 9

Referencias Bibliográficas 10

Introdução

Notamos que nas organizações modernas são observados alguns dos princípios que foram utilizados no passado por pessoas que revolucionaram o conceito da administração de empresas. O ganho de tempo, através de ações rápidas e monótonas sem grande uso de raciocínio,funcionários que ganham de acordo com o que produzem, é induzido a produzir sempre mais, gerando assim mais lucro para a empresa. Neste trabalho será apresentada uma dessas empresas que utilizam em seu modelo de gestão alguns dos princípios das teorias desenvolvidas por Ford e Taylor.

A empresa aqui apresentada é uma grande empresa é especializada na produção de roupas, que levam a sua marca com o mesmo nome da empresa, Hering. Fundada em 1880 por dois irmãos Alemães é uma das mais antigas empresas desse ramo no Brasil. Neste trabalho serão expostos os princípios organizacionais que essa empresa adota, Além de todos os seus dados obtidos através de entrevista com funcionário e pesquisa em revistas e na internet. Também será estabelecida a correlação entre os princípios dessa empresa com as teorias utilizadas na revolução industrial. Esse trabalho também avaliará como funciona o sistema de comunicação dentro da empresa, entre os funcionários, departamentos e com a sociedade. A forma como é feita a distribuição de cargos e a política de recursos humanos também será apresentado aqui.

Este trabalho tem como objetivo principal fazer uma analise da empresa Hering, que é uma empresa da atualidade e avaliar a estrutura organizacional dessa empresa e contextualizar como são aplicadas as teorias da Administração na gestão dessa empresa.  

Desenvolvimento

A empresa Hering é uma empresa brasileira especializada em moda adulta. A marca Hering abrange também as marcas de moda infantil. Foram fundados pelos irmãos Alemães Bruno e Hermann no ano de 1880. A empresa é uma das mais antigas companhias brasileiras que ainda funcionam normalmente. O nome da empresa é uma palavra Alemã que significa “Arenque” (Que são peixes pequenos e gordurosos) por isso o logotipo da empresa é formado por dois peixinhos simbolizando cada irmão.

A sede da empresa Hering e as principais filiais se localizam em Blumenau no estado de Santa Catarina. Foi à primeira empresa têxtil brasileira a exportar seus produtos no ano de 1964. Em 1964 surgiram às lojas franqueadas por todo o Brasil, e no ano de 2015 já existem mais de 400 lojas franqueadas por toda a região do país e elas se localizam principalmente em centros de compras e shopping Center e possui três lojas virtuais para a Hering, Dzarm e PUC.

Nos últimos anos a empresa passou a optar pela importação de seus principiais produtos da China, visto a competitividade do mercado brasileiro diante dos preços baixos de importados.

Na teoria de Taylor cada trabalho tem sua função assim como na empresa Hering tem funcionários com funções distintas sendo que uma favorece o outro todo o serviço de costura é direcionado a grupos formados por oito costureiras cada. Onde cada uma exerce uma função de montagem da peça. Contem em media de 28 á 30 grupos de costureiras fora os outros grupos destinados a outras funções como, por exemplo, os grupos de acabamento e os grupos da contagem.

Exemplos de funções desempenhadas dentro da empresa:

• Costureira

• Mecânicos

• Eletricistas

• Revisoras

• Carregadores de grades

• Almoxarifados

• Limpeza (zeladoras)

• Auxiliares

• Enfermeiras

• Seguranças

• Acabamentos

• Contagens

A empresa trabalha pela divisão de setores como, por exemplo, direção, administração, revisoras, Rh, auxiliares, costureiras, mecânicos, carregados de grade, almoxarifado, limpeza entre outros. O sistema de comunicação ocorre no modo as seguir gestores fazem reuniões com os administrativos e supervisores onde tratam dos assuntos, falam sobre o que precisa melhorar os problemas que estão ocorrendo e depois ocorrem outras reuniões, mais desta vez por setores onde repassados as informações para os outros funcionários. Eles procuram usar de maneira formal mais a maioria das vezes antes das reuniões formais surgem os boatos as conversinhas sobre o que vai ser tratado na reunião de maneira informal.

Como e uma empresa grande às vezes quando a produção esta a todo vapor surge à necessidade de contratar outras pessoas que passam desenvolver o trabalho de qualidade da mesma forma mais em outro lugar que são as chamadas facções que são pequenas empresas muitas vezes informais que realizam este trabalho há também as pessoas que da manutenção em equipamentos que não são da empresa, são funcionários de outras empresas mais que prestam serviços para Hering.

A linguagem que e utilizada pela maioria dos funcionários e a informal porque devido à grande quantidade de pessoas em um mesmo setor de serviço e grande e cria um vinculo de amizade. A integração entre e feita por setores, quase não há vinculo entre diferentes setores. Também com as novas tecnologias influenciam muito na comunicação das pessoas os bate papos, as redes sociais tudo faz um grande peso na comunicação às vezes positivo às vezes negativo.

A empresa fundada em 1880 é considerada uma das maiores empresas do ramo têxtil e confecção do Brasil. Foi constatado que a empresa segue a tendência do padrão mundial de produção, onde grandes empresas passam a depender cada vez menos das atividades produtivas, focalizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (136.7 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com