TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

Por:   •  1/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE – HISTÓRIA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

VALOR: 05 PONTOS

1 – FAÇA UM RESUMO DA HISTÓRIA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL? NA SUA OPINIÃO O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL. PORQUE?

A formação do sistema financeiro nacional teve início com a vinda da família real portuguesa em 1808, quando foi o criado o banco do brasil; Aconteceram duas coisas importantes nessa época que foi, a vinda dos fuzileiros navais e a criação do sistema financeiro (primeiro Banco do Brasil), que se estruturou em 1808 e passou a funcionar em 1809, com a chegada do Dom João XI e sua família. Com o tempo, novas instituições foram surgindo como: Caixa Econômica Federal em 1831, embora não tenha tido muito sucesso no Rio de Janeiro, Inspetoria Geral dos Bancos em 1920, Câmara de Compensação no RJ em 1921, Câmara de Compensação em SP no ano de 1932 e os Bancos Privados. Com isso, o sistema começou a ficar fortalecido a partir de 1900, mas passou a ser importante, principalmente após a Segunda Guerra Mundial, quando o mundo começou a se preparar também, no período ocorreram alguns eventos de nível mundial que acabou contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do sistema financeiro nacional. A partir disso, nascem novas instituições financeiras mundiais, e as principais foram o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Banco Mundial que atuam até hoje de forma muito significativa e global.

No Brasil, em 1945 é criada a superintendência da moeda e do crédito que, pela lei 4.595, daria lugar ao Banco Central do Brasil; Nas décadas de 50 e 60 são criados: BNDE, Sistema Financeiro de Habitação, Banco Nacional da Habitação e o Conselho Monetário Nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com