TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Higiene e Segurança no Trabalho

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.566 Palavras (15 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

1.1 1ª etapa - diagnóstico 4

1.2 Estrutura Organizacional 4

1.2.1 Higiene e Segurança no Trabalho 5

1.2.2 Treinamento e Desenvolvimento 6

1.2.3 Avaliação de Desempenho 6

1.3 Estratégias de Marketing 7

1.4 Administração da Produção 8

1.5 Operações e logística 10

2 2ª ETAPA – análise fundamentada 12

3 CONCLUSÃO 15

4 REFERÊNCIAS 16

1 INTRODUÇÃO

Vivemos um momento de importante transição do ambiente econômico, onde a gestão do conhecimento adquire um papel central para a competitividade tanto das empresas. Isto, entretanto, nem sempre foi assim, pois, no passado, vantagens de localização, assim como o acesso à mão-de-obra barata, recursos naturais e ao capital financeiro tinham papéis muito mais determinantes.

A Gestão do Conhecimento nas organizações passa, necessariamente, pela compreensão das características e demandas do ambiente competitivo e, também, pelo entendimento das necessidades individuais e coletivas associadas aos processos de criação e aprendizado.

Os operadores logísticos trabalham com o desafio constante de desenvolver novos conceitos e estratégias para satisfazer o cliente com valores competitivos e dentro da realidade de mercado, bem como o pessoal envolvido na parte administrativa, direção geral que são repsonsáveis pela direção da empresa e e por fim os trabalhadores em geral, oferecendo um serviço de alta qualidade. Assim surge a necessidade de entender as disciplinas estudadas nesse semestre que são: Gestão de Pessoas, Operações em logísticas, Estratégia de Marketing, Admistração da Produção, sejam eles fornecedores, clientes ou outros colaboradores.

Todos trabalhando e colaborando no projeto ou serviço em questão, esta parceria caracteriza-se pelo alto grau de compromisso entre todos os envolvidos, estando sempre focada na eficácia dos serviços prestados, eliminando desperdícios e optimizando equipamentos, mão-de-obra e recursos empregados.

Neste trabalho procuraremos mostrar que o ambiente de mercado em que a empresa Arapiraca Construções está inserida, caracterizando a gestão de conhecimentos e buscando grandes avanços das tecnologias da informação, modernos, modelos gerenciais, alta competitividade e a tendência pela profissionalização e qualificação do trabalho dos colaboradores.

1.1 1ª ETAPA - DIAGNÓSTICO

A Empresa escolhida para realização deste trabalho foi “Arapiraca Construções”, localizada na cidade de Arapiraca, município localizado no interior do Estado de Alagoas, sendo uma cidade centro da região. A empresa é do ramo Comercial e trabalha com a vende de Material de Construção, sendo líder no mercado em que atua, pelos diversos benefícios concedidos a seus clientes.

1.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A empresa possui um nível hierárquico bem estruturado, constituído da seguinte forma:

Nível estratégico: tem dois executivos, o gerente e o subgerente que são responsáveis pela definição dos objetivos e planos da empresa, são eles que tomam todas as decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral.

Nível Tático: Neste nível a empresa reúne todos os chefes de setor e passam as decisões tomada para aplicação no nível operacional.

Nível Operacional: neste nível o foco é o trabalhar junto aos funcionários não administrativos, implementando os planos específicos definidos no planejamento tático.

2.2 Gestão de Pessoas

O capital humano no grupo pão de açúcar ou como qualquer outro é baseado primeiramente no sumo da palavra onde a empresa disponibiliza fatores competências e capacidades necessárias para que a proposta de valor da empresa seja entregue pelos colaboradores responsáveis por cada objetivo periódico dentro da organização. A percepção de potenciais internos dentre os funcionários são bem avaliados para conseguir a proposta de valor da empresa, tanto coletivas como individuais.

Um dos objetivos da empresa é desenvolver e aprimorar times de trabalho no comprometimento com a empresa, responsabilidades definidas, treinamentos específicos, desenvolvimento social, cultural e econômico das pessoas que são seus funcionários, mas existe o empecilho na área de produção onde os trabalhadores recebem através de diárias ou semanalmente e nem sempre são os mesmos trabalhadores que fazem os serviços mais pesados.

1.2.1 Higiene e Segurança no Trabalho

A higiene do trabalho compreende normas e procedimentos adequados para proteger a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerente às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. Ela está ligada ao diagnóstico e à prevenção das doenças ocupacionais, a partir do estudo e do controle do homem e seu ambiente de trabalho. Ela tem caráter preventivo por promover a saúde e o conforto do funcionário, evitando que ele adoeça e se ausente do trabalho. Envolve, também, estudo e controle das condições de trabalho.

A empresa em estudo obedece as normas da lei e tem uma estrutura adequada, buscando sempre a segurança física e mental de seus colaboradores, trabalhando principalmente na prevenção de possíveis fatos. Além disso está sendo contratado um profissional de segurança no trabalho que por conseguinte irá fiscalizar e implantar um sistema de segurança para evitar acidentes no manuseio dos produtos pesados e na logística incluindo também um programa de EPI, onde todos irão aprender como utilizar os equipamentos que chegarão em breve.

1.2.2 Treinamento e Desenvolvimento

O treinamento e desenvolvimento são considerados as ferramentas mais importantes do RH, onde estes têm por objetivos repassar todos os conhecimentos para o profissional, para que estes desempenhem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com