TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Higiene e segurança no trabalho como diferencial competitivo na maximização de resultados

Por:   •  6/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.108 Palavras (13 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 13

Índice

1.        Introdução        3

1.        Objectivos        4

1.1.1.        Objectivo geral        4

1.1.2.        Objectivos específicos        4

1.2.        Delimitação do tema.        5

1.3.        Justificativa        6

1.4.        Problematização        7

1.5.        Hipóteses        8

2.        Referencial teórico        9

2.1.        Higiene e segurança no trabalho, conceitos básicos.        9

2.2.        Aspectos referentes aos programas de higiene e segurança no trabalho nas organizações        10

2.3.        Diferencial Competitivo        11

2.3.1.        Higiene e segurança no trabalho como factor competitivo para a maximização dos resultados.        12

3.        Metodologia        14

3.1.        Quanto aos objectivos        14

3.1.1.        Método de Pesquisa Exploratória        14

3.2.        Quanto aos procedimentos técnicos        14

3.2.1.        Pesquisa Bibliográfica        14

4.        Referência bibliográfica        15

  1. Introdução

A nova tendência do mercado económico, virada a competitividade, obriga as organizações a serem mais dinâmicas e proactivas na definição de estratégias para o desenvolvimento das suas actividades. Nos dias actuais, é frequente nas organizações a busca infinita do diferencial competitivo, de modo a liderar o mercado bastante complexo.

TOMEI (1996) diz que a competitividade traduzida pelo binómio da produtividade e qualidade torna-se o ponto crítico para a sobrevivência, o crescimento e a perpetuação das empresas quando seus resultados dependem da qualidade do desempenho dos seus Recursos Humanos. Este vai mais além afirmando que a gerência de pessoas passa a ser um componente indispensável de um desempenho corporativo e vantagem competitiva sustentados.

Devido a estas alterações, começa a ser notória a preocupação pelo  bem-estar dos Recursos Humanos, na medida em que percebe-se que este recurso é fundamental para o alcance dos objectivos organizacionais. Nesta prespectiva, surge uma nova componente no sistema de gestão organizacional, designada higiene e segurança no trabalho, na perespectiva de garantir condições adequadas para realização das actividades. Onde os colaboradores se sintam seguros e a organização reduza os seus gastos para atender casos de acidentes e doenças profissionais causadas pelo ambiente do trabalho.

Como é natural, nem todas organizações olham para a componente Higiene e Segurança no Trabalho como um factor determinante para o sucesso dos seus negócios. O estudo pretende analisar de que forma a componente Higiene e Segurança no Trabalho pode ser percebida como um diferencial competitivo para a maximização dos resultados das organizações.

O mesmo será feito mediante um estudo de caso de uma empresa que dedica-se na criação e processamento de frangos. A empresa em referência pretende num curto espaço de tempo alargar a sua actividade, aumentando os seus investimentos e empregando mais pessoas.  

  1. Delimitação do tema.

A competitividade de uma organização advém do desenho e implantação de estratégias adequadas, que não só favoreçam a organização, mas também tenham um impacto positivo na vida dos colaboradores, clientes e fornecedores.

O presente estudo esta focada na analise da componente higiene e segurança no trabalho como diferencial competitivo nas organizações para a maximização de resultados. O estudo será feito na empresa Tongasse, uma empresa sedeada no povoado de Magoene, no distrito de Mandlakazi, que desenvolve actividades agro-pecuárias. Esta organização esta neste momento a instalar um matadouro de processamento de frangos, nesta ordem de ideia pretendemos perceber como a empresa esta a ligar com a questão de higiene e segurança no trabalho e de que maneira esta componente torna-se um diferencial competitivo.

As organizações que pretendem ocupar lugares cimeiros  no mercado bastante competitivo e complexo devem garantir o bem-estar e a satisfação dos seus factores de produção, criando condições de higiene e segurança.

 

  1. Objectivos

  1. Objectivo geral

  • Analisar ate que ponto a componente higiene e segurança no trabalho pode ser vista como um diferencial competitivo para a maximização dos resultados das organizações.
  1. Objectivos específicos

  • Identificar os aspectos a ter em conta na concepção e implementação de programas de higiene e segurança no trabalho;
  • Identificar as vantagens de programas de higiene e segurança no trabalho nas organizações e de que forma influenciam os resultados da empresa.
  • Explicar de que forma a componente Higiene e Segurança no Trabalho pode ser percebido como diferencial competitivo para a maximização dos resultados.
  1. Justificativa

A competitividade das organizações é cada vez mais renhida, cada organização procura trazer para a sua estrutura organizacional algo único e exclusivo, de modo a garantir a confiança dos seus clientes. O recurso humano é vista, na actualidade como um recurso que possibilita a competitividade organizacional, para tal é preciso criar condições dignas de trabalho, oferecendo ambientes favoráveis para o desempenho pleno das suas actividades.

Higiene e segurança no trabalho é ainda uma componente pouco explorada pelas organizações, poucas são as organizações que possuem um plano de prevenção de riscos profissionais, por exemplo, o que possibilita o aumento de casos de acidentes e doenças de origem profissional.  

As organizações não estratégicas, preferem gastar seus fundos atendendo eventuais acidentes, que poderiam ser evitadas, que várias vezes afectam mais os recursos humanos, enquanto as mais estratégicas, na sua estrutura organizacional existe uma área especializada para a gestão de prevenção de riscos profissionais, reduzindo bastantemente os custos por acidentes de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (187.3 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com