TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE SWOT COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO: UM ESTUDO

Monografias: ANÁLISE SWOT COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO: UM ESTUDO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO DE ENSINO TEOLÓGICO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ÉRIKA SANTOS RIBEIRO

RESENHA CRÍTICA

BOQUIM-SE

2013

ÉRIKA SANTOS RIBEIRO

RESENHA CRÍTICA

Atividade do curso de ADMINISTRAÇAO, sob a orientação do profº tutor Ralbert Menezes, como um dos pré requisitos para avaliação da disciplina Administração Planejamento Estratégico .

BOQUIM-SE

2013

ANÁLISE SWOT COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO: UM ESTUDO

EXPLORATÓRIO NA COOPERATIVA MUZA BRASIL

BREVE SÍNTESE DA OBRA

As organizações precisam estar atentas às mudanças que ocorrem no ambiente em que estão inseridas para serem competitivas. Uma das maneiras mais eficientes para a competitividade é o planejamento, fundamentado em dados reais e concretos, para a previsão de um futuro próspero para a organização.

O planejamento é um dos fatores – quando considerado – que propicia maior índice de sucesso para as organizações. Segundo Kwasnicka (1981, p. 153), o planejamento é definido como “a atividade que os administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado”. Essa análise envolve atividades de antecipar, influenciar e controlar a natureza e a direção das mudanças. É um processo contínuo envolvendo noções de percepção, análise, pensamento conceitual, comunicação e ação. Para que o planejamento seja realizado de maneira eficiente, são necessários diversos estudos para sua estruturação, inclusive a análise de cenários.

A competição pelo mercado teve origem na Revolução Industrial, onde surgiram as primeiras organizações comerciais e industriais. Com a Segunda Guerra Mundial, a estratégia empresarial surge como modelador do ambiente competitivo e do mercado de massa.

CONCLUSÃO

Em uma analise geral é necessário que as organizações elaborem estratégias que venham fazê-las competitivas. No qual Os 5 Ps da estratégia constituem um importante modelo para identificação da estratégia na organização e tem um poder fenomenal que são – entrada, ameaça de substituição, poder de negociação dos compradores, poder de negociação dos fornecedores e rivalidades entre os atuais concorrentes – alertam para o fato de que a concorrência não está limitada aos participantes estabelecidos. Ao se ter consciência desses cinco Ps da estratégia, pode-se projetar e encontrar respostas para o futuro.

Não existe o melhor caminho para se traçar estratégia, o importante é traçar planos, estabelecer metas, mensurar os resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com