TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A gestão de processos como diferencial competitivo

Resenha: A gestão de processos como diferencial competitivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Resenha  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 3

A gestão de processos como diferencial competitivo

As organizações são constituídas por complexas combinações de recursos como; capital, instalações, equipamentos, sistemas informatizados, pessoas, etc..., que são interdependentes e interligados, geralmente perseguindo os mesmos objetivos, cujo desempenho pode afetar positiva ou negativamente as organizações e seus conjuntos.

Pensando nisso, avaliamos a história de indústrias, onde o processo de produção começou a mudar, evoluindo em diferentes fases, como quando tivemos a produção em massa (ou em larga escala) onde o importante era produzir, independentemente do nível de qualidade do produto. Um pouco mais à frente, com a evolução da indústria, passou a ser comum encontrarmos nas empresas os famosos departamentos de “controle da qualidade”, os quais tinham como única função identificar e conter os problemas gerados na produção. Logo vieram os sistemas de departamentalização, onde se subdividia os setores (como a área de produção, a área de conferência, a de distribuição, a de comercialização, e as subdivisões da área administrativa (como RH, DP, Marketing, etc...)). Com isso, melhorando a qualidade do produto, proporcionando competitividade no mercado.

Recentemente, por conta de uma série de fatores, principalmente a abertura dos mercados e como consequência o aumento da competição mundial, as empresas se viram obrigadas a criar sistemáticas que focassem não somente na detecção de problemas, mas também na prevenção.Com isso passou a ser fundamental a definição de padrões e sistemas que fizessem com que estes padrões fossem minimamente seguidos.

Vale ressaltar que não é a metodologia ou a norma adotada que fará a empresa se consolidar e obter a máxima eficiência na gestão dos seus processos. Existem alguns fatores determinantes para o sucesso da implantação e, principalmente, da manutenção do que podemos chamar de “cultura” da Gestão de Processos nas empresas, dos quais destacamos:

- O apoio e a participação efetiva da Alta Direção da empresa;

- A disciplina na execução dos processos, por todos os profissionais, de qualquer nível hierárquico;

- O monitoramento permanente dos processos por meio de indicadores, com metas alinhadas aos objetivos da empresa;

- A comunicação objetiva e clara sobre os processos e seus resultados para todas as pessoas envolvidas;

- A manutenção de canais e programas permanentes direcionados à análise de resultados e melhoria dos processos;

- O direcionamento dos recursos tecnológicos para maximizar os resultados dos processos (ao invés de adequar os processos às tecnologias)

- A priorização da visão “horizontal” (por processo) em relação à visão vertical (departamentalização);

- A definição de um “owner” para os processos da empresa, com foco exclusivo na condução das ações de análise e melhoria dos processos, garantindo a manutenção da “visão sistêmica” e direcionada aos objetivos da empresa.

Um aspecto muito importante é que o modelo de Gestão de Processos é extremamente vantajoso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com