TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Informação

Por:   •  8/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

Documentário “Ordem e Desordem – A História da Informação”

Desde o início dos tempos a informação é necessária para uma boa convivência entre os indivíduos, e conforme podemos observar no documentário “Ordem e Desordem – A História da Informação” que nos foi passado em aula, a informação começou a ser transmitida através de imagens e símbolos esculpidos em argila. A informação tem um papel muito importante na vida das pessoas desde os tempos passados, como vimos neste documentário da BBC. No início os textos eram registrados em tábuas de argila e escritos através de símbolos que poderiam representar sons, então as pessoas perceberam que poderiam retratar qualquer coisa e que poderiam usar a informação para criar ordem. As escritas em tábuas de argilas vieram da Mesopotâmia a partir da cultura dos sumérios, então podemos dizer que é um dos textos mais antigos. Com o passar dos anos a comunicação, ou seja, a forma de passar a informação, foi evoluindo e grande inventores nos apresentaram outras formas de mandar uma mensagem.

A escrita com símbolos como transmissão de informação perdurou por muitos anos, e somente no século 19, durante a Revolução Industrial é que novas tecnologias foram surgindo. Durante esse período, Joseph Marie criou um dispositivo para auxiliar os tecelões de seda da época a produzirem mais rápido e com quaisquer tipos de símbolos e desenhos, assim capturando qualquer informação e podendo transferi- la para a seda. Ainda no século 19, houve um aumento na velocidade para transmitir a informação através de um novo dispositivo: a eletrecidade. A informação seria enviada através de um cabo, podendo ir rápido e para qualquer lugar. Em 1840, Samuel Morse e seu colega Alfred Vale, criaram códigos para descrever as letras do alfabeto, o que facilitou a leitura da informação por quem está do outro lado e assim poder trocar informações com mais facilidade usando a energia elétrica.

Após essas tecnologias, Alan Turing inventou o computador, que foi a máquina criada para processar as informações. Buscou traduzir o que ele queria em uma linguagem que a máquina entendesse, então foi criando códigos, e colocando novas informações e instruções para que a máquina fizesse o que ele queria. Logo, o computador segue um conjunto de instruções que foram inseridas em sua memória. Claude Shannon, um matemático, mostrou que qualquer mensagem que se quisesse enviar poderia ser traduzida em dígitos binários com uma sequência de uns e zeros, fez com que estas informações fossem quantificáveis e reais.

Portanto, o desenvolvimento na transmissão das informações gera alto impacto tanto na economia quanto na sociedade como um todo, quanto maior o nível de conhecimento das pessoas maior será sua produtividade e participação para uma melhor convivência e qualidade de vida, assim todos colaboram para inovação e evolução da sociedade em diversos aspectos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com