TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Natura Cosméticos

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.781 Palavras (24 Páginas)  •  951 Visualizações

Página 1 de 24

Capítulo 1

1. A História da Natura Cosméticos

Atualmente, a Natura Cosméticos S/A é uma das mais importantes empresas do ramo de cosméticos do Brasil. Diante de seus fortes concorrentes no mercado nacional, como o Boticário e Avon, ela se mostra como uma empresa viável e inovadora em seus produtos e serviços.

A Natura Cosméticos S.A é uma empresa pertencente ao setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, de origem brasileira e com forte presença na América Latina. Ela foi fundada no ano de 1969, quando Antônio Luiz da Cunha Seabra abriu uma loja e um laboratório em São Paulo. Em 1974 foi feita a escolha pelo modelo de vendas diretas. Em 1889 as quatro empresas que compunham o sistema Natura, originárias de parcerias com outros empreendedores, foram incorporadas à Natura Cosméticos. Em 1983, a Natura tornou-se uma das primeiras fábricas de bens de consumo contínuo a comercializar produtos com recargas ou refil. No período de 1990 a 1992, a empresa ganhou competitividade para enfrentar o mercado global com a integração de veteranos de multinacionais na diretoria.

Em 1994, a expansão na América Latina se iniciou através do Chile, Peru e Argentina, e, no ano de 1999, a Natura comprou o fabricante de produtos fitoterápicos Flora Medicinal para a aquisição de tecnologia na produção de produtos à base de plantas, visando sua estratégia de desenvolvimento de produtos baseados na biodiversidade brasileira. Tal aquisição também tinha como foco o ganho de conhecimento dos canais de venda de varejo, ou seja, considerável potencial de distribuição de cosméticos a médio e longo prazo.

Em 2001, a empresa inaugurou o complexo industrial de Cajamar, no estado de São Paulo, para pesquisa, desenvolvimento, treinamento e logística de suas operações. A fábrica trouxe muitos ganhos à Natura, pois permitiu a fabricação de produtos de alta qualidade, proporcionou flexibilidade e eficiência produtiva, além de baixas necessidades de investimento para futuras expansões.

Seguindo a estratégia de internacionalização, a Natura abriu sua primeira loja na Europa, em Paris, com investimentos previstos de US$ 21 milhões. Para mercados fora da América Latina, a empresa possui em andamento o projeto denominado “Ekos International”, com a estratégia de vender apenas produtos desta linha, explorando a imagem da biodiversidade brasileira com produtos compostos unicamente de ingredientes naturais.

Visão

A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.

Valores

Criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar (relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo) e o Estar Bem (relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte, com o todo).

A empresa viu no Brasil, a oportunidade de expandir seu mercado graças à variedade demográfica e sócio-econômica do país, ela desenvolve produtos diferenciados para atender às necessidades especificas deste conjunto particular de condições ambientais.

No próximo item, vamos citar as principais linhas de produto da empresa e descrevê-las.

1.1 Produtos Comercializados

A Natura Cosméticos oferece uma enorme variedade de cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal. O seu portfólio conta com cerca de 740 de Unidade de Manutenção de Stock (Stock Keeping Units – SKUs).

Dentre as diversas linhas de produtos, agrupam-se as linhas de maquiagem, tratamento para o rosto, corpo, banho, óleos corporais, perfumaria, cabelo, proteção solar, infantil e higiene oral.

Todos os produtos incluem soluções para diversas necessidades de seus consumidores, homens e mulheres de todas as idades.

A empresa se destaca por algumas submarcas que a simbolizam, as quais citamos abaixo:

 Chronos:

A linha Chronos oferece uma gama completa de opções para tratamento de pele do rosto, desenvolvidas para mulheres com mais de 30 anos. Esta linha afirma a beleza das mulheres em todos os estágios de suas vidas e alinha tecnologia para tratamento da pele com rejeição de estereótipos sobre beleza, bem como inclui variedade de produtos de limpeza, tonificação e hidratação da pele, além de produtos anti-sinais, divididos em categorias para mulheres de 30 a 45, 45 a 60 e 60 anos ou mais.

 Natura Ekos:

A linha Natura Ekos de produtos de perfumaria, higiene pessoal e ambientação, utiliza recursos da rica biodiversidade brasileira e é inspirada pelo conhecimento tradicional das propriedades e usos de nossas plantas.

Com esta linha, a empresa busca aumentar a consciência da riqueza de seu patrimônio ambiental e obter ingredientes naturais de maneira sustentável, de modo a preservar esse patrimônio para as gerações futuras e estimular o desenvolvimento e a qualidade de vida nas comunidades que cultivam ou extraem esses ingredientes.

Tendo como foco o conceito de sustentabilidade, os produtos Natura Ekos são biodegradáveis e utilizam vidros e embalagens que contêm material reciclado e refis que, além da diminuição do impacto ambiental, aumentam na competitividade, oferecendo economia e aproveitamento de embalagens. Esta linha cobre a maior parte dos segmentos de mercado nos quais a empresa atua, incluindo sabonetes, shampoos, condicionadores, hidratantes e perfumes.

 Mamãe e Bebê:

Esta linha, para higiene pessoal, foi desenvolvida para afirmar o valor do vínculo existente entre mão e filho, que se inicia na gravidez. Os ingredientes, texturas, fragrâncias, cores, formas e funções desses produtos são desenvolvidos para evocar a ternura do cuidado da mãe para com seu filho. A linha inclui produtos para o bebê, bem como para a mulher grávida.

 Fragrâncias e Perfumes:

Trata-se de uma variada e ampla seleção que oferece diversas alternativas para ambos os sexos, todas as idades e estilos, contemplando as diferenças nas preferências dos consumidores, tais como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.7 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com