TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DO CONTROLE CONTÁBIL SOBRE O PATRIMÔNIO DAS EMPRESAS

Tese: IMPORTÂNCIA DO CONTROLE CONTÁBIL SOBRE O PATRIMÔNIO DAS EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  Tese  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 4

Neste caso, talvez esteja na hora de começar a se pensar em combinar desvalorização cambial com desindexação dos preços monitorados, além de taxação das exportações de alguns bens básicos, o que reduziria o custo para os salários e geraria melhora da competitividade, nas linhas do que foi feito pelo governo da Argentina.

Outro possível problema com a estratégia alternativa de "juro baixo e câmbio alto" diz respeito às contas externas. Diante da grande liberdade de movimento de curto prazo do capital externo, como estabilizar o câmbio e fechar a balança de pagamentos sem usar o diferencial de juros para atrair capitais? Existe aqui uma forte assimetria.

De fato, se o câmbio for muito desvalorizado e houver equilíbrio ou superávit em conta corrente, mesmo com um diferencial de juros baixo ou nulo, a tendência do mercado, a princípio, vai ser especular na direção de valorizar o câmbio, o que pode ser controlado tranquilamente comprando reservas (sem custo fiscal se o diferencial de juros for nulo). Esta é basicamente a estratégia seguida por uma série de países em desenvolvimento da crise asiática no final do século XX. No entanto, mantida a livre mobilidade de capitais de curto prazo, mudanças bruscas nos ciclos internacionais de crédito podem levar a fortes movimentos de saída pela conta de capitais, o que levaria ao retorno dos juros elevados para estancar a perda de reservas ou a ulteriores desvalorizações cambiais, que teriam impactos inflacionários. Assim, talvez fosse prudente, começar a se pensar em controle de capitais externos de curto prazo que, no mínimo, evitem a entrada indesejada de capital especulativo que tenha um potencial desestabilizador mais adiante. Já que conseguimos o "investimento grade" não seria razoável ser mais seletivo em termos da qualidade do capital externo atraído?

Para concluir, gostaria apenas de lembrar que os difíceis dilemas entre inflação, taxa de câmbio e salários reais, típicos de uma economia em desenvolvimento, podem ser amenizados se houver uma grande expansão do investimento público em infraestrutura e tecnologia (muito superior ao modesto PAC), que melhore sistematicamente a produtividade, tanto dos setores industriais mais expostos à concorrência externa, quanto dos setores que produzem direta e indiretamente a cesta de bens e serviços relevante para os salários reais. Mas esta discussão nos levaria a analisar o outro pilar do regime de política macroeconômica vigente no Brasil, baseado na ideia de um ajuste fiscal permanente, cuja crítica fica para outra ocasião.

6. IMPORTÂNCIA DO CONTROLE CONTÁBIL SOBRE O PATRIMÔNIO DAS EMPRESAS

Na Gestão Patrimonial, existem alguns princípios primordiais no controle do patrimônio. Primeiramente dentro do âmbito de Gestão Contábil, é interessante ressaltar a importância da gestão de custos e despesas. É totalmente relevante ao empreendedor ter o total controle de seu empreendimento, principalmente dos custos e despesas. Este fato por ser um item básico dentro da gestão empresarial, muitas vezes não recebe devida atenção. Considerando o parágrafo:

Para se mantiver competitivo no mercado, a empresa investe na qualidade dos produtos e também em novidades. O mercado é extremamente competitivo, mas procuramos nos destacar agindo corretamente com nossos clientes, atendendo as necessidades dos nossos clientes, e fazendo da melhor maneira possível para deixar ele contente.

Tendo uma reflexão sobre os itens assinalados e os três

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com