TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO CONTROLE CONTABIL

Casos: A IMPORTANCIA DO CONTROLE CONTABIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE CONTÁBIL SOBRE O PATRIMÔNIO DAS EMPRESAS NOS DOIS CASOS RELATADOS NESTA ATIVIDADE.

Todas as entidades têm a necessidade de implantar um sistema de controle contábil que seja eficiente, tal sistema vai fornecer as informações que demonstram se os objetivos traçados no planejamento serão alcançados, ou se precisam ser feitas modificações e onde tais modificações devem ser feitas.

A finalidade da contabilidade é fazer o controle do patrimônio, fornecer informações sobre a composição do patrimônio e as variações patrimoniais, bem como apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou sociais (COSTA, 2009, p. 29).

O controle contábil é muito importante para detecção de erros graves, portanto as informações tem que ser seguras, pois são utilizadas na prevenção e fiscalização, visando a proteção do patrimônio e garantindo o bom funcionamento organizacional, minimizando ou excluindo a possibilidade de problemas com fraudes, desfalques ou irregularidades.

No caso da empresa de panelas a importância do controle contábil começa no investimento inicial, quanto seria necessário para compra de máquinas, equipamentos, matéria prima, pagamento de mão de obra e despesas iniciais, com o passar do tempo a mensuração do lucro demonstra a solidez da empresa e a hora certa de fazer novos investimentos para continuar se destacando num mercado extremamente competitivo.

O empresário que começou o próprio negócio sem dinheiro demonstrou a importância do controle contábil através do planejamento e da concretização desse planejamento no plano de negócio bem elaborado mostrando a viabilidade do negócio e os riscos existentes, através da coleta de dados, do estudo de mercado, do tempo necessário para retorno do investimento inicial, do calculo das vendas mensais mínimas para manter a empresa, esses dados dão uma visão real da empresa a ser constituída transmitindo segurança aos agentes financeiros que podem assim viabilizar recursos ao empresário.

Em qualquer empresa o controle contábil é uma ferramenta essencial no processo de gestão, no qual se torna indispensável o uso do mesmo para o alcance de resultados satisfatórios, possibilitando a empresa dar continuidade aos seus negócios e principalmente na tomada de decisão.

Costa, José Manoel da

Contabilidade básica: ciências contábeis / José Manoel da Costa.—São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com