TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE SWOT NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL NA OPINIÃO DO EMPREENDEDOR MANAUARA

Por:   •  7/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.964 Palavras (12 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 12
  1. INTRODUÇÃO

O processo de planejamento financeiro apresenta-se como uma ferramenta importante para a estratégia empresarial e à administração financeira, de modo a dar o aval para política de crescimento e outorgar sustentação financeira de suas atividades sem colocar em risco as finanças empresariais, contribuindo significativamente para a continuidade da organização. Além de utilizar cada vez mais a tecnologia para novos desafios que certamente surgirão no futuro. Então a gestão financeira está planejando de Just time. O planejamento que determina e antecipa que pode esta ou servi de natural.

Como gerenciar um projeto, conhecer o negócio, ser capaz de planejar, controlar despesas, preços de produtos, ter noção de economia, são preocupações permanente na vida cotidiana de cada gerente, quer ele apenas os governe ou não uma pessoa ou mais, o princípio é o mesmo, ter uma organização financeira é fundamental. A organização que irá impulsionar o sucesso do empreendimento ou não, é por meio do controle financeiro que o gestor toma decisões e visualiza a situação real da sua empresa. Mas quando se trata de microempresas, por exemplo, o gerente necessita ter uma compreensão suficiente dos processos contábeis que governam administração.

O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar por meio da utilização da ferramenta de estoque Just Time em uma linha de produção de lentes oftalmológicas Varilux será possível conter o gerador de produto entre sua entrada e saída até o cliente. Conhecer os planos estratégicos organizacionais, além de utilizar a gestão financeira que contribui no crescimento da empresa.  É comum que muitas empresas e profissionais ultrapassarem os gastos de orçamentos estimados em um projeto.

Apresenta-se neste trabalho os principais conceitos e etapas da Gestão Financeira através de uma pesquisa bibliográfica com diversos autores e um estudo de caso realizado com uma empresa no segmento de matérias de construção, onde verifica-se o controle financeiro da empresa e como o seu gestor organiza-se financeiramente o seu negócio.

  1. Problema

A gestão financeira aplicada a logística a lentes oftalmológicas na linha Varilux no período de janeiro a dezembro de 2019.

 Pergunta

Quais seriam as ferramentas da administração que os gestores financeiros necessitam para uma melhor tomada de decisão?

  1. Objetivos
  1. Objetivos Gerais

Através da utilização da ferramenta de estoque Just in Time em uma linha de produção de lentes oftalmológicas Varilux será possível conter o gerador de produto entre sua entrada e saída até o cliente.  

Conhecer os planos estratégicos organizacionais, além de utilizar a gestão financeira que contribui no crescimento da empresa.  É comum que muitas empresas e profissionais ultrapassarem os gastos de orçamentos estimados em um projeto.

  1. Objetivos Específicos
  • Descrever as principais funções do Just in Time;
  • Identificar os métodos usados no controle de estoque de Just in Time;
  • Avaliar o melhor nível de “Stock” a ser usado pela empresa.
  1. Justificativa

O mundo atual é demasiado competitivo devido a globalização, o que dificulta a sobrevivência de muitas organizações cujo objetivo é manter e conquistar mais estabilidade, e aquele que não consegue se manter não tem outra escolha a não ser dar adeus ao seu negócio ou entregá-lo nas mãos de profissionais. E como esta mudança no mundo empresarial está se tornando um campo de batalha a nova realidade está transformando as empresas em geral. As pessoas estão cada vez mais enxergando menos e com isso a evolução dos produtos e da tecnologia estão cada dia a melhorar.

O processo de planejamento financeiro apresenta-se como uma ferramenta importante para a estratégia empresarial e à administração financeira, de modo a dar o aval para política de crescimento e outorgar sustentação financeira de suas atividades sem colocar em risco as finanças empresariais, contribuindo significativamente para a continuidade da organização. Além de utilizar cada vez mais a tecnologia para novos desafios que certamente surgirão no futuro. Então a gestão financeira está planejando de Just time. O planejamento que determina e antecipa que pode esta ou servi de natural.

  1. Relevância e Contribuição

 O tema escolhido visa esclarecer a grande importância do gerenciamento que é o controle financeiro de uma empresa, pois é com o controle financeiro, que o gestor tem a possibilidade de antever e aplicar melhor os seus recursos, com tomadas de decisões mais precisas e mensurando assim os seus lucros, pois uma administração financeira adequada, a empresa tem uma visão mais abrangente sobre o seu “negócio” e obtenção de maiores lucros, que a ração principal de uma empresa. Mostrar para o gestor da empresa, a importância do controle financeiro, os modelos de fluxo de caixa existentes e sua aplicabilidade, pois e fundamental para o auxílio na tomada de decisões, controle, planejamento, orçamento e principalmente a sobrevivência da empresa.

  1. Fundamentação Teórica

 Apresenta-se a fundamentação teórica da pesquisa, procurando abordar as ferramentas que auxiliam o administrator financeiro na condução de uma boa gestão rápida e eficaz na tomada de decisões da sua empresa. Seguindo os passos, muitos deles, formatados pelo Sebrae de Como elaborar controles financeiros disponível no site, certamente a empresa terá sucesso na organização de seus controles, onde eles apontarão os resultados positivos (lucro) ou negativos (prejuízo), diminuindo assim o risco de falência que ocorre em muitas empresas no Brasil. Conforme sinaliza Souza (2008, pg. 22), “antes que estas empresas completem 1 ano de existência, 29% fecham suas portas. O número se estende para 56% quando estas empresas não resistem aos 5 anos de sobrevivência”

  1. Conceitos de Financeiro

Finanças podem ser definidas como a arte e a ciência de administrar fundos. Finanças, ocupa-se do processo, instituição, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas e empresas e governos. (BRAGA – 2015).

Um controle financeiro bem estruturado é fundamental para se obter sucesso e gerir a empresa. Sem dúvida, o que todo o empresário quer é lucro, e para que isso ocorra, a atenção máxima nos registros do caixa da empresa. Seguindo as normativas que o Sebrae disponibilizada para que o empresariado tenha sucesso nos seus empreendimentos, o consultor financeiro Sebrae-SP - Ricardo Simões Curado (2005) enfatiza que além de produzir algum produto o empresário tem que estudar como esse produto pode lhe trazer dividendos. Na sequência, deve medir custos e estabelecer um preço que seja acessível a seus clientes e que também lhe proporcione um lucro razoável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (108.3 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com