TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA AÇÃO CONJUNTA DE FAMÍLIA E ESCOLA, NO COMBATE AO BULLYING

Por:   •  11/12/2020  •  Relatório de pesquisa  •  3.117 Palavras (13 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIBTA[pic 1]

CURSO LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

POLO: PAULISTANA – PIAUÍ

PROJETO MULTIDISCIPLINAR – PEDAGOGIA 2020BIM3

MYCHELLE KELLY DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DA AÇÃO CONJUNTA DE FAMÍLIA E ESCOLA, NO COMBATE AO BULLYING.

Paulistana PI

2020

INTRODUÇÃO

Brincadeiras de mal gosto entre crianças e adultos sempre aconteceram, essas brincadeiras tendem a dar ênfase a características físicas, fazendo dessas características um motivo para piadas, chacotas e etc.... essas brincadeiras sempre foram comuns, podiam acontecer desde dentro das casas, até nas escolas ou ambientes de trabalhos.

Hoje essas brincadeiras tem nome, é o bullying! Para FANTE (2005), o bullying é considerada uma forma de agressão, que pode acontecer fisicamente ou verbalmente e que causam consequências emocionais e também prejuízos na aprendizagem.

Desse o surgimento desse termo e das primeiras pesquisas sobre as possíveis consequências que pode acarretar a jovens até a sua fase adulta, o bullying não saiu mais da pauta de jornais e revistas. E passou a ser também um assunto bastante discutido nas escolas de todo o mundo.

O grande problema é que dos anos 90 (quando essa atitude recebeu uma denominação) até hoje, os números de bullying nas escolas ainda são altíssimos, e a forma como a população trata os casos, ainda é assustador, sobretudo nas cidades mais interioranas, onde o pensamento ainda é conservador e o bullying é visto apenas como uma brincadeira e quem se ofende com ele acaba sendo taxado de fresco e etc.

Em alguns locais esse assunto nem é trabalhado ainda, e as escolas ainda tratam como uma simples brincadeira entre colegas, algo normal da infância e que não precisa de tanta atenção como outros assuntos do ambiente escolar. Isso acaba fazendo com que o número de casos nunca diminua, e que as vítimas não se abram sobre isso, pois sabem que não serão levadas a sério.

E o bullying não é uma realidade somente dentro das escolas, algumas vezes a ação começa ainda dentro das próprias casas, com pais ou familiares fazendo piadinhas com as crianças, por não saber os danos que isso pode causar, por conta disso, essas ações acabam se enraizando na criança desde cedo, e se tornando mais difícil o tratamento das sequelas e mais difícil também a conscientização dessa criança de que isso é errado de se fazer.

Por isso a necessidade da união de família e escola na educação das crianças, pois de nada adianta a conscientização realizada na escola, se em casa os ensinamentos são outros (seja com palavras ou ações), pois sabemos que a família é o primeiro contato que a criança tem com a vida em sociedade. É do ambiente familiar, que ela irá retirar os seus parâmetros de como ser um bom cidadão.

OBJETIVOS

Geral

  • Entender o papel e a importância da participação dos pais e responsáveis no processo de combate ao bullying;

Especifico (s)  

  • Identificar as dificuldades existentes no processo de combate ao bullying;
  • Analisar como a participação dos pais pode ajudar/prejudicar os alunos;
  • Observar os benefícios conseguidos através do ensinamento em consenso de escola e família;
  • Mostrar as consequências que o bullying pode acarretar e como isso influencia diretamente o futuro da sociedade.

JUSTIFICATIVA

A sociedade conforme avança, se adequa as novas realidades, sejam elas de forma positiva ou negativa. Se analisarmos a estrutura familiar e a função de cada membro de uma família nos últimos cem anos, podemos perceber com clareza que essas funções mudaram, se adaptaram ao ritmo em que o mundo mudava.

Porém essa mudança não é instantânea e ao mesmo tempo para todo mundo, não é porque um estudo mostra que determinada atitude é prejudicial que ela passa a ser extinta no mundo inteiro. Na verdade, da descoberta até de fato uma mudança na sociedade é um trabalho de formiguinha que precisa ser feito dia após dia, conscientizando, mostrando as consequências, mostrando os benefícios, tentando trabalhar com todos, mas em especial as novas gerações que ainda estão se formando moralmente e isso torna mais fácil do que convencer uma pessoa já adulta que passou uma vida inteira com determinada atitude que ela é prejudicial e precisa ser modificada.

É exatamente isso que acontece com o bullying, por isso acreditamos ser um trabalho que ainda precisa ser muito abordado e estudado, pois a conscientização está longe de ter acontecido de forma satisfatória, e incluir a família nesse processo de conscientização é a única forma de fazer com que a escola obtenha sucesso nesse processo, pois a criança se espelha muito mais na família do que na escola no que se refere a assuntos morais.

PROBLEMATIZAÇÃO - HIPÓTESE        

        Com base no que já foi dito anteriormente, alguns questionamentos nos norteiam para o trabalho. Dentre elas: Qual a importância da participação da família para o combate ao bullying? Como Familia e escola podem trabalhar juntos nesse combate? Por que o combate ao bullying é tão importante? Por que o bullying causa consequências para toda a sociedade e não somente para o indivíduo que o comete/sofre?

        Acreditamos que o que falta para que a luta contra o bullying seja vencida é a união dos dois pilares da formação do indivíduo, que é a escola e a família. E que essa ausência da família nos assuntos escolares não se encontra somente na área do bullying, mas sim ao fato de a educação das crianças se a cada dia que passa mais terceirizada, seja ela por conta do trabalho dos pais ou qualquer outro motivo. Mas o que acontece são pais cada vez mais ausentes, que não conversam com seus filhos, não os observam e além disso não são participantes na escola, que é o local onde as crianças passam mais tempo depois de casa e onde os professores acabam por muitas vezes percebendo atitudes preocupantes, mas que não podem intervir sem a participação familiar.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O que é o bullying?

        Por definição, bullying envolve atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que sucedem sem motivação, sendo praticadas por estudantes contra outros, causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder (LOPES, 2005).

O termo bullying é origem inglesa e não existe uma tradução para ele na língua portuguesa, mas que é utilizado para denominar os comportamentos agressivos que acontecem no ambiente escolar, que podem ser praticados tanto entre aluno/aluno, como por professor/aluno. Essas ações violentas são realizadas de forma intencional e repetitiva, sem justificativa para acontecer e proporcionam prazer e sentimento de superioridade para quem comete. A intenção é de humilhar, intimidar e assustar as vítimas escolhidas. (Silva, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (156.1 Kb)   docx (314.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com