TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CORRETA DO PREÇO DE VENDA PARA A MANUTENÇÃO DE EMPRESA COMERCIAL

Por:   •  28/9/2018  •  Artigo  •  8.101 Palavras (33 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 33

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CORRETA DO PREÇO DE VENDA PARA A MANUTENÇÃO DE EMPRESA COMERCIAL

Ronilson Antonio Lima Barros[1]

Faculdade Estácio

RESUMO: O presente artigo se propõe a discorrer sobre a importância do conhecimento das vertentes que deverão ser observadas no momento da precificação do produto de venda, não somente para que se alcance o lucro, mas também para que esse processo seja uma alavanca no atingimento dos objetivos da instituição. Através de pesquisa descritiva e explicativa, tem como objetivo descrever e explicar sobre a importância do conhecimento para a elaboração do preço de venda e a importância de se considerar todos os fatores para a sua composição. Através do método de pesquisa de campo, foram levantadas informações sobre as metodologias utilizadas para composição do preço de venda na amostra de empresas de diversos ramo da atividade comercial na cidade de Castanhal e o diagnóstico obtido demonstra que as empresas pesquisadas se utilizam de diversas técnicas de formação de preços. Analisando os resultados concluiu-se que existe um grande desconhecimento, por parte dos tomadores de decisão, de conceitos básicos sobre o tema em questão bem como de ferramentas disponíveis para uma análise mais precisa para a formação de preço e essa falta de conhecimento tem acarretado distorções e desvios em seus objetivos, trazendo como resultado o fechamento precoce das empresas.

Palavras-chave: Custos; Preços; Gestão; Comércio; Resultados.

ABSTRACT: The present article proposes to discuss the importance of knowledge of the aspects that should be observed at the time of pricing the product of sale, not only for the profit to be achieved, but also for this process to be a lever in the achievement of the objectives of the institution. Through a descriptive and explanatory research, it aims to describe and explain the importance of knowledge for the elaboration of the sale price and the importance of considering all the factors for its composition. Through the field research method, information was collected on the methodologies used for the composition of the sale price in the sample of companies from various sectors of the commercial activity in the city of Castanhal and the obtained diagnosis shows that the companies researched use several techniques of price formation. Analyzing the results it was concluded that there is a great lack of knowledge on the part of the decision makers of basic concepts on the subject in question as well as of the tools available for a more accurate analysis for the formation of price and this lack of knowledge has caused distortions and deviations from their objectives, resulting in the early closure of companies.

Keywords: Costs; Prices; Management; Trade; Results.

  1. INTRODUÇÃO

Quais são os critérios a serem considerados para a formação correta do preço de venda a fim de se obter o lucro desejado sem comprometer a manutenção do negócio?

A formação de preço de venda, longe de ser apenas um processo de acúmulo de custos, despesas e margem de lucro, ele deve trazer resultados satisfatórios no curto, médio e longo prazos, pela observância de alguns princípios. Pela total volatilidade do mercado esses preços podem não a curto, mas a médio ou longo prazo, trazer consequências desagradáveis, se não fatais, para a empresa. Definir fatores, valores e critérios a serem considerados na composição do preço de venda não é tarefa fácil. Para isso é necessário não somente ter dados contábeis dos produtos comercializados, mas, definir metodologia para determinar a estrutura de custos da empresa a fim de elaborar os custos e despesas próprios da organização é vital. Para um melhor gerenciamento se faz primordial, também, ter bem definido os objetivos, o lucro desejado, bem como o equilíbrio operacional da empresa, o efeito da inflação e dos prazos (dinheiro no tempo), a disponibilidade de capital de giro, para que, na hora de fazer uma promoção, por exemplo, a empresa não venda com prejuízo.

OBJETIVO GERAL

Este trabalho tem como objetivo descrever e explicar sobre a importância do conhecimento para a elaboração do preço de venda e a importância de se considerar todos os fatores para a sua composição, assim, contribuir com algumas informações necessárias para o gerenciamento adequado dos fatores que influenciam na tomada de decisão quanto à formação do preço de venda dos produtos com os quais a organização trabalha.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Levantar informações bibliográfica sobre os conceitos relacionados à composição de custo formação de preço de venda;
  2. Elaborar pesquisa de campo para verificar o entendimento sobre o assunto por parte dos tomadores de decisão, bem como identificar os métodos de precificação utilizados;
  3. Identificar e relatar as principais dificuldades encontradas pelos gestores na gestão de custos e formação de preço de venda;
  4. Conceituar os elementos capazes de auxiliar os tomadores de decisão na composição do custo e consequentemente o preço de venda;

JUSTIFICATIVA

É perceptível que há um interesse crescente por parte de gestores pelo conhecimento a respeito de contabilidade de custo e gerenciamento financeiro, pois percebem que, através desse conhecimento, podem tornar seu negócio mais competitivo no mercado cada vez mais acirrado. Trazer o conceito de precificação ao centro das discussões e mostrar como ele pode afetar diretamente a estabilidade da empresa, podem ser passos decisivos para a mudança de atitude por parte dos gestores na busca do conhecimento necessário e mudanças de paradigmas que poderão direcionar a empresa para um caminho de revisão de suas políticas e adaptação à mudanças.

À medida que a produção científica visa adequar a realidade para melhor analisá-la e posteriormente produzir transformações, a discussão sobre os impactos que a falta de conhecimento das vertentes necessárias à precificação de produtos, além de um aspecto prático muito relevante, é importante para o ambiente acadêmico. Neste contexto, a produção de estudos e conteúdos sobre os elementos necessários para a tomada de decisão quanto à determinação de custos e a formação de preço de venda pode ser o início de um processo de transformação que começa na academia e amplia seus reflexos em direção à realidade social. Para o curso de Finanças Empresariais e área de conhecimento que envolve gestão de negócios, pesquisa e trabalho sobre o tema são cada vez mais necessários e relevantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.7 Kb)   pdf (278.9 Kb)   docx (36.3 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com