TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO FINANCEIRA EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Por:   •  8/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.246 Palavras (9 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 9

CEETEPS

CENTRO DE EDUCAÇÃO ESTADUAL TECNOLÓGICO
PAULA SOUZA
ETEC GUARACY SILVEIRA

ANDREY VITAL TEODORO
CHARLES FREIRE
CLAYTON MARTINS
NAYARA ISAAC
NICOLE GOMES

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO FINANCEIRA EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

SÃO PAULO
2014

ANDREY VITAL TEODORO
CHALRES FREIRE CRUS
CLAYTON PEREIRA MARTINS
NAYARA DE OLIVEIRA ISAAC
NICOLE GOMES AMARAL

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO FINANCEIRA EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

 

[pic 1]

                                                    Orientadora Prof. Joceane Rodrigues
                                                                                Fernanda Dias

SÃO PAULO
2014

Sumário

  1. Tema e Delimitação de Tema.........................................................................04
  2. Justificativa......................................................................................................05
  3. Problema.........................................................................................................07
  4. Problemática...................................................................................................09
  5. Objetivos
  1. Objetivo Geral............................................................................................11
  2. Objetivo Específico....................................................................................11
  1. Estudo de caso
  1. Breve relato da empresa e sua atuação ...................................................12
  2. Questionamentos a empresa ....................................................................12

  1. TEMA & DELIMITAÇÃO DO TEMA:

        

EMPREENDEDORISMO - A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO FINANCEIRA NAS MICRO-EMPRESAS

A gestão financeira é  um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a analise e o controle das atividades financeiras da empresa. A importancia está no objetivo dessa gestão para melhora dos resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio de uma adequada gestão financeira.

A gestão financeira quando bem aplicada determinará o sucesso ou fracasso de uma Micro ou Pequena Empresa, juntamente com alguns outros fatores:

  • Mercado favorável;
  • Sensibilidade do mercado a propaganda;
  • Sensibilidade do mercado a inovações no produto;
  • Experiências anteriores bem ou mal sucedidas da empresa no lançamento de novos produtos;
  • Tradição e força da marca da empresa no mercado;
  • Percepção da qualidade do produto, entre outros.

        

  1. JUSTIFICATIVA

      O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração do lucro líquido proveniente das atividades operacionais, mas nem sempre ocorre uma adequada gestão financeira na empresa. 

 Uma gestão correta permite que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para otimizar resultados. A gestão financeira abrange muitos aspectos dentro da empresa, tudo necessita de certo cálculo financeiro.

       A gestão financeira é de extrema importância para as organizações, e isso vem sendo cada vez mais observado tanto pelos profissionais (que vem melhorando sua capacitação profissional), quanto pelas empresas (que busca os profissionais de maior qualidade nessa área). É a partir de uma análise das finanças que a empresa terá a noção do lugar onde ela precisa melhorar, ou até mesmo se ela já está apta a novos investimentos e no conseqüente sucesso a sua empresa.

        Lawrence J. Gitman, no livro “Princípios de Administração Financeira” citou: “A análise por meio de índices financeiros é usada para comparar o desempenho e a situação de uma empresa com outras empresas, ou consigo mesma ao longo do tempo”. Essa frase de Gitman se aplica totalmente à gestão financeira, porque informações e dados são essenciais para ter certeza de onde está o problema real da organização.

       Pode-se notar que todos os processos dentro de uma empresa (recursos humanos, controle de materiais, vendas, estoque, comunicação, fiscal), estão diretamente ligados ao controle financeiro, portanto, mostra como uma gestão financeira de qualidade pode mudar os rumos e o reconhecimento de sua empresa.

       A gestão financeira é um assunto muito abordado por escritores, tanto que existem muitos livros que ressaltam a importância da mesma para as organizações, hoje devido à modernização e a tecnologia é mais comum ver artigos de internet que falam sobre esse assunto.

       Em virtude das necessidades das empresas em obter lucro e fazer com que seu negócio seja reconhecido e aclamado por aqueles que necessitam de seus produtos, foi escolhido este tema. O mesmo evidencia a necessidade de uma boa gestão e enfatiza a importância da Gestão Financeira nestas empresas.

       A boa gestão procura captar, organizar e compilar dados de modo a permitir uma avaliação da situação econômico-financeira da entidade, num sentido estático, sendo hoje que, um dos maiores desafios das empresas é o de poder mostrar o rumo que a empresa deve tomar para atingir seus objetivos. O trabalho irá demonstrar que a gestão financeira está conciliada a todos os processos da empresa.

  1. Problema

Uma boa gestão financeira preocupa-se com a qualidade das informações, a fim de chegar a algumas conclusões a respeito da situação da empresa, tais como: grau satisfatório dos clientes e compatível com a realidade do mercado além de índices de lucratividade, entre outros. Se não há informações e um bom gerenciamento que reflitam a realidade econômico-financeira da empresa, como se pode gerir um negócio? Se vários fatores são determinantes para sucesso e fracasso de uma entidade, onde a gestão financeira tem por sua vez um fator determinante? Como fazer uma boa gestão na atualidade? Por fim, a empresa em questão pode ser um exemplo a ser seguido?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (275.9 Kb)   docx (73.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com