TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO FINANCEIRA PARA AS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS

Por:   •  7/5/2015  •  Monografia  •  9.923 Palavras (40 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 40

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO FINANCEIRA PARA AS MICROS E PEQUENAS EMPRESA.

Tayane de Jesus Ferreira

Rio de Janeiro

2013

Tayane de Jesus Ferreira

GESTÃO FINANCEIRA: UM FATOR CONDICIONANTE A SOBREVIVÊNCIA DAS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS?

Monografia apresentada ao Curso de Graduação da Faculdade de Administração e finanças, da Uni-versidade do Estado do Rio de Ja-neiro, como requisito para obten-ção do titulo de Bacharel em Ad-ministração.

Orientador: Profo Felipe Kezen

Rio de Janeiro

2013

Tayane de Jesus Ferreira

GESTÃO FINANCEIRA: UM FATOR CONDICIONANTE A SOBREVIVÊNCIA DAS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS?

Monografia apresentada ao Curso de Graduação da Faculdade de Administração e finanças, da Uni-versidade do Estado do Rio de Ja-neiro, como requisito para obten-ção do titulo de Bacharel em Ad-ministração.

Orientador: Profo Felipe Kezen

Aprovado em: ___________________________________

Banca Examinadora:

________________________________________________________

Felipe Kezen

Profo da Faculdade de Administração e Finanças

______________________________________________________

Profo da Faculdade de Administração e Finanças

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus e a minha família, meus país, Wagner e Jandimar, meus irmãos, Estefani, Cleiton, Suelen e Daniel, que me apoiou durante todos esses anos na faculdade, es-pecialmente a minha mãe, que me criou mostrando que a educação e conhecimento são bens inestimáveis.

As minhas amigas da FAF, Sabrina, Susana, Aline, Nivea e Caroline, que compartilha-ram seus conhecimentos comigo e me ajudaram a superar meus limites, a enfrentar desafios e a tornar a faculdade uma segunda casa onde era sempre uma alegria estar. Com elas, as horas de estudos tornavam-se, divertidas e agradáveis.

Aos meus amigos da FAETEC, Cinthya, Edmo, Ana Paula e Ariane que nunca me dei-xaram desistir dos meus sonhos e mostraram que sou capaz de realiza-los. Sem eles hoje eu não estaria aqui.

Ao meu orientador, Felipe Kezen, pela compreensão, paciência e todos os conhecimen-tos compartilhados.

E a todos os funcionários e professores da FAF, que sempre me auxiliaram e demons-traram carinho e respeito.

EPÍGRAFE

RESUMO

O mercado vem enfrentando grandes mudanças tornando-se cada vez mais globalizado, informatizado e competitivo, obrigando as empresas a recorrerem às diversas ferramentas de controle e gestão de diferentes setores e um dos mais visados é o financeiro. Reduzir custos, planejar preços de vendas, maximizar lucro e investir os recursos captados são umas das mai-ores preocupações de uma empresa e é necessário mais do que conhecimento empírico para realizar essas tarefas. Para uma empresa se manter ativa no mercado é fundamental que ela saiba como gerir seus recursos, explorando oportunidades e eliminando obstáculos. O pro-blema a ser estudado neste trabalho é que muitos empresários que possuem uma micro ou pequena empresa não reconhecem a necessidade e importância de uma gestão financeira ela-borada , assim como, a aplicação e utilização de seus recursos e ferramentas. O objetivo deste trabalho é esclarecer ao pequeno e micro empresário como a gestão financeira pode colaborar para a sobrevivência da empresa e como utilizar algumas das suas principais ferramentas de maneira estratégica.

Palavras-chave: gestão financeira, ferramenta, micro e pequena empresa.

ABSTRACT

The market is facing major changes becoming increasingly globalized, computerized and competitive, forcing companies to make use of various tools of control and management of different sectors and one of the most targeted is financial. Reduce costs, plan sales prices , maximize profit and invest the funds raised are ones of the May- ores concerns of a company and you need more than empirical knowledge to perform these tasks. For a company to remain active in the market is crucial that she learn how to manage their resources, explore op-portunities and eliminating barriers . The problem to be studied in this work is that many en-trepreneurs that have a micro or small enterprise does not recognize the need and importance of financial management it - borated , as well as the implementation and use of its resources and tools . The objective of this paper is to clarify the small and micro business such as finan-cial management can contribute to the survival of the company and how to use some of its main tools strategically.

Keywords: Financial management tool. Micro and small enterprises.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (67.1 Kb)   pdf (137.6 Kb)   docx (53.1 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com