TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA MOTIVACIONAL PARA O ALCANCE DOS RESULTADOS EMPRESARIAIS

Por:   •  23/11/2017  •  Artigo  •  3.614 Palavras (15 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 15

A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA MOTIVACIONAL PARA O ALCANCE DOS RESULTADOS EMPRESARIAIS

RESUMO

A liderança é imprescindível para o bom desenvolvimento das atividades das empresas. O presente artigo tem como objetivo analisar a importância da liderança motivacional nas empresas com foco no alcance de resultados, de modo específico analisar as bases conceituais sobre motivação e seu uso pelo Líder. A pesquisa busca saber se pessoas lideradas de maneira motivacional trabalham com mais prazer e rendem melhor no seu dia a dia, particularmente quando seus líderes oferecem uma avaliação detalhada sobre o seu desempenho no trabalho, recompensando-os pelo esforço, seja através de bonificações ou do reconhecimento perante os demais? A liderança é a chave essencial para que a empresa possa, com o auxílio do líder, alavancar significativamente a organização perante o mercado, utilizando as ferramentas de motivação apropriadas para alcançar resultados planejados.

Palavras-Chave: Líder. Motivação. Resultados.

ABSTRACT

Leadership is essential for the good development of business activities. This article aims to analyze the importance of motivational leadership in companies focused on achieving results, specifically analyzing the conceptual bases of motivation and its use by the Leader. The research seeks to know whether motivational way led people work with more pleasure and render best in their day to day, particularly when their leaders provide a detailed assessment of their performance at work, rewarding them for the effort, either through subsidies or recognition before the others? Leadership is the essential key to the company may, with the help of the leader, significantly leverage the organization to the market, using the appropriate motivation tools to achieve planned results.

Keywords: Leader. Motivation. Results.

1 INTRODUÇÃO

Hoje, as organizações que são destaque em suas áreas de atuação, possuem novas formas de pensar e agir em relação ao mercado. São corporações que enxergam a realidade com base em novos paradigmas. No entanto, o esforço necessário para criar e manter esses novos valores, não é simples. Nos meios administrativos, muitas tentativas têm sido feitas para dotar as organizações com técnicas e métodos de trabalho que possam garantir a eficiência desejada.

Esse fato tem remetido os estudiosos a uma série de questionamentos, que vão desde os modelos de atuação empregados, até a natureza do trabalho propriamente dita. No entanto, ao que parece, a resposta situa-se não apenas na dimensão técnico-administrativa, mas principalmente na dimensão pessoal. O que nos motiva nesta pesquisa é saber se pessoas lideradas de maneira motivacional trabalham com mais prazer e rendem melhor no seu dia a dia, especialmente quando seus líderes oferecem uma avaliação detalhada sobre o seu desempenho no trabalho?

O objetivo geral desta pesquisa visa analisar o papel da liderança sobre a motivação humana na busca por resultados. Os objetivos específicos buscam desenvolver um estudo teórico sobre a motivação humana, analisando as bases conceituais sobre motivação e seu uso pelo Líder.

Para que a inovação seja uma constante em todos os processos técnicos e empresariais das organizações, faz-se necessário trabalhar com pessoas altamente qualificadas e comprometidas motivacionalmente com as atividades que executam, o que determina um ponto de merecida reflexão e análise.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

O desenvolvimento da motivação nas organizações tem grande importância, mas requer uma gama de conhecimento sobre o Ser Humano, até porque não se tem indivíduo motivado caso não se conheça as causas de tal sentimento.

Segundo Chiavenato (1994, p. 65) é difícil definir exatamente o conceito de motivação, uma vez que tem sido utilizado com diferentes sentidos. Para ele, de um modo geral, “motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou não, pelo menos que dá origem a uma propensão a um comportamento específico”.

Daí a importância que o líder tem sobre o desenvolvimento e o despertar do indivíduo no processo motivacional. Cada indivíduo tem suas necessidades e valores, essas necessidades e valores divergem de indivíduo para indivíduo, e em cada um se processa de modo diferente. Chiavenato (1994, p. 66) enfoca que “as necessidades, valores sociais e capacidades variam no mesmo indivíduo, conforme o tempo de conhecimentos, experiências e, pode-se mencionar ainda segundo a maturidade”.

2.2 A LIDERANÇA

A liderança faz-se necessária em todo e qualquer tipo de organização. Até meados da década de 60, o chefe tinha a função apenas de se sentar na cadeira e exercer controles mecânicos, organizar, planejar, corrigir e controlar. O bom chefe era aquele que tinha a organização na palma da mão, isto é, total controle de seus colaboradores. A partir da década de 70, fizeram-se necessárias mais contribuições intelectuais dos trabalhadores, já no final da década de 80, com o crescimento da competitividade, notou-se a carência de colaboradores mais comprometidos.

O chefe, hoje denominado de líder, trata-se de pessoa capaz de estimular e incentivar os colaboradores, transmitir os objetivos da empresa à equipe, sempre favorecendo um bom clima organizacional. O papel de um líder e seu modus operandi de liderança são essenciais para desenvolver e influenciar a motivação das pessoas, colaborando para a motivação da equipe, assim como o comprometimento e a confiança dos colaboradores, sua segurança e valorização alcançados com respeito e credibilidade.

Segundo Kelley (1999, p.177), a liderança está centrada na capacidade do líder de ser eficaz:

Para ser um líder eficaz [...], um membro de equipe deve garantir o respeito dos colegas de trabalho em pelo menos uma das três áreas cobertas por essa habilidade crítica:1. Quociente de conhecimento – respeitada qualificação e comprovado bom-senso em áreas relevantes para as metas do grupo. 2. Quociente de pessoas-habilidade – indica que você tem consideração pelos colegas e que as metas deles têm tanto valor quanto as suas; assim eles são levados a trabalhar de forma voluntária com você para alcançar o objetivo. 3. Quociente de iniciativa – indica que você desempenhará as atividades que ajudam o grupo a alcançar, de fato, a meta (KELLEY, 1999, p.177).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (174.4 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com