TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA OTIMIZAÇÃO DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS COMO FATOR MOTIVACIONAL : UM ESTUDO DE CASO NO HOTEL MERCURE PITUBA SALVADOR

Por:   •  3/11/2017  •  Monografia  •  3.517 Palavras (15 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 15

A IMPORTÂNCIA DA OTIMIZAÇÃO DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS COMO FATOR MOTIVACIONAL: UM ESTUDO DE CASO NO HOTEL MERCURE PITUBA SALVADOR

             Monique rosa da silva1

Christina de Andrade Meirelles bomfim2

RESUMO

A motivação do trabalhador é considerada como um dos mais valiosos patrimônios de uma empresa. Funciona também como um oxigênio na produtividade dos colaboradores. Neste trabalho apresenta-se um estudo de caso baseado em questões iniciais relativas à motivação de colaboradores em ambiente de trabalho, tomando a importância da otimização de plano de cargos e salários, hipoteticamente, como fator motivacional. Buscou-se identificar o grau de satisfação de colaboradores de uma empresa hoteleira, em salvador, aplicando-se questionário simplificado, pelo método qualitativo/quantitativo, em estudo de caso. Os resultados, após análise e tabulação de dados, indicaram aspectos importantes da relação colaboradores/ empresa, sendo alguns realçados e destacados como possíveis respostas á indagação formulada no problema. Inferiu-se, a partir das análises dos dados obtidos, frente aos aspectos teóricos, que o plano de cargos e salários se apresenta, deveras, como fator motivacional.

Palavras-chave: Produtividade. Otimização. Satisfação. Motivação. Resultados.

1 INTRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

 Ao participar de empresas diversas, seja como funcionária, ou seja, como estagiária, pode-se deparar com determinados fatores que levam funcionários, operários e/ou colaboradores à desmotivação no ambiente de trabalho; sentindo na própria pele alguns dissabores que podem passar despercebidos para o grupo, mas que dói na figura atingida. Em uma empresa do terceiro setor de vendas, pode-se perceber que a desmotivação está relacionada ao salário. Em outra instituição o fator desmotivador pode ser a relação dos subordinados para com a chefia, pode-se ainda observar em outros ambientes de trabalho, que o fator que causa desmotivação nas pessoas, muitas vezes, está ligado à relação entre colegas de trabalho e ferramentas operacionais.

Vê-se, a priori, portanto, que a motivação por sua vez, está no centro dos problemas das organizações, e o sentido, o peso desse fator, está no significado e na atenção que cada indivíduo atribui a ela.

A organização deve estar atenta para algumas particularidades, a ponto de perceber que as pessoas agem em busca de um determinado objetivo por motivos diferentes, pois o homem é único e sem réplica no universo. O comportamento dos empregados deve ser estudado de forma específica e individual, pois as pessoas tendem a ter opiniões, pensamentos e razões diferentes, que as levam a sentirem-se desmotivadas.

Algumas empresas não têm encontrado estratégias adequadas que possam responder às necessidades de continuar atraindo, desenvolvendo e recompensando sua força de trabalho, por isso faz-se necessário procurar a compreensão dos fatores motivacionais de maneira específica e com foco em fatores intrínsecos.

Esta pesquisa se encaixa na temática da gestão dos recursos humanos. Uma vez que reúne preocupações concernentes com esta disciplina.

É fácil entender que uma gestão visa promover a ordem, o bem servir, a melhor produção, o bom andamento dos diversos sistemas. Mesmo fugindo do tema de gestão de pessoas, podemos imaginar como seria o trânsito nas grandes cidades, se não houvesse uma boa gestão dos transportes no que diz respeito a percursos, paradas, preferências, etc; teríamos o caos. Assim seria, também, em outros setores administrativos, que de um modo geral envolve pessoas.

Gerir grupos de pessoas, certamente, envolve uma serie de outras preocupações objetivas e também subjetivas. Por exemplo, um plano de cargos e salários e um instrumento que envolve diversos aspectos na gestão de recursos humanos numa empresa.

Neste caso caracterizou-se para estudo uma empresa do ramo hoteleiro, uma unidade pertencente ao grupo Accor. Rede com hotéis que oferecem o conforto e todos os serviços da hotelaria tradicional, que busca maior qualidade e comodidade para seus clientes. O seguimento da marca “midscale”, uma combinação única que oferece a força de uma rede internacional, com garantia de qualidade e preços módicos.

Gran Mercure tem todo um diferencial onde tudo é pensado para o bem estar de seus hospedes, na sua rede de hotéis, num ambiente com conforto, moderno e com espaços suficientes para todos se sentirem em casa. Pode ser no centro da cidade, junto ao mar ou na montanha, cada Hotel Mercure apoia sua personalidade no seu ambiente local, para quem quer fazer viagens de negócios, férias num fim de semana de golfe ou bem estar por ocasião de uma reunião, casamento ou cerimônia. Tudo é sistematicamente pensado e planejado de forma a oferecer prazer e descontração. A equipe conta com hoteleiros apaixonados e atenciosos, disponíveis e prontos para receber os hospedes com a maior dedicação e hospitalidade, na maior rede hoteleira do Brasil, e uma das maiores do mundo (excertos de folder propaganda, sem data).

O Hotel Mercure de salvador constitui-se numa verdadeira experiência em hotéis diferenciados, procura oferecer aos hospedes o prazer de uma estadia prazerosa com atenção e serviços autênticos, além de motivar e desenvolver qualidade de vida aos colaboradores. Classificado como quatro estrelas, está situado no bairro da Pituba, bem no polo empresarial, econômico financeiro, mais importante da Bahia, tem apartamentos com preços variados para atender uma clientela de diversos padrões, seja a trabalho ou a passeio. Para atender a esse público, dispõe de uma equipe de aproximadamente 75 empregados, distribuídos em alguns setores, tais como: financeiro, compras, recepção e reservas, serviços gerais.

Apesar de todo este aparato, há indícios de insatisfação de alguns dos seus empregados. (trabalhadores, ou como queremos denominar: colaboradores). Acredita-se que entre os hoteleiros, ou responsáveis pela gestão, devem existir os que são deveras apaixonados e atenciosos, mas certamente devem existir aqueles que nem tanto, embora possa parecer. Hipoteticamente, podemos afirmar que por melhor que seja a gestão de uma organização, há colaboradores insatisfeitos.

Observa- se desta forma que há um problema a ser definido dentro da organização, que leve a encontrar os fatores motivacionais e os desmotivacionais, em cada caso especificamente. Visto que influem no crescimento de uma organização. Diante de tais abordagens, problematizantes, identificam-se falhas na aplicação no plano de cargos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (162.6 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com