TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de carreira como fator motivacional nas organizações

Por:   •  9/6/2018  •  Artigo  •  3.045 Palavras (13 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 13

O plano de carreira como fator motivacional nas organizações

Atalita de Lana Cerqueira  – B600BC-9

Joice Cristine R. Montanheiro  – B9040H-8

Mailson Aparecido O. Barbosa - B77CBA-5

Revellin Ribeiro da Silva – B80522-6

Professor: Paulo Cesar Peres Pontara

Resumo

O mercado de trabalho passou por diversas mudanças que afetaram as organizações. Uma dessas foi à implantação do planejamento de carreira. A pesquisa mostrou que instrumentos ligados a aconselhamento e orientação de carreira são vistos como geradores de satisfação, maior conhecimento dos planos da empresa e estimuladores da conciliação de interesse entre a empresa e as pessoas. Assim quando executado pelas organizações o plano de carreira visa estabelecer uma forma de o colaborador desenvolver sua carreira junto à empresa, o desenvolvimento resulta em vantagens diferenciadas que ajuda na redução de custos, aumento na qualidade e na produtividade. De essa forma fazer com que o mesmo profissional mantenha – se mais tempo dentro da organização, diminuindo assim a rotatividade dentro da empresa.

Portanto, conclui – se que a motivação provém do planejamento de carreira

Palavras -chave:

  1. Introdução

 

Este trabalho irá abordar uma possível solução de planejamento de carreira como fator motivacional nas organizações.

O objetivo desse trabalho será analisar o desenvolvimento de planejamento de carreiras que resultaram em fatores motivacionais nas organizações.

Atualmente, sabe-se que bons desenvolvimentos dos planos de carreira podem resultar em conjunto de vantagens diferenciadas para as empresas, como por exemplo, redução de custos, aumenta a qualidade profissional e produtividade.

As empresas atuante no mercado tem a consciência que, não bastam apenas estarem associadas a venda de produtos/ serviços . É necessário um destaque com a presença de uma vantagem competitiva, ou algo de relevância que faça dessa mesma empresa um diferencial no mercado.

Porém, é notória a quantidade de empresas inexperientes em praticas de planejamentos de carreiras que não reconhecem os impactos positivos e negativos dessa pratica.

Ao termino desse trabalho deseja-se apresentar qual a influencia das praticas de planejamento de carreira como fator motivacional.

  1. Desenvolvimento

  1.  Metodologia

Como procedimento metodológico, será adotado a pesquisa qualitativa para a construção das referencias teóricas do planejamento de carreiras como fator motivacional. A pesquisa será baseada em livros, artigos científicos e revistas periódicas sobre o tema. Para o desenvolvimento da pesquisa serão conceituados seguintes autores: Chiavenato, I. , Carvalho, A. V. ,Nascimento, L. P. , Serafim, O. G. , Dutra, J. S. , Filho, J. B. , Bergamini, C. W. ,  Araujo, L. G., Garcia, A. A.

 

  1.  Referencial teórico  

  1. Gestão de pessoas

A gestão de pessoas envolve planejar, organizar, dirigir, liderar, coordenar e controlar as atividades de um grupo de indivíduos no qual passam bastante tempo dentro de uma organização, de um lado o trabalho toma muito tempo dos esforços das pessoas assim elas dependem das organizações nas quais trabalham para atingir ambos os objetivos, tanto pessoal quanto da organização. As organizações dependem das pessoas para operar seus departamentos, atender seus clientes, produzir seus bens/serviços, competir no mercado e atingir seus objetivos estratégicos e globais.

Dotados de personalidade própria e profundamente diferentes entre si, com um historia pessoal particular e diferenciada, possuidores de conhecimentos, habilidades e competências indispensáveis à adequada gestão dos demais recursos organizacionais. Pessoas como pessoas e não como meros recursos da organização. (CHIAVENATO, I. 2010, p. 10)

 Conforme CHIAVENATO, I. 2010, atualmente, as organizações ampliam sua visão e atuação estratégica, todo o processo produtivo só se realiza com a participação conjunta de diversos colaboradores, cada qual contribuindo com algum recurso.

 Com o crescimento dos recursos materias, financeiros e tecnológicos as organizações visam intensificar a aplicação das pessoas que passam a significar um diferencial competitivo, aumentando seus conhecimentos, habilidades e destrezas indispensáveis. Mantendo o sucesso organizacional.

Alterando as práticas gerenciais, as organizações estão investindo nas pessoas que sabem produzir, melhorar e desenvolver seus produtos e serviços construindo a base do sucesso empresarial e com a abordagem geral a organização assegura que as pessoas cumpram adequadamente a missão organizacional. (CHIAVENATO, I. 2010)

As pessoas dependem das organizações nas quais trabalham para atingir seus objetivos pessoais tomando um tempo considerável e esforços dessas pessoas. As organizações dependem destas para operar, produzir seus bens e serviços, criando uma relação mutua de dependência na qual os benefícios são para ambas as partes. As organizações apresentam uma grande variedade, quase tudo o que a sociedade precisa é produzida por elas onde, acabamos vivendo em uma sociedade de organizações. E assim, aproveitam a sinergia dos esforços das pessoas que trabalham em conjunto desenvolvendo e utilizando as habilidades intelectuais e competências dos seus membros. Cada pessoa ou parceiro está disposto a continuar investindo seus recursos na medida em que se obtêm retornos satisfatórios.

Aumentando os resultados esperados as organizações conseguem proporcionar um retorno maior as contribuições feitas pelos parceiros. Aqueles que estão dentro das organizações são os que fazem as coisas acontecerem e que dá vida ao dinamismo. Os parceiros mais intimo da organização é o empregado.  (CHIAVENATO, I. 2010)

  1. Objetivo da gestão de pessoas

As organizações estão percebendo que podem crescer, prosperar e manter sua continuidade se conseguirem otimizar o retorno sobre os investimentos nos parceiros. Principalmente, o dos empregados.  Uma organização está voltada para as pessoas e sua cultura organizacional refletindo sua crença. A gestão de pessoas permite a colaboração eficaz das pessoas para que possam alcançar os objetivos organizacionais e individuais. As pessoas aumentam ou reduzem as forças e fraquezas de uma organização dependendo da maneira em que são tratadas. Podem ser a fonte se sucesso como podem também ser a fonte se problemas. (CHIAVENATO, I. 2010, p. 11)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (207.2 Kb)   docx (85.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com