TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TREINAMENTO COMO FATOR MOTIVACIONAL NO TRABALHO

Artigos Científicos: O TREINAMENTO COMO FATOR MOTIVACIONAL NO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  7.626 Palavras (31 Páginas)  •  960 Visualizações

Página 1 de 31

O TREINAMENTO COMO FATOR MOTIVACIONAL NO TRABALHO

RESUMO

O presente trabalho estuda os aspectos motivacionais das pessoas para o trabalho. Objetivamente, oferece explanações sobre os fatores que geram satisfação nas relações de trabalho, segundo as principais teorias da motivação humana, visando encontrar certa conformidade entre o comportamento dos colaboradores e as ações administrativas, a gestão de pessoas na organização e principalmente os treinamentos realizados pelo departamento de recursos humanos. O treinamento é apontado como ferramenta de preparação para uma atividade ou tarefa específica de trabalho e também pode ser usado como forte orientador das atitudes e comportamentos dos colaboradores dentro da organização. Com base na literatura e também em diversas outras fontes, foram pesquisadas ações que melhoram o desempenho dos indivíduos no trabalho e a busca pelo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Palavras-chave: motivação – trabalho - treinamento

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5

2. REFERENCIAL TEÓRICO 6

2.1. A MOTIVAÇÃO E O TRABALHO 6

2.2. TEORIAS DA MOTIVAÇÃO NO TRABALHO 7

2.2.1. TEORIAS DAS NECESSIDADES 7

2.2.2. TEORIA DE JUSTIÇA 9

2.2.3. TEORIA DA FIXAÇÃO DE METAS 9

2.2.4. TEORIA DA AUTOEFICÁCIA 10

3. SATISFAÇÃO NO TRABALHO 13

3.1. ANTECEDENTES DA SATISFAÇÃO NO TRABALHO 13

3.2. ADEQUAÇÃO PESSOA/TRABALHO 14

3.3. SAÚDE E BEM-ESTAR 15

4. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO 16

4.1. EQUILÍBRIO ENTRE VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL 16

5. TREINAMENTO 18

6. CONCLUSÃO 24

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 26

1. INTRODUÇÃO

É constante a preocupação dos gestores em relação à produtividade dos funcionários das empresas, pois é necessário que se criem condições para a organização aproveitar melhor o talento das pessoas. Considerando a tendência moderna de velocidade de mudanças, as empresas precisam de informação para diminuir as incertezas na hora de decidir. Precisam buscar modernização de suas técnicas, melhorar a qualidade dos serviços prestados e buscar agilidade nos seus processos. As pessoas são os diferenciais estratégicos das organizações, pois nelas estão o conhecimento, a capacidade de inovação e todo o capital intelectual capaz de gerar resultados para o mundo dos negócios.

Alguns fatores motivacionais determinam o desempenho das pessoas no desenvolvimento de seu trabalho. Analisa o presente estudo alguns desses fatores motivacionais, tentando buscar relação desta com os treinamentos, que são necessários aos profissionais, tornando-os competentes para o desempenho de suas funções. Com foco no poder do treinamento, o trabalho se desenvolveu buscando explicar a satisfação no ambiente de trabalho pela percepção dos colaboradores que são submetidos ao treinamento e capacitação, fazendo-os acreditar que estão sendo observados, reconhecidos e fazendo parte como elementos-chave aos objetivos da organização.

A satisfação no trabalho é uma variável que mostra como as pessoas se sentem em relação ao trabalho, representa o quanto as pessoas gostam do trabalho e o que os motiva a trabalhar. A motivação pode ser considerada como fator impulsionador de todo desenvolvimento organizacional. As satisfações das necessidades humanas, individuais e coletivas contribuem para a saúde física e mental do indivíduo e bem-estar, sendo essa uma faceta da qualidade de vida no trabalho. Dessa forma, estudar os aspectos que movem as pessoas na consecução de seus objetivos, mesmo não sendo de fácil mensuração, constitui um importante passo para compreendermos o desenvolvimento humano, na vida e no trabalho.

Nessa perspectiva, o tema escolhido para esse trabalho visa a ressaltar a importância da melhoria da qualidade de vida no trabalho para garantir o desenvolvimento saudável e sustentável da sociedade, das pessoas e das organizações, inclusive através do treinamento.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1. A Motivação e o trabalho

Motivação, palavra derivada do latim motivus, que significa mover, pode ser considerado ‘tudo aquilo que pode fazer mover’ ou ‘tudo aquilo que causa ou determina alguma coisa’. (GONDIM E SILVA in ZANELLI et al, 2004, p. 145).

A motivação pode ser descrita como estado anterior que induz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamento. A motivação tem a ver com a direção – referente à escolha dos comportamentos possíveis, intensidade – esforço empenhado na realização de uma tarefa e persistência – contínuo engajamento ao longo do tempo. (SPECTOR, 2010).

Segundo Montana e Charnov (2003, apud Carvalho, Palmeira e Mariano), a abordagem comportamental enfatiza que a administração eficaz virá da compreensão das necessidades do colaborador dentro e fora da organização. Os gerentes podem usar as teorias da motivação para ajudar a satisfazer as necessidades dos subordinados e simultaneamente encorajar um grande desempenho no trabalho, gerando aumento dos resultados e maximização dos lucros da empresa.

De acordo com Bergamini (1997, apud Carvalho, Palmeira e Mariano), não é possível motivar quem quer que seja, pois as pessoas trazem dentro de si as expectativas que ativam ou não determinado tipo de busca de objetivos.

Segundo Fernandes e Tófani (2008, apud Carvalho, Palmeira e Mariano), com a concorrência cada vez mais acirrada, a prática motivacional ganha cada vez mais importância dentro das empresas. Disputas entre equipes, premiações e ascensões profissionais são práticas cada vez mais utilizadas para incentivar a produtividade dos funcionários nas organizações.

Para Brum (2005, p.29), "O melhor caminho para a motivação é a capacidade que algumas empresas têm de passar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.2 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com