TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional Como Fator Motivacional

Trabalho Universitário: Cultura Organizacional Como Fator Motivacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  9.217 Palavras (37 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 37

FACULDADES OSWALDO CRUZ

CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS EM AMBIENTES ALTAMENTE COMPETITIVOS

CAROLINA DE ASSIS

CULTURA ORGANIZACIONAL COMO FATOR MOTIVACIONAL

SÃO PAULO

2008

CAROLINA DE ASSIS

CULTURA ORGANIZACIONAL COMO FATOR MOTIVACIONAL

Monografia apresentada à Faculdade Oswaldo Cruz como parte dos requisitos exigidos para a conclusão do curso de Pós Graduação Gestão de Pessoas em Ambientes Altamente Competitivos.

Orientadora: Profa. Amélia Borja

São Paulo

2008

RESUMO

A Empresa deixou de ser apenas uma entidade jurídica empenhada na produção de bens e serviços com a finalidade de lucro. Uma corporação é a síntese de princípios e crenças dos homens e mulheres que lhe dão substância. Mais particularmente é a expressão daqueles que a lideram em seu desenvolvimento e na construção de seus negócios. A partir dessas variáveis que compõem o que se chama de cultura organizacional, este trabalho busca apresentar a importância da cultura organizacional como força motriz para influenciar e incentivar a motivação das equipes de trabalho e a responsabilidade dos líderes na manutenção de um clima motivador nas empresas, em um ambiente de constantes mudanças e a cultura das empresas precisa de uma mudança radical, deixar de olhar apenas para equipamentos e paredes, notar que o maior bem que uma organização pode fazer é ser mais humana, regida por pessoas e que não sobrevive sem elas. Quando as empresas optam por se tornarem mais humanas, acabam por obter um ambiente interno favorável à criatividade, à motivação e pode oferecer o que há dentro de suas paredes, pois cada colaborador tem a sua importância igualmente compartilhada, independente do cargo e da função que exerce. Sem as pessoas não há empresas, e isso todos sabem, mas a forma de motivar as pessoas é que interfere diretamente no desempenho da empresa perante a concorrência em um determinado mercado, o que deixa claro que todas as ações individuais são partes importantes do conjunto que permite o êxito da organização.

Palavras-chave: Cultura Organizacional; Motivação; Influência; Liderança; Mudança.

ABSTRACT

The Company left to be just a legal entity involved in the production of assets and services with the purpose of profit. A corporation is the synthesis of principles and beliefs of men and women that give it substance. More particularly is the expression of those that lead to its development and construction of your business. From these variables that make up what is called the organizational culture, this paper seeks to present the importance of organizational culture as a driving force to influence and encourage the motivation of the teams of work and responsibility of leaders to maintain of a climate motivating in companies, in an environment of constant change and the culture of companies needs a radical change, no longer look only for equipment and walls, noted that the greatest asset that an organization can do is be more humane, and governed by people who do not survive without them. When companies choose to become more human, will get an internal environment conducive to creativity, the motivation and can offer what is within its walls, because each employee has significance shared equally, independent of the position and function that exercises. Without people there is no business, and we all know, but how to motivate people is that interferes directly in the performance of the company before the competition in a given market, which makes clear that all individual actions are important parts of all that allows the success of the organization.

Keywords: Organizational Culture; Motivation; Influence; Leadership; Change.

SUMÁRIO

RESUMO 2

ABSTRACT 3

SUMÁRIO 4

1 INTRODUÇÃO 5

2 CULTURA E CULTURA ORGANIZACIONAL 7

2.1 A ORGANIZAÇÃO E SUAS METÁFORAS 9

2.2 CULTURA ORGANIZACIONAL 11

2.3 ARTEFATOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL 14

2.4 A IMPORTÃNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL 19

2.5 A LIDERANÇA NA CULTURA ORGANIZACIONAL 21

2.6 A COMUNICAÇÃO INTERNA 23

2.7 CONSTRUÇÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL 25

3 A MOTIVAÇÃO 27

3.1 O CONTRATO PSICOLÓGICO E EXPECTATIVAS 31

4 QUANDO MUDAR É NECESSÁRIO 32

4.1 RESISTÊNCIA ÀS MUDANÇAS 38

5 CLIMA ORGANIZACIONAL – O TERMÔMETRO DA EMPRESA 42

6 CONCLUSÃO 47

REFERÊNCIAS BILBIOGRÁFICAS 48

1 INTRODUÇÃO

Cultura é o termo genérico usado para significar duas acepções diferentes. De um lado, o conjunto de costumes, civilização e realizações de uma época ou povo, e, de outro lado, artes, erudição e demais manifestações mais sofisticadas do intelecto e da sensibilidade humana, consideradas coletivamente. A cultura organizacional nada tem a ver com isto. No estudo das organizações, a cultura equivale ao modo de vida da organização em todos os seus aspectos, como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com