TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REMUNERAÇÃO VARIÁVEL COMO FATOR MOTIVACIONAL

Pesquisas Acadêmicas: A REMUNERAÇÃO VARIÁVEL COMO FATOR MOTIVACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  2.007 Palavras (9 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 9

1. TEMA

A remuneração variável como diferencial motivacional dentro de uma organização.

1.1 DEFINIÇÃO DO TEMA

A remuneração é um assunto que engloba várias vertentes, dentre elas existe uma variedade de políticas e procedimentos de remuneração possíveis. A construção do plano de remuneração requer cuidado porque provoca um forte impacto nos funcionários e na própria organização devido a seus efeitos e resultados.

A remuneração pode ser paga de forma fixa (através de salários mensais ou por hora), ou de forma variável de acordo com os objetivos e necessidades acordados entre empresa e funcionários. O sistema mais utilizado é o da base de salários mensais, no entanto com as mudanças nas relações de trabalho trazidas pela globalização, várias organizações já começam a optar por remunerações flexíveis, que funcionam como motivação e incentivo para o bom desempenho do funcionário. Tendo em vista, as questões relacionadas até aqui, surge uma pergunta para alcançar a definição do problema: Como a remuneração variável pode influenciar na motivação dos funcionários de uma organização?

1.2 HIPÓTESES

Atualmente a alta competitividade do mercado de trabalho exige que as empresas busquem profissionais com altos padrões de qualificação, as organizações também se preocupam em reter e motivar seus funcionários, promovendo um ambiente favorável para

a execução das atividades e esses aspectos influenciam no aumento da produtividade, flexibilidade e agilidade do profissional. Segundo Chiavenato (1999), Com a remuneração variável as empresas remuneram pelos resultados alcançados, estes são determinados pela organização através do estabelecimento de metas específicas e recompensas previamente definidas e são divididos entre profissionais que ajudaram a alcançá-los, com isso consegue-se implantar uma parceria que funciona nas duas vertentes, ou seja, no lucro e no prejuízo. O funcionário ganha quando a organização alcança as metas e perde se a organização não alcançá-las.

Existem alguns tipos de remuneração variável e têm-se como os principais: Plano de Bonificações, Distribuição de Ações, Plano de Compra de Ações (stock options) e a Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

1.3 DELIMITAÇÃO DO TEMA

O estudo terá como delimitação, a análise da remuneração variável e como esta pode motivar os funcionários de uma empresa, como esses recursos, de remuneração variável, são definidos e aplicados na busca do impacto motivacional da organização.

1.4 OBEJETIVOS

1.4.1 Objetivos gerais

Como são estabelecidas as “metas específicas” e como essas devem ser abordadas para consolidar a aplicação da remuneração variável para que a mesma seja vista de forma justa pelo funcionário.

Como a remuneração variável pode ser aplicada dentro de um esquema de nova aliança funcionário-empregador.

1.4.2 Objetivos específicos

Como a remuneração variável, Planos de Bonificação, Distribuição de Ações, Plano de Compra de Ações e Participação nos Lucros e Resultados, podem funcionar como uma ferramenta de motivação para os funcionários da empresa.

1.5 JUSTIFICATIVA.

A importância desse estudo está relacionada a mostrar como a remuneração variável pode ser uma maneira positiva e aliada na motivação dos funcionários de uma organização.

O estudo da remuneração variável é definido através do estudo de um dos seus principais aspectos, o motivador. Ele se afirma também quando apresenta um foco no estudo das formas de aplicação que a remuneração variável pode ter para o alcance do aspecto motivacional. Os planos de remuneração variável quando previamente definidos e cumpridos com a equipe, causam essa motivação porque trabalham com o emprego da justiça e com o caráter do reconhecimento por um bom desempenho profissional.

Outro aspecto que reforça a importância do estudo está relacionado ao momento em que ele acontece, ou seja, estamos vivendo atualmente uma alteração nas relações de trabalho e de uma certa forma, a remuneração variável passa a ser uma possibilidade de se preparar e também passar de maneira mais agradável pela transição das relações de trabalho.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Esta pesquisa está relacionada aos estudos das formas que a remuneração variável se apresenta no mercado de trabalho, e como podem ser aliadas as questões motivacionais da equipe em que são efetivadas.

O Programa de Remuneração Variável para Robbins (2005) está relacionado a um sistema no qual, parte do pagamento do funcionário, é baseado em alguma medida de desempenho individual ou organizacional.

O que Robbins (2005) está mostrando é que existe uma diferença entre essas formas de remuneração daquelas dos programas mais tradicionais de remuneração, é o fato de que parte do salário do funcionário é baseada em alguma medida individual ou organizacional de desempenho. Como o exemplo que Robbins (2005, p.361) nos apresenta:

Em 1993, Charles S. Sanford Jr, presidente do Bankers Trust, ganhou 7 milhões de dólares. No ano seguinte, sua remuneração caiu para 3,95 milhões. Porquê? Trabalhou menos horas ou não trabalhou com muito empenho? Não! O retorno sobre o patrimônio da companhia caiu quase pela metade, e esse é o único critério no qual se baseia a maior parte do ordenado de Sanford.

No exemplo que Robbins apresentou o salário do funcionário presidente do Bankers Trust, tinha como parte da formação uma medida organizacional de desempenho. Convém lembrar que a remuneração variável já existe há muito tempo e que o diferencial é que agora está atingindo o que Robbins (2005, p.361) define como:

Os funcionários da massa, ou seja, os funcionários de banco, fábricas, equipes de marketing e até companhias inteiras onde cada vez mais acontece a substituição do contracheque relativamente fixo que crescia um pouco a cada ano. Um estudo apontou que

14% das companhias pesquisadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com