TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE TOTAL

Por:   •  8/2/2017  •  Artigo  •  2.286 Palavras (10 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE - IFS

RENÊR LISBOA DE FREITAS

A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE TOTAL

LAGARTO

2014


RENÊR LISBOA DE FREITAS

IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE TOTAL

Trabalho apresentado a disciplina TGA II como requisito parcial para obtenção da nota da primeira avaliação sob orientação da professor Aglaelson da Silva Araujo.          

Lagarto

2009

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

 

2- OBJETIVO

O objetivo dessa nossa pesquisa de trabalho é verificar a necessidade das empresas em implantar o controle de qualidade em seu produtos e serviços.

Na sua fase inicial que foi a era da inspeção, onde, o consumidor e produtor  tinha um contato direto, os artesões levavam o seus produtos as feiras livre  e o próprio consumidor manualmente fazia a sua inspeção.

Na segunda fase que foi a era da estatística as empresas bélicas precisaram cada vez mais deste tipo de qualidade para poderem fornecer ao seu cliente armamentos de boa qualidade.

Terminada a guerra, as empresas, começaram a praticar esse controle, devido a grande quantidade de produtos em massa. A necessidade das empresas agora era como controlar essa qualidade porque era impossível a inspeção de todas as peças.

Finalmente as empresas evoluíram para o Controle Total de Qualidade, primeiro começou com alguns voluntários nas fabricas que se reunião toda semana para repassar o que estaria ocorrendo com os produtos ou serviços oferecidos ao consumidor que se tornou o alvo “cliente é rei”.  

 Três autores são responsáveis pelo desenvolvimento dos princípios e das técnicas da qualidade total (Freigbaum, Deming e Ishikawa).

Freigbaum o pai do controle de qualidade dizia que a qualidade é um instrumento estratégico que deve envolver todos os trabalhadores.

 Deming depois de contribuir com seus estudos sobre qualidade total nos Estados Unidos foi para o Japão onde se destacou com produtos de alta qualidade. Foi o principal responsável pela popularização do ciclo PCDCA. Desenvolvido por Walter Shewart.

 Ishikawa com seu Diagrama que era uma ferramenta gráfica utilizada pelos administradores, esse diagrama ficou conhecido como Diagrama de causa e efeito, espinha de peixe ou 6m.

Para se ter um controle maior foi fundado em 1947, com sede na suíça a International Organization for Standardization (Organização Internacional de Padronização). O Brasil é representado pela ABNT.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Aspectos Gerais da Qualidade Total

A evolução do controle da Qualidade Total possui três períodos ou “eras” principais. Quais sejam: A era da Inspeção; A era do Controle Estatístico e a era da Qualidade Total.

 Na era da inspeção, a Qualidade Total foi bastante evidenciada pelos consumidores nas feiras livre e no comércio de produtos em geral como uma modalidade de controle. Esse tipo de procedimento ainda é bastante utilizado e vai existir enquanto houver os mercados de feiras livres, nos quais os clientes se relacionam diretamente com o produtor e o cliente é atraído por produtos em exposição, cuja qualidade pode aferir objetiva ou subjetivamente pela observação ou manuseio. Portanto, no método inspeção não se produz qualidade, apenas, encontra-se produtos defeituosos e, quanto mais severa for a inspeção, maior é a probabilidade de encontrar defeitos.

Já na era do Controle Estatístico, foi aprimorada a Qualidade por meio da técnica de amostragem e outros procedimentos de base estatística. O objetivo do controle estatístico continua sendo separar os produtos, bons dos ruins, por meio de amostragem e quanto maior a quantidade verificada melhor a qualidade. A produção em massa demandou a necessidade de peças e componentes padronizados em grande quantidade. Isso impossibilitou a inspeção de todos os itens dessas produções, obrigando as empresas a utilizarem a amostragem como forma de controlar a qualidade de seus produtos.

Em 1951, no livro QUALITY Control, Armand Freigenbaum defendeu a idéia de que as empresas deveriam criar um departamento para cuidar exclusivamente da qualidade. O objetivo desse procedimento seria principalmente melhorar a coordenação para que a qualidade tivesse um foco.  Um dos argumentos mais importante desse livro é que há necessidade de mudar a ênfase da correção para a prevenção de defeitos, sintetizando a frase: “Fazer certo da primeira vez”.

 Finalmente, foi fundada a International Organization for Standardization – ISO (Organização Internacional de Padronização). Trata-se de uma entidade fundada em 1947, sediada na Suíça, que congrega organismos de normalização nacionais, cuja principal atividade é a de elaborar padrões para especificações e métodos de trabalho. O Brasil é representado através da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

 A etapa inicial com base para implantação da Qualidade Total desenvolveu a técnica 5S”s, isto porque, eram as iniciais de cinco palavras japonesas: Seiri (Descarte), que visa separar o necessário do desnecessário; Seiton (Arrumação) para colocar cada coisa em seu devido lugar; Seiso (Limpeza) que significa limpar e cuidar do ambiente de trabalho; Seiketsu (higiene), que demanda tornar saudável o ambiente de trabalho; e, shitsuke (Disciplina) que significa padronizar a aplicação dos “S” anteriores. O objetivo principal desse procedimento era mobilizar, motivar e conscientizar as pessoas, não só um departamento, mas, toda a empresa para a Qualidade Total.

2.2 Principais Ferramentas da Qualidade Total

2.2.1 Freigbaum

Feigenbaum define o termo Controle da Qualidade Total como um sistema eficiente visando uma integração para desenvolvimento, manutenção e aperfeiçoamento da qualidade de vários grupos numa organização de forma a permitir marketing, engenharia, produção e assistência dentro dos níveis mais econômicos e que possibilitem satisfação integral do cliente. Esse método é considerado o pai do conceito do Controle de qualidade total (Total Quality Control). De acordo com sua abordagem, a qualidade é um instrumento estratégico que deve preocupar todos os trabalhadores, considerados como estudiosos da qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (145.7 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com